Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2011

"De Cara a Cara"

O entrevistado do "De Cara a Cara" de hoje é o ex-jogador de futebol Odair, que jogou em muitos clubes do Brasil, e atualmente é técnico das categorias de base da Linense, inclusive treinou esse time na Copa São Paulo.Odair jogou até pela Seleção Brasileira, onde disputou a Copa América de 1991, inclusive Odair fez duas partidas, uma contra a Bulgária, onde o Brasil ganhou por 3x0, e a outra contra o México onde o Brasil empatou por 0x0, Odair encerrou a carreira encerrou a carreira de jogador em 1997 no Montes Claros de Minas Gerais.
Depois que terminou a carreira de jogador, Odair fez estágios na Roma, Bayer de Munique e Bayer Leverkusen para se tornar técnico de futebol.

Nome: Odair Patriarca


Nasceu: 18 de Abril de 1963-Itaporanga-São Paulo



Jogador: São Bento (1975-1985), Flamengo Piauí(1985),Ponte Preta (1986-1987),Figueirense (1988-1989),Novorizontino (1990),Palmeiras(1990-1992),Sport Recife (1992), Marília(1993), Juventude (1993-1995),Bragantino (1996), Montes Claros-MG(1997).



Técnico:

Pinhalense (2003-2004), Guaçuano. Atualmente está nas categorias de base do Linense.





"De Cara a Cara"



1-Já gostava de futebol desde criança?

Deus da o dom e tu lapida este dom, e desde criança sempre gostei de bola e futebol, e só saía do campo para ir na escola e comer.



2-Como foi parar no São Bento?Por que ficou muito tempo lá?

Jogar no Esporte Clube São Bento foi maravilhoso, pois toda minha base aprendi ali, e ficar 10 anos no clube foi porque criei uma identificação, e hoje é muito difícil isto, Marcão e Rogério Cêni são exemplos atuais do porque de ficar tanto tempo num mesmo clube.



3-Fale de sua bela passagem pelo Flamengo de Piauí?

Minha passagem no Flamengo do Piauí foi experiência muito boa,primeiro brasileiro e a resposta foi excelente,porque fui tão bem que comecei a escrever meu nome no futebol brasileiro.



4-Por que foi parar na lateral-esquerda em sua segunda passagem pelo São Bento?

Depois que voltei do Flamengo do Piauí, Nelsinho Batista não tinha lateral esquerdo, e como eu tinha facilidade de jogar por ambos os lados joguei um ano pelo lado esquerdo e sem problemas, sempre regular.



5-Por que rejeitou as propostas de Palmeiras e Santos em 1985?

Olha as rejeições de propostas eram devido a lei do passe, e como não foram concretizadas devido ao interesse do clube dono do passe, pareceu que eu não queria ir, mas sempre quis jogar num clube chamado grande do futebol brasileiro.





6-Como foi jogar no Figueirense que tinha Vilson Tadei,Daniel Frasson e Sérgio Gil e o por que de sua saída?

Jogar ao lado de craques sempre é bom, e Vilson Tadei e outros que estavam no Figueirense, foi um ano inesquecível, e maravilhoso.



7-Através de quem foi para o Novorizontino?

Fui para o Grêmio.Esportivo Novorizontino depois da excelente campanha que fiz em Florianópolis pelo Figueirense, e aí Flavinho Trevisan que era preparador físico me indicou e voltei para o estado de São Paulo novamente.



8-Fale como o Novorizontino conseguiu chegar tão longe?

A campanha do Novorizontino foi marcada pelo planejamento bem feito e atletas que vestiram a camisa, mesmo sem ter nenhum nome que fosse o destaque, sempre prevaleceu o conjunto, e este foi o segredo do Novorizontino, depois de 98 anos duas equipes do interior disputar uma final, e diga que o vice campeonato, foi como um titulo,pois chegar com uma equipe considerada pequena é sempre mais complicado,mas aí surgiram os nomes para a seleção brasileira principal.



9-Para você, como foi trabalhar com o técnico Nelsinho Batista?



Trabalhar com Nelsinho foi excelente,pois tanto de minha parte como da parte dele, sempre houve respeito e acreditar no meu trabalho, pois foram cinco temporadas juntos, conheço até quando ele esta pensando, e aprendi muito com ele.





10-Como foi parar no Palmeiras?

