Translate

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"De Cara a Cara"

O quadro "De Cara a Cara' de hoje irá entrevistar um dos melhores zagueiros do futebol.O nome dele é André Cruz,ele foi revelado pela Ponte preta e jogou no Flamengo,standard de Liége,Milan,Torino,Napoli e entre outras equipes.André Cruz também disputou a Copa do Mundo de 1998 pela Seleção Brasileira,porém não fez nehum jogo naquele Mundial.
Atualmente ele tem uma escolinha de futebol em Campinas.

Veja a entrevista:

Nome: André Alves Cruz


Nascimento:20 de Setembro de 1968(43anos)

Local de nascimento:Piracicaba (SP)

Atleta revelado pela A. A. Ponte Preta


82 - Infantil / Ponte Preta

83 - Infantil / Ponte Preta

84 - Juvenil / Ponte Preta

85 - Juvenil / Ponte Preta

86 - Juniores / Ponte Preta

87 - Juniores, Profissional / Ponte Preta

88 - Profissional / Ponte Preta

89 - Profissional / Ponte Preta

90 - Profissional / Flamengo

Junho de 90 a Junho de 94 - Standard Liège (Bélgica).

Junho de 94 a Junho de 97 - Napoli (Itália)

Junho de 97 - Milan (Itália)

De fevereiro a junho/99 – Standard Liège (Bélgica)

De agosto/99 a dezembro/99 - Torino (Itália)

De janeiro/99 a junho/2002 - Sporting Clube (Portugal)

De junho/2002 a dezembro/2002 - Goiás (Brasil)

2003: Sport Club Internacional (Brasil)

2004: Goiás (Brasil)

Na Seleção:

84 - Seleção Brasileira Infantil (Monteguy, França 1º)

85 - Classificação p/ mundial Infantil na China (Argentina 2º)

85 - Mundial da China 3º

85 - Juvenil –Torneio em Cannes e Toulon, França.

85 - Juvenil - Torneio de Carcere (Espanha 1º)

86 - Torneio TDK da China 1º

86 - Torneio no Qatar 1º

87 - Juvenil - Classificação p/ mundial no Chile (Colômbia 2º)

87 - Pan Americano em Indianapolis (EUA 1º Profissional)

87 - Profissional - Bi Centenário na Austrália 1º

87 - Mundial de Juniores no Chile, eliminado nas quartas de final

88 - Olimpíadas de Seul (Coréia 1º, Brasil: prata)

89 - Copa América (Brasil 1º )

89 e 90 - Eliminatórias da Copa de 90. O último jogo em 89, foi contra a Itália em Bolonha. O Brasil ganhou de 1 x 0 com um gol de falta de André Cruz.

95 - Torneio Umbro (Inglaterra 1º)

95 - Copa América no Uruguai (Brasil 2º)

98 - Vice-campeão mundial na Copa da França

Jogou de 40 a 50 jogos pela Seleção Profissional.

Não foram contados uns 15 a 20 jogos amistosos.

Foi um dos poucos (talvez o único) a participar de todas as categorias da seleção.



Títulos nos clubes:

1990 - Campeão da Copa do Brasil (Flamengo)

1993 - Campeão da Copa da Bélgica 1992/1993 - eleito melhor jogador da temporada (Standard Liège)

1997 - Finalista da Copa da Itália 1996/1997 (Napoli)

1999 - Finalista da Copa da Bélgica 1998/1999 (Standard Liège)

1999 - Campeão Italiano 1998/99 (Milan)

2000 - Campeão Português 1999/2000 (Sporting)

2000 - Finalista da Taça de Portugal 1999/2000 (Sporting)

2000 - Campeão Super Taça de Portugal 1999/2000 (Sporting)

2002 - Campeão Português 2001/2002 (Sporting)

2002 - Campeão da Taça de Portugal 2001/2002

2003 - Campeão Gaúcho 2003 (Internacional de Porto Alegre)

“De Cara a Cara”




1-Como foi o tempo de Ponte Preta?

Foi legal. Época boa de garoto.



2-Por que ficou pouco tempo no Flamengo?

Estava emprestado, já que foi vendido no final de 89 para Suiça(Chiasso) e emprestado por 6 meses ao Flamengo. Quando acabou o empréstimo, o Flamengo tentou renovar mas eu quis sair do Brasil.



3-Qual foi o seu primeiro jogo pela Seleção Brasileira e me fale do título da Copa América de 1989?

Não me lembro do primeiro jogo na seleção principal. Sempre atuei na seleção desde categorias de base.

Passei por todas elas até chegar ao mundial de 98. Ganhar um titulo é sempre bom. Eu era reserva do Ricardo Gomes, Ricardo Rocha. Joguei só o primeiro jogo contra o Chile ou Venezuela. Jogamos embaixo de vaias do povo Baiano pela dispensa ou não convocação do atacante Charles do Bahia.. Mas foi muito legal.



4-Por que não foi para a Copa de 1990?

Fiquei quase um ano sem contrato e isso atrapalhou muito. A Ponte Preta não quis me vender, emprestar ou renovar meu contrato. Até vendiam mas queriam que eu fosse para o Vasco onde Eurico Miranda oferecia,ida da Ponte para modulo amarelo, sei jogadores para a Ponte. Acabei assinando no Flamengo. Depois, tinha Ricardo Gomes, Ricardo Rocha, Mauro Galvão, Aldair, Julio Cesar e Mozer. Só vão 4.



5-Como foi parar no Standard de Liége?

Recebi a proposta do clube e achei que deveria sair do Brasil. Hoje me arrependo. Mas fiz ótimas amizades, aprendi uma cultura diferente, aprendi Francês. Foi muito bom, mas profissionalmente, perdi 4 anos.



6-O tempo de Bélgica foi bom para você? Conseguiu se tornar um pequeno ídolo lá?

Grande ídolo. Não fui melhor por que na época, tinham vários jogadores inclusive Oliveira que jogava no Anderlecht que era o melhor time.



7-Por que ficou muito tempo no Napoli?

Tinha contrato com o clube de 3 anos e não queriam me vender. Só saí quando acabou.



8-Foi difícil para você chegar numa das piores fases do Milan?

A questão não é se foi difícil, mas é que cheguei. Não importa a época. É melhor chegar do que não chegar.

A vida se encarrega do resto.





9-Como foi no Milan? Por que não durou muito lá?

Comecei muito bem mas tive uma lesão da hérnia de disco e fui operado em janeiro de 98. Só voltei antes da copa de 98.

Ano seguinte teve troca de treinador e não me dei bem com o qual chegou. Pedi pra sair.



10-André foi difícil o tratamento da hérnia de disco?

Toda recuperação é difícil, ainda mais que fiquei fora da seleção para o mundial de 98. Treinei muito e tive fé que iria ao mundial.

Mais de um mês antes do mundial, Marcio Santos teve uma lesão na coxa e foi cortado. Como consegui recuperar, fui convocado.



11-Como foi para você disputar a Copa de 1998?

É o máximo que um jogador pode chegar. Foi bom de mais. Única frustração é de não ter feito nenhum jogo.



12-O que você acha que faltou para o Brasil ganhar a Copa daquele ano?

Na final a França jogou muito e nós não jogamos nada.





13-Fale de sua passagem boa pelo Sporting de Lisboa?

Ganhei quase tudo lá. Fui o melhor zagueiro de todos os tempos do Sporting. Quando se vence, tudo é bom.



14-O que você acha que faltou na sua volta ao Brasil? Você poderia ter jogado mais?

Não queria voltar. Queria ir para Itália. Mas a Fiorentina faliu e que tinha contrato, ficou. Quem não tinha, ficou sem.

Recusei todas as propostas de grande clube e os campeonatos começaram por todos os lados. A pedido do Nelsinho Batista, fui para o Goiás. De ultimo fomos para décimo primeiro e fiquei entre os 3 melhores zagueiros.



15-Algo de inusitado ou alguma história engraçada ocorreu na sua carreira?

Que eu me lembre não.



16-Atualmente faz o que? Trabalha em algum projeto?

Trabalho com alguns jogadores em clubes no Brasil. Representou o Wanderley que hoje esta no Qatar.

Era do Flamengo no inicio do ano. Tenho uma escola de futebol em campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário