Translate

terça-feira, 3 de junho de 2014

Conheça a Seleção do Irã

Jogadores e comissão técnica desembarcando na pista do aeroporto de Cumbica
Crédito:Globoesporte.com
A Seleção do Irã desembarcou por volta das 16h30 do dia 03/06 em Cumbica, aeroporto de Guarulhos, sob um forte esquema de segurança a comissão técnica e os jogadores desceram na pista e seguiram para hotel Caesar Park próximo ao aeroporto e também ao Centro de Treinamento do Corinthians, que é onde a Seleção Iraniana irá treinar para a Copa do Mundo.
Para conhecer um pouco mais sobre o país, costumes e o futebol, entrevistamos o preparador de goleiros Brasileiro Guilherme, que trabalha no Aluminium Al-Mahadi, e já teve passagens pelas categorias de base do Vasco da Gama.


Nome: Guilherme Almeida de Azevedo
Preparador de Goleiros do Aluminium Al-Mahadi

1-Guilherme, como foi parar no Irã, e qual a sua primeira impressão quando chegou ao país?
Então fui convidado pelo Brasileiro Fernando, goleiro do time que eu trabalho, Aluminium Al-Mahdi. Estava precisando de um treinador de goleiros Brasileiro, quando eu cheguei ao país.
Foi um choque cultural, pessoas que eu nunca sonhava em vê-las, mas encarei tudo com a maior naturalidade e passei a amar o Irã que me acolheu muito bem graças a Deus !.

2-Recentemente, uma Televisão Brasileira fez uma reportagem sobre o clássico entre Persepólis x Esteghal, onde mostrou os problemas financeiros do clube, que, além disso, pertencem ao governo. 
Por que o governo influencia muito no futebol do país?
Sim, esses 2 times são os mais famosos no país, grandes partes dos times pertencem ao Governo, eu não sei informar sobre problemas financeiros de outras equipes, se eu estivesse vivendo a situação eu falaria sem problemas.

3-Ainda sobre os dois clubes, jogadores disseram que a estrutura deixa a desejar e muitas vezes eles não tem nem shorts para treinar. Os outros clubes possuem estrutura boa ou ruim?
Como eu disse na pergunta acima, não tenho como saber a situação desses clubes citados, existe clubes com excelentes estruturas sim, e existe clubes com estruturas ruim, é como no Brasil.

4-O Irã possui atualmente 8 jogadores que atuam fora do país, na sua opinião, o que falta para ter mais atletas atuando fora do país?
O futebol Iraniano não é antigo como o nosso, um esporte mais recente no país, os campeonatos são fortes, creio que em breve irão ter mais atletas atuando fora do país daqui alguns anos.

Túnel de Teerã
5-O futebol do Irã financeiramente é bom em todos os aspectos? 
Em relação á parte financeira cada clube tem a sua filosofia, depende o nível do atleta e a função do membro de comissão, existem várias situações, existem treinadores que ganham mais do que atletas, existem atletas de alto nível que ganham mais. Segunda divisão paga bem em nível da questão financeira no país, já que o custo de vida no país é baixo, um atleta de 2° divisão vive bem no país, o custo de vida é muito mais baixo que no Brasil.

6-Os clubes investem em categorias de base? Há clubes que não possuem categorias de base?
Existem categorias de base sim, mas o investimento não é como no Brasil, está melhorando muito aqui.

7-Quantos clubes e quantas Ligas (Divisões) há no país, e todas são organizadas?
Existem 4 divisões, cada divisão tem 18 equipes, é jogado no país a Irã Cup, Campeonato Nacional. Os times que são bem classificados na 1° divisão e o campeão da COPA DO IRAN jogam a Champions League da Ásia, é bem organizado sim , a Federação do Irã é muito organizada.

8-Com relação a cultura, fale das diferenças e as dificuldades das mulheres no país?
Sim é um país que as mulheres aparecem pouco, na cultura Islâmica a mulher não pode se mostrar muito para outros homens, somente para os maridos e não vestem a burca somente em casa, mas elas trabalham sem problemas em todos os lugares, vão ao shopping, mas quando pequenas, as meninas estudam em escolas separadas dos meninos, fazem academia em horário diferente dos homens, sentam no ônibus coletivos na parte da frente e os homens na parte de trás do ônibus. Não podem ir a estádios de futebol, fora alguma dessas coisas que eu citei elas tem uma vida normal.

9-Fale mais sobre seu trabalho no clube e até quando possui contrato por aí?
Então o meu contrato chegou ao fim, o trabalho foi executado da melhor forma possível, fizemos um excelente trabalho, tivemos a defesa menos vazada do Campeonato Iraniano com 24 jogos e 20 gols sofridos, terminamos em 4°lugar na competição, a temporada no país dura 8 meses, e apareceu clubes interessados , mas eu preferi permanecer no Aluminium, já que todas as pessoas me conhecem, gostaram do trabalho, e deixamos um pré-contrato,  após a Copa do Mundo eu retornarei ao país , já que as atividades estão paradas.

10-O Irã possui chances de avançar para a próxima fase?
Sim, claro, o Irã tem força suficiente de avançar, possui grandes jogadores, atletas que jogam na Europa, um excelente treinador, o Carlos Queiroz é capacitado o suficiente para levar o Irã a classificação e fazer história no país. Estarei torcendo muito por isso, o povo Iraniano merece, são apaixonados pelo futebol.






Nenhum comentário:

Postar um comentário