Ir para o Palmeiras foi a realização do sonho, jogar num grande clube do futebol e isto para um atleta é muito bom em todos os aspectos, e mostrar meu trabalho na capital era um sonho meu.



11-Odair você tem mágoa do Vanderlei Luxemburgo por não ter te aproveitado no verdão?

Mágoa nenhuma, ele como treinador empresário, ele opta por quem ele quiser, e como queria trazer jogador dele, e eu como titular absoluto não vi motivo para ficar bravo, ele me disse assim:-não quero que você crie expectativas,pois vou trazer atleta para a posição e aí fui para o Juventude junto do Galeano e César goleiro, pois éramos da Parmalat e ele me ajudou muito, a ser campeão tanto pelo Palmeiras como pelo Juventude.



12-Você encontrou dificuldades por jogar no Palmeiras que estava sem ganhar títulos já a alguns anos?

Dificuldade nenhuma para jogar no Verdão e em qualquer clube,pois cheguei no Palmeiras jogando, já que Tele Santana me colocou no lugar do capitão Edson logo que cheguei no Parque Antártica.E me identifiquei muito com a torcida,pois minha característica agrada a todos. E os títulos foram acontecendo a partir da minha chegada em 1990, peguei uma fase muito boa no Palestra.



13-Como foi no Palmeiras?E você tem muita identificação com esse clube?

Foi um tempo muito bom, e jogar em um clube grande é a responsabilidade que todo atleta de ponta gosta, e trabalhar em auto rendimento é o que todos querem. E isto facilitou todo o tempo que fiquei no Parque.





14-Quantas partidas tem pela Seleção Brasileira e como foi jogar a Copa América de 1991?



Seleção Brasileira é o sonho de todos atleta, e eu estar entre os 22 melhores do Brasil e na seleção principal, foi a realização da profissão, e estar numa Copa América é um previlégio. E vestir a camisa é o auge, pois foram dois jogos inesquecíveis e que me marcou muito dentro da minha carreira como atleta profissional de futebol.

Nessa foto temos Odair,Adilson,Careca e Márcio Santos e Sérgio Guedes.

15-Por que ficou pouco tempo no Juventude apesar de ter sido uma passagem gloriosa para você?

Em Caxias do Sul foram de 1993 até 1995 como líder e capitão da maior conquista que foi o acesso para a elite do futebol brasileiro e depois veio a conquista da copa do Brasil, onde eu não fiz parte,mas deixei o nome gravado como o eterno capitão do juventude, pela conquista do primeiro acesso, isto em dois anos de trabalho que jamais um torcedor do papo vai esquecer. Se for analisar dois anos de trabalho hoje em dia é uma eternidade.



16-Algo de inusitado ocorreu na sua carreira?

Inusitado na carreira, olha nada, que eu possa citar, tudo que queria fiz.



17-Encerrou a carreira com quantos?O que mais sente falta da época de jogador?

Parei com 35 anos e inteiro para continuar,mas eu fiz tudo planejado, e fui feliz em tudo que conquistei no futebol, e sou grato a Deus por tudo.



18-O que pôde aprender nos estágios no Bayer de Munique, Bayer Leverkusen, Roma e quanto tempo durou?

Os estágios foram dentro do esperado e a aprendizagem foi muito, ver de perto o que acontece na Europa, e participar de uma Champions liga, Pokal,Bundesliga , vivenciando tudo que acontece e o Bayern de Munique conquistou tudo no período que estive em estágio, e um ano e meio o tempo que fiquei na As roma, Leverkusen e Bayern Munique,mais acompanhar o que estava acontecendo na base no Manchester, Arsenal e Holanda e França, pude adicionar ao curriculum muita coisa.



19-Quais times treinou e como foi o trabalho?

Foram 13 equipes e convocações com seleção paulista e brasileira, e em todos os clubes mantive a regularidade e foi isto que em todos os clubes fui sempre titular, desde o início em 1975 com o Esporte Clube São Bento até o encerramento em 1997 no Montes Claros F.C em Minas Gerais, e como sempre acreditei no trabalho, eu fui um privilegiado dentro da profissão.



20-Atualmente faz o que?

Atualmente sou .Técnico do Clube.Atlético .Linense , onde montei o profissional para a Copa Paulista e agora estou na formação do grupo para a Copa SP 2012, onde Lins vai ser uma das sedes, e no momento estamos na final do campeonato paulista de futebol sub 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário