Translate

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Preparação da Seleção do Catar

Olá leitores do meu blog,hoje temos uma matéria especial feita pelo preparador físico Carlito Macedo que trabalha atualmente na Seleção do Catar, um pequeno país no continente Asiático e que sediará a Copa do Mundo de 2022.
Carlito trabalhou em muitos clubes, dentre eles o Santos em 1995,onde o time foi vice-campeão Brasileiro,trabalhou no Fluminense, São Caetano,Portuguesa Santista,Maritímo de Portugual,Trabzonspor da Turquia,Yokohama do Japão, Catar SC e entre muitos outros clubes.
Como dito anteriormente,Carlito é o preparador físico da Seleção do Catar que é comandada por Sebastião Lazaroni,aquele mesmo que treinou o Brasil na Copa de 1990 e trabalhou em diversos clubes.

A coluna irá abordar sobre o trabalho o começo de trabalho deles na Seleção do Catar, vejam agora a coluna do professor Carlito Macedo:

No dia 05/08 recebemos o convite do Sheik Jassen, filho do Emir do Catar Sher Kalifa Hamad Altani,para dirigir a Seleção do Catar nas Eliminatórias para o Mundial de 2014 setor Ásia, no grupo que tem Catar,Iran, Bahrain, Indonésia. Assumimos dia 07.


O período era difícil, pois estávamos no inicio do Ramadan.Época em que os Árabes fazem jejum durante o dia e somente ao por do sol se alimentam. A religião é muito forte por estes lados.

Pegamos um grupo de jogadores que estavam completamente desmotivados, e despreparados na parte física e mentalmente em razão dos últimos resultados da Seleção Catari.

Primeira providência tomada, foi fazer uma avaliação nos aspectos físicos e técnico dos jogadores que já estavam convocados e não haveria mais tempo de trocas.

A parte física iniciamos com aplicação de trabalhos aeróbicos,corridas intervaladas, buscando dar maior resistência orgânica aos atletas. Além de muito treino na sala de musculação. Como já falei o período não era o ideal devido ter de treinar somente a noite, com isto trabalhos técnicos também eram ministrados nos treinos, causando um alto volume de intensidade.

Sabíamos que riscos estávamos correndo, pois nossa estréia nas Eliminatórias estava marcada para o dia 02.09.Dois dias após o final do Ramadan, onde a vida volta ao normal.

A primeira semana de trabalhos foi muito dura,para os atletas, que além dos problemas já relatados enfrentávamos uma temperatura na média de 40º graus e umidade alta mesmo a noite,fazendo com que a preocupação com hidratação também era muito grande.

Após 2 semanas de treinos passamos a dividir os grupos de acordo com as posições. Para trabalhar a função especifica que os atletas iriam executar no jogo.

Tanto a parte física como técnica era voltada totalmente visando um rendimento alto,para que o aspecto tático pode-se ser executado dentro de um bom nível.

Terceira semana foi a última semana de preparação,pois a estréia estava marcada para 0 dia 02.09.Neste período o grupo já possuía no aspecto físico resistência e força de bom nível.A parte técnica melhorou, e o tático já tínhamos boa definição.

Jogamos dia 02 no Bahrain e empatamos por 0x0. Rendimento foi bom, mas ficou a sensação de que poderíamos fazer melhor. Dia 06 jogamos em casa Doha contra a mais forte Seleção do grupo o Iran, que ganhou em casa por 3x0 da Indonésia.Empatamos por 1x1 jogando melhor que na estréia.

Após os jogos Eliminatórios os jogadores voltaram aos seus clubes.Tomamos uma decisão.Durante a semana, visitamos os clubes em seus treinamentos e acompanhamos todos os jogos da Liga Catari,indo aos estádios.

Três rodadas do Campeonato foram realizadas e observamos vários jogadores e no dia 30.09 convocamos uma nova Seleção no qual tivemos várias mudanças, e partimos para Kuala Lampur,Malásia onde realizamos 9 dias de treinamentos físicos,técnicos e táticos, como preparação para o jogo contra a indonésia em Jakarta.

Como os jogadores já estavam com boa base física devido aos treinos diários nos clubes e jogos da Liga Catari, todo nosso trabalho foi voltado para o aprimoramento de resistência,força e velocidade.Treinos de fundamentos técnicos com base física eram ministrados. O tático também foi acentuado. E um amistoso contra uma equipe da Segunda Divisão da Malásia foi jogado. Dividido em três tempos de 30 minutos onde 3 tipos de formação foram testadas.

Dia 09 á noite viajamos para Jakarta,Indonésia. E no dia 10 fizemos um treino de reconhecimento no estádio Nacional para o jogo do dia 11.

Dia 11 tudo corria bem até o horário do jogo, quando após o aquecimento uma chuva torrencial caiu sobre Jakarta,tornando o campo escorregadio,e pesado,coisa que o Catari não está acostumado a passar.Como o time já estava com um alto nível de confiança nas suas qualidades e procurando diminuir as deficiências.

Vencemos por 3x2,resultado excelente para uma Seleção que a muito não conseguia um resultado positivo fora de casa.

 
 
 
Agradecimentos:
Obrigado pela coluna professor Carlito Macedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário