Olá leitores do meu blog,hoje temos uma matéria especial feita pelo preparador físico Carlito Macedo que trabalha atualmente na Seleção do Catar, um pequeno país no continente Asiático e que sediará a Copa do Mundo de 2022.
Carlito trabalhou em muitos clubes, dentre eles o Santos em 1995,onde o time foi vice-campeão Brasileiro,trabalhou no Fluminense, São Caetano,Portuguesa Santista,Maritímo de Portugual,Trabzonspor da Turquia,Yokohama do Japão, Catar SC e entre muitos outros clubes.
Como dito anteriormente,Carlito é o preparador físico da Seleção do Catar que é comandada por Sebastião Lazaroni,aquele mesmo que treinou o Brasil na Copa de 1990 e trabalhou em diversos clubes.
A coluna irá abordar sobre o trabalho o começo de trabalho deles na Seleção do Catar, vejam agora a coluna do professor Carlito Macedo:
No dia 05/08 recebemos o convite do Sheik Jassen, filho do Emir do Catar Sher Kalifa Hamad Altani,para dirigir a Seleção do Catar nas Eliminatórias para o Mundial de 2014 setor Ásia, no grupo que tem Catar,Iran, Bahrain, Indonésia. Assumimos dia 07.
O período era difícil, pois estávamos no inicio do Ramadan.Época em que os Árabes fazem jejum durante o dia e somente ao por do sol se alimentam. A religião é muito forte por estes lados.
Pegamos um grupo de jogadores que estavam completamente desmotivados, e despreparados na parte física e mentalmente em razão dos últimos resultados da Seleção Catari.
Primeira providência tomada, foi fazer uma avaliação nos aspectos físicos e técnico dos jogadores que já estavam convocados e não haveria mais tempo de trocas.
A parte física iniciamos com aplicação de trabalhos aeróbicos,corridas intervaladas, buscando dar maior resistência orgânica aos atletas. Além de muito treino na sala de musculação. Como já falei o período não era o ideal devido ter de treinar somente a noite, com isto trabalhos técnicos também eram ministrados nos treinos, causando um alto volume de intensidade.
Sabíamos que riscos estávamos correndo, pois nossa estréia nas Eliminatórias estava marcada para o dia 02.09.Dois dias após o final do Ramadan, onde a vida volta ao normal.
A primeira semana de trabalhos foi muito dura,para os atletas, que além dos problemas já relatados enfrentávamos uma temperatura na média de 40º graus e umidade alta mesmo a noite,fazendo com que a preocupação com hidratação também era muito grande.
Após 2 semanas de treinos passamos a dividir os grupos de acordo com as posições. Para trabalhar a função especifica que os atletas iriam executar no jogo.
Tanto a parte física como técnica era voltada totalmente visando um rendimento alto,para que o aspecto tático pode-se ser executado dentro de um bom nível.
Terceira semana foi a última semana de preparação,pois a estréia estava marcada para 0 dia 02.09.Neste período o grupo já possuía no aspecto físico resistência e força de bom nível.A parte técnica melhorou, e o tático já tínhamos boa definição.
Jogamos dia 02 no Bahrain e empatamos por 0x0. Rendimento foi bom, mas ficou a sensação de que poderíamos fazer melhor. Dia 06 jogamos em casa Doha contra a mais forte Seleção do grupo o Iran, que ganhou em casa por 3x0 da Indonésia.Empatamos por 1x1 jogando melhor que na estréia.
Após os jogos Eliminatórios os jogadores voltaram aos seus clubes.Tomamos uma decisão.Durante a semana, visitamos os clubes em seus treinamentos e acompanhamos todos os jogos da Liga Catari,indo aos estádios.
Três rodadas do Campeonato foram realizadas e observamos vários jogadores e no dia 30.09 convocamos uma nova Seleção no qual tivemos várias mudanças, e partimos para Kuala Lampur,Malásia onde realizamos 9 dias de treinamentos físicos,técnicos e táticos, como preparação para o jogo contra a indonésia em Jakarta.
Como os jogadores já estavam com boa base física devido aos treinos diários nos clubes e jogos da Liga Catari, todo nosso trabalho foi voltado para o aprimoramento de resistência,força e velocidade.Treinos de fundamentos técnicos com base física eram ministrados. O tático também foi acentuado. E um amistoso contra uma equipe da Segunda Divisão da Malásia foi jogado. Dividido em três tempos de 30 minutos onde 3 tipos de formação foram testadas.
Dia 09 á noite viajamos para Jakarta,Indonésia. E no dia 10 fizemos um treino de reconhecimento no estádio Nacional para o jogo do dia 11.
Dia 11 tudo corria bem até o horário do jogo, quando após o aquecimento uma chuva torrencial caiu sobre Jakarta,tornando o campo escorregadio,e pesado,coisa que o Catari não está acostumado a passar.Como o time já estava com um alto nível de confiança nas suas qualidades e procurando diminuir as deficiências.
Vencemos por 3x2,resultado excelente para uma Seleção que a muito não conseguia um resultado positivo fora de casa.
Agradecimentos:
Obrigado pela coluna professor Carlito Macedo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário