Translate

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Profissionais que não Aparecem"

Hoje o quadro irá entrevistar um dos maiores preparadores fisícos do Brasil, trata-se de Reinaldo Alves da Silva, que já trabalhou em muitos clubes, entre eles Palmeiras, Goiás, Seleção da Arábia Saudita e até LDU do Equador em 1998, atualmente é preparador fisíco do São Caetano.


Nome: Reinaldo Alves da Silva

Nascimento:06/01/1951

Cidade: São Caetano do Sul



Clubes:Palmeiras, Santo André, Al-Hilal-ARA, Seleção da Arábia Saudita, Goiás, Francana, LDU, AD-Guarulhos, São Caetano(desde 1999)





“Profissionais que não Aparecem”



1-De onde surgiu o interesse em ser preparador fisico?



Desde que eu ingressei na Faculdade de Educação Física da U.S.P. , eu tinha esse sonho e objetivo de , caso tivesse a oportunidade, e por gostar tanto de futebol, ingressar nessa carreira , que eu imaginava, fosse emocionante.



2-Me fale de suas especializações para exercer essa profissão e fez estágios em quais clubes?



OLHA, é importante , antes de tudo, gostar do esporte, ter projetos para tal, e ir em busca desse sonho.

Em seguida, você precisa buscar especializações, em cursos, ou na vida pratica, que mostrem o futebol também como uma ciência, alem do esporte. Ter se possível, muitos contatos com pessoas que trabalham no Futebol, como treinadores, preparadores físicos , fisiologistas, Gestores do Esporte. E quanto mais cursos teóricos se puder fazer, participar de simposios, cur sos para treinadores, cursos de especialização em preparação física para o futebol, e em técnica especifica do futebol.

Eu fiz estágio, em apenas um clube, antes de começar a trabalhar, SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS , em janeiro de 1978. Mas se for possível, aquele que se interessar pela profissão deve procurar observar mais clubes e profissionais do futebol.



3-Alguém da sua familia já trabalhou no futebol?

Ninguém de minha família trabalhou, ou trabalha no futebol. Sou o único .





4-Qual foi seu primeiro clube e como conseguiu?

O primeiro clube em que trabalhei foi a Sociedade Esportiva Palmeiras, em 1978, onde ingressei, apos , o estagio que citei a você , anteriormente, e com um contato com um amigo que conheci nesse estagio fui indicado para o Clube, e fui aceito.



5-Como foi o trabalho no Palmeiras e por que saiu de lá?

Trabalhei em todas as categorias do futebol no PALMEIRAS, desde o infantil até os Profissionais. Considero que foi muito proveitoso, e acima de tudo conquistei, alguns titulos no departamento amador do clube, além da experiência para depois trabalhar na equipe profissional, onde fui auxiliar dos Professores MORACY SANTANA, LUIS FLÁVIO BUONGERMINO , E JOÃO PAULO MEDINA. Saí do PALMEIRAS, porque recebi um convite do Professor MEDINA, para trabalhar com ele em um clube na Arábia Saudita, e isso porque nosso trabalho aqui no Palmeiras. Foi muito integrado, e nos entendíamos muito bem.





6-Como foi na Seleção da Arábia Saudita e quanto tempo ficou lá?

Fui convidado, quando , na Arábia Saudita, pelo Professor João Paulo Medina, para ser auxiliar dele na Seleção pois ele foi convidado, para exercer a função de Preparador Físico da mesma. Aceitei prontamente.

Nossa passagem foi rápida, por apenas 4 meses, de janeiro a abril de 1986, e ao terminar a COPA DO GOLFO DE SELEÇÕES, com a saída do Prof. MEDINA, eu saí junto com ele.



7-Por que saiu da Seleção da Arábia?

Saí da Seleção da Arábia Saudita, porque nosso acordo com a Federação Saudita, se encerrou.



8-Como foi parar na Ad Guarulhos e como foi o trabalho lá?

Em 1.993 , fui indicado por um diretor de Futebol da SE PALMEIRAS, para onde havia voltado em 1.991, para um diretor da A.D. GUARULHOS , e quando esse diretor me procurou, eu aceitei. O trabalho lá foi bom porque procuramos estruturar e organizar o Clube dentro daquilo que o clube pudesse oferecer.

Preparamos a equipe para o Campeonato Paulista da , antiga, Segunda Divisão , e quando iniciamos o Campeonato, eu recebi convite de outra equipe, e , por essa equipe me oferecer melhores condições de trabalho, eu saí. Quero salientar a você, que naquele ano a equipe da AD.Guarulhos, chegou à fase final do Campeonato.



9-Para você como é a estrutura do futebol de Guarulhos?

Na época, em que trabalhei em Guarulhos, a estrutura era muito amadora, e tivemos que buscar, junto com os dirigentes da equipe, à época, tentar organizar melhor o Clube, para tentar , ascender à divisão acima, e buscar formas, e parcerias para poder estruturar-se melhor, já em nível profissional.



Nessa época o FLAMENGO, era uma equipe ainda amadora, mas que , com a participação da Prefeitura Municipal conseguiu, dar um padrão melhor ao futebol profissional da cidade. Mas eu acredito que ainda necessite , também, realizar parcerias , em todos os sentidos, para poder fazer com que o futebol , principalmente profissional venha a crescer em nível estadual, e até nacional. Mas para isso necessita de um projeto arrojado, buscar de parceiros comerciais, que se proponham investir e alto, e organizar-se de maneira profissional, especialmente na área administrativa.



10-O que geralmente aplica em seus treinos?



. Procuro, na realização de um programa de treinamentos, seguir, os mais modernos métodos para o condicionamento dos atletas para que estejam dentro das melhores condições para disputarem as diversas competições de que participamos. Isso segue uma programação detalhada, e que usa diversos programas de treinamento, utilizando , materiais, equipamentos específicos que a pratica do futebol exige.

Para que se tenha uma idéia mais precisa desses meios e métodos, somente com um contato mais próximo em que lhe mostraria todos os meios empregados no trabalho de condicionamento de uma equipe.





11-Reinaldo nesses seus 33 anos de carreira você tem alguma história inusitada para nós contar?

É claro que existem muitas situações que poderia citar como inusitadas para contar porque , nesse período longo de vida no futebol, impossível não ocorrer algo diferente.

Houve uma situação que aconteceu comigo logo no inicio da carreira, quando viajei com uma equipe de Infantil (13 - 14 anos ) para a Bolívia e fomos disputar uma Série de Partidas Amistosas. Como não houve tempo de se conseguir o Visto de Entrada para cada um dos membros da delegação, quando fomos entramos através de uma cidade que faz divisa com o Brasil, no Estado do Acre, chamada COBIJA de onde viajamos em um avião Militar, até Santa Cruz de la Sierra para os amistosos. Quando jogamos as partidas, ao ter que retornar para nosso País tivemos problemas para sair de lá, porque não tínhamos o visto de entrada, e se não fosse o nosso diretor de Futebol Amador fazer contato com o Consul Brasileiro em Santa Cruz, teríamos problemas maiores. Mas felizmente conseguimos e voltamos. Mas foi um sufoco. Imagine!





12-Quem foram os melhores profissionais com quem trabalhou?



Preparadores Físicos, eu já mencionei acima. Gostaria de acrescentar mais um com quem trabalhei no Palmeiras em 1991, chamado FLAVIO TREVISAN, e outro também no Palmeiras chamado WALMIR CRUZ.

Treinadores trabalhei com muitos treinadores de qualidade, dos quais saliento, RUBENS MINELLI , CARLOS ALBERTO SILVA , NELSINHO BAPTISTA , MURICY RAMALHO , EMERSON LEÃO.





13-Me fale de suas passagens pelo Santo André, Goiás e Francana?



No Santo André trabalhei em 1989, por um período muito curto, e pegamos uma equipe em formação e que tinha uma estrutura ainda semi profissional, e por lá permanecemos pouco tempo, de agosto até dezembro de 1989. Disputamos um campeonato da Série B , do Campeonato Brasileiro nesse ano, e não classificamos.

No GOIÁS, onde estive trabalhando por todo o ano de 1.990 , com um treinador conhecido em São Paulo, e que me convidou para trabalhar com ele no Goiás, chamado SEBASTIÃO LAPOLA, e fomos felizes, tendo sido campeões goianos, vice - campeões da COPA DO BRASIL, e disputamos a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro , mas não nos classificamos para a fase final. Mas considero o trabalho vitorioso.





14-Através de quem foi parar no Al-Hilal e quanto tempo ficou lá?



Estive no AL HILAL, por duas vezes, ambas por indicação do Profº, João Paulo Medina, um dos maiores profissionais da preparação física brasileira, e que hoje, tem empresa de planejamento e gestão de clubes.

Quero salientar a você, que nossa passagem por lá também foi muito vitoriosa, tendo conseguido títulos e sucesso em todos os torneios de que participamos.





15-Como foi o trabalho no Al Hilal?



Foi de muito sucesso, como disse acima, especialmente, porque os jogadores de lá entenderam a nossa filosofia e nosso profissionalismo ao comandar e ao trabalhar com eles, e por esse motivo, creio tivemos muito do sucesso obtido. Fomos campeões em diversos torneios , na época, e o principal deles foi a COPA DO GOLFO DE CLUBES CAMPEÕES, que é um torneio que pode ser comparado com a COPA LIBERTADORES ,aqui da América do Sul , e que nos deu o direito de disputar a COPA DA ASIA DE CLUBES

CAMPEÕES, no ano de l.986.

2 comentários:

  1. Parabéns Professor Reinaldo, pela garra e determinação que demonstra em sua trajetória profissional.

    ResponderExcluir
  2. Excelente profissional e muito amigo.

    ResponderExcluir