Translate

sábado, 15 de outubro de 2011

"Profissionais que não Aparecem"

O quadro "Profissionais que não Aparecem" irá entrevistar hoje um dos melhores preparadores físicos do Brasil, apesar de muitos Brasileiros não o conhecerem, ele é Michel Huff preparador físico do Metalist Kharkiv da Ucrânia, um dos 50 melhores times da Europa, e que atualmente o time dele está na 2º colocação do Campeonato, e o time dele vai bem na campanha na Europa League.Lembrando que oMetalist é o time dos craques Taison e Cleiton Xavier.
Mais informações acessem o excelente blog do Michel Huff :http://blogmichelhuff.blogspot.com/
Vale apena conferir.

Nome: Michel Huff


Nasceu: Rio Grande do Sul



Clubes que Trabalhou: Grêmio de Foot-Ball Porto-alegrense/RS; Esporte Clube São José/RS; Sport Club Internacional/RS; Esporte Clube Canoas/RS; Veranópolis Esporte Clube/RS; Guarany Futebol Clube Camaquã/RS; Grêmio Esportivo Juventude Candelária/RS; Sport Club Ulbra/RS; Grêmio Esportivo São José Cachoeira do Sul/RS; Clube 15 de Novembro Campo Bom/RS; S. E. R. Brasil Farroupilha/RS; Porto Alegre Futebol Clube/RS; Seleção Gaúcha de Futebol Sub-17; Grêmio Esportivo Brasil Pelotas/RS; S. E. R. Santo Ângelo/RS; Iguaçu Futebol Clube/PR; Esporte Clube Pelotas/RS; Esporte Clube Juventude Caxias do Sul/RS e F.C. Metalist - Kharkiv/Ukrania. PARTICIPAÇÃO EM CAMPEONATOS: Campeonato Gaúcho Feminino 1999, Gaúchão Junior 2003/04/07; Gauchão Série B 2003/04/06/09; Gauchão Série A 2004/05/06/07/08/09/10/11; Campeonato Brasileiro Série C 2004/08; Campeonato Brasileiro Série D 2010; SC CUP Sub-16 2002; Torneio Intrnacional Cidade de Canoas Sub-17 2005; Copa São Paulo 2007; Campeonato Paranaense Sub-20 2009; Campeonato Ucraniano 2010/11 e Liga Europa UEFA 2010/11.



“Profissionais que não Aparecem”



1-Como entrou para o futebol?

Iniciei no futebol desde o primeiro semestre do curso de Educação Física ,fazendo estágio na escolinha de futebol do Grêmio FBPA.



2-Desde quando está no futebol?

Estou no futebol desde dos meus 7 anos de vida ,jogando nas ruas de Porto alegre e nas outras cidades que morei ,logo após joguei na categoria infantil do S.C. Internacional e depois comecei a jogar futsal no RS e em SC .



3-Por que ao invés de técnico você escolheu ser preparador físico?

Eu tenho conhecimento das duas áreas (preparação fisica e técnica),por isso sou conhecido no RS por inovar na metodologia do treinamento físico ,colocando elementos técnicos e táticos nos mecanismos de preparação física.Além disso já tive experiências como técnico

1997-técnico equipe infantil são José de Poa

1998/99- técnico da equipe infantil do mont serrat/poa

2002 técnico da equipe juvenil juventude de candelária / RS

2005 técnico da equipe profissional do E.C. lami / RS

2007 - técnico da equipe Junior do São José de Poa/ RS

2009 - técnico da equipe Junior do Iguaçu /PR

Acredito que essa é a nova tendência no treinamento do futebol,treinar futebol com todos os aspectos integralmente .



4-Me fale de sua passagem pelo Grêmio?

Minha passagem no grêmio foi fundamental ,pois foi o clube que me deu a primeira oportunidade de vivenciar as teorias que aprendia na faculdade ,colocando na prática os aprendizados .Lá vivenciei por 3 anos meus conhecimentos de didática ,pedagogia e teorias do treinamento que era aprendido



5-Como foi a experiência de ter trabalhado no futebol feminino?

O futebol feminino foi importante pois aprendi muito sobre liderança e comando de vestiário ,já que as mulheres são muito corporativistas ,fazendo com que a voz de comando e liderança seja muito exigida.



6-E por que não continuou no futebol feminino?

Em inicio de 2000 jogamos o campeonato brasileiro feminino em Uberlândia e logo depois o clube decidiu não renovar contrato,tive propostas de clubes para voltar para o futebol masculino e não tive mais o interesse de continuar no futebol feminino pois era um mercado restrito e pouco valorizado.



7-Como são seus treinos?

Minhas idéias a respeito do treinamento são bem distintas do convencional,trabalho muito baseado na metodologia da periodização tática desenvolvendo o treinamento dentro do modelo de jogo do treinador e respeitando muito, dentro do micro-ciclo , a do sistema cognitivo do atleta e da equipe como um todo.



8-Há muitos preparadores físicos brasileiros que trabalham na Europa?

Acredito que são poucos preparadores físicos trabalhando em equipes na Europa ,aqui no leste europeu acredito que seja apenas eu .Na Ucrânia existe preparadores físicos italianos ,no Shakthar ,Dinipro e Dínamo.Mas brasileiro somente aqui no

Metalist.



9-Como foi parar no Internacional? Como foi o trabalho lá?

No inter foi uma passagem rápida no futsal ,trabalhando com as escolinhas do ex jogador Ortiz ,foi importante pois foi meu primeiro emprego após estar formado.



10-Algo de inusitado já ocorreu na sua carreira?

Acho que minha carreira é inusitada ,vir para cá no Metalist que esta entre as melhores 50 equipes da Europa ,sem ter trabalhado no Brasil em equipes grande na categoria profissional ,posso te dizer que é inusitado.

(jogador na imagem é o Brasileiro Fininho, ex-Corinthians)

11-Como foi trabalhar nas categorias de base?

Iniciei na base e até 2003 trabalhei na base de clubes pequenos ,mas tinha a idéia dos grandes por ter iniciado no Grêmio .





12-O que precisa melhorar nas categorias de base?

Acredito que a base não deve ser mudada ,e sim os ensinamentos dentro dos estabelecimentos de ensino que hoje estão ultrapassados, e a principal mudança está na troca de pensamento de quem dirige os clubes ,a gestão dos clubes é feita por pessoas des. reparadas na maioria ,e não possuem se quer a habilitação necessária para tal.





13-Como foi parar no Metalist?

Fui convidado duas vezes por um ex atleta que atualmente trabalha no Metalist .No segundo convite que o Jader Brazeiro (ex atleta) me fez recém havia saído do E.C.juventude onde era assistente técnico do Beto Almeida ,treinador do juventude na época, acabei aceitando o convite .

14-Você se adaptou rápido ao país? Fala Russo?

estou aqui exatamente 5 meses ,hoje estou adaptado ,moro no centro da cidade ,uso metrô como meio de transporte e já estou conseguindo falar um pouco do russo ,principalmente no treinamento .



15-Tem contrato até quando aí? E já recebeu sondagens para trabalhar em outros países ou na Seleção da Ucrânia?

Já tive uma sondagem para uma equipe da Eslováquia ,ocorrido na pré temporada na Aústria ,onde encontrei um ex atleta meu ,que atualmente joga nesse país.Tenho interesse de integrar a seleção da Ucrânia ,mas como projeto a longo prazo ,meu maior objetivo é ajudar o Metalist a chegar na liga dos campeões da Europa.





16-Como são os treinos aí na Ucrânia? E quando faz frio vocês tem alguma programação especial de treinamento?



Faço parte de um grupo de 4 coachs 2 treinadores ,treinador de goleiro e eu ,sou responsável pelos aquecimentos de treino ,e treinamento físico coletivo e individual ,e desenvolvo juntamente com esses três treinadores os aquecimentos de jogo.Nos aquecimentos de treino que desenvolvo os trabalhos daquilo que acredito ser interessante para a melhor performance do time.

Alem desses treinadores ainda existe o Head Coach .Aqui na Ucrânia não existe treino diferenciado por causa do clima ,se treina normal ate quando está nevando com temperatura de -15 graus ou com 35 positivos como estamos pegando no verão .O que muda é que no inverno se treina com muita roupa e os aquecimentos mais prolongados e no verão muita água e treinos fora de horário de pico do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário