Translate

terça-feira, 29 de março de 2011

"De Cara a Cara"

Hoje o "De Cara a Cara" vai entrevistar um grande técnico, chamado Valdir Espinoza, que fez um belo trabalho comandando Grêmio, Cerro Porteño, Botafogo e etc, foi uma bela entrevista, onde Espinoza conta para nós algumas de suas belas histórias, vale a pena conferir, Espinoza que se candidatou a deputado no ano passado e não ganhou, agora está querendo voltar ao futebol.
Veja a Carreira do Treinador:

Nome completo Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa


Data de nasc. 17 de outubro de 1947 (63 anos)

Local de nasc. Porto Alegre-RS, Brasil

Informações atuais

Clube atual - nenhum

Posição Treinador

Times que treinou:

Valdir Espinosa Informações pessoais


Nome completo Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa

Data de nasc. 17 de outubro de 1947 (63 anos)

Local de nasc. Porto Alegre-RS, Brasil

Informações atuais

Clube atual aposentado

Posição Treinador

Times que treinou

Anos Clubes Jogos

1979

1980

1981

1982

1983-1984

1984-1985

1986

1987-1988

1989-1991

1992-1994

1995

1996

1996

1997

1997

1998

1998-1999

2000-2001

2001

2002

2004

2005

2005

2005

2006

2006

2007

2007

2008

2009 Esportivo

Ceará

Londrina

São Bento

Grêmio

Al-Hilal

Grêmio

Cerro Porteño

Botafogo

Cerro Porteño

Palmeiras

Portuguesa

Corinthians

Fluminense

Tokyo Verdy

Coritiba

Botafogo

Fluminense

Vitória

Atlético Paranaense

Fluminense

Brasiliense

Ceará

Fortaleza

Flamengo

Santa Cruz

Cerro Porteño

Vasco da Gama (assistente)

Portuguesa

Fluminense

"De Cara a Cara"

1-Por que não foi jogador de futebol?




Eu fui jogador sim .Fui lateral direito e comecei no Grêmio de Porto Alegre nas categorias de base .Lá fiquei até 1974 quando do então fui para o Vitória de Salvador ,BA e daí para outros clubes.









2-De onde veio a idéia ,para ser técnico?



No início de 1979 ,decidi parar de jogar e estava eu no Esportivo de Bento Gonçalves .Em férias ,fui procurado pela direção do Esportivo com a proposta de treinar o clube naquele ano .Aceitei e fomos vice-campeões,consequentemente campeões do Interior ,o que me abriu as portas para seguir na carreira vitoriosa que tenho.





3-Como foi seu começo de carreira no Esportivo?



Vide resposta acima.







4-Me fale de sua passagem gloriosa pelo Grêmio e como foi para o Grêmio?



Fui para o Grêmio em 1980 como auxiliar do Técnico Oberdan.Passado o ano ,saí para outros clubes e retornei em 83 ,quando conquistamos a Libertadores e o Mundial .Foi realmente um ano inesquecível de muitas alegrias e trablho intenso .O presidente Koff ,com sua determinação ,manteve-me no cargo ,mesmo após a desclassificação no brasileiro da época .Ainda posteriormente ,em 86 conquistamos o Gauchão









5-Como descobriu Renato Gaúcho?



No Esportivo de Bento Gonçalves ,quando ele era ainda uma garoto do juvenil .Fiquei impressionado com sua velocidade e técnica e isto foi determinante para levá-lo ao Grêmio.







6-Como foi o trabalho no Al-Hilal?



Na Arábia Saudita trabalhei no Riyadh Club.Foram 2 temporadas da primeira e uma temporada na segunda vez .É um trabalho diferenciado ,posto que a cultura não possibilita o profissionalismo como tal ,mas é agradável e compensador e o respeito existente é muito grande .Foram temporadas distintas ,sendo a última marcada por atos terroristas que abalaram emocionalmente a família ,mas no final deu tudo certo.



7-Me fale de suas três passagens pelo Cerro Porteño?





Antes de qualquer coisa quero registrar que gosto demais do Paraguai e em especial do Cerro Porteño.

Em 87 cheguei ao Cerro ,tendo a carga de que havia 9 anos que o clube não conquistava títulos.Logramos o campeonato de forma antecipada e foi uma verdadeira alegria .

Retornei em 92 ,tendo meu filho Rivelino com preparador físico ,na época e fomos campeões novamente.

Estive na preparação ,da Seleção Paraguai também ,para a Copa de 94 .







8-Como foi no Palmeiras e por quanto tempo ficou no Verdão?



No Palmeiras ,fiquei pouco tempo ,mas obtive bons resultados ,porém a expectativa era muito grande e como sempre quem paga o pato é o treinador ,acabei saindo .







9-Como foi no Verdy Tóquio e por que saiu de lá?



No Verdy ,foi um trabalho bom ,em cultura bem diversa e no final do contrato não houve acerto financeiro .









10-Qual foi a coisa mais inusitada que aconteceu na sua carreira?



Inusitada mesmo foi quando ,daquele jogo contra o Estudiantes em La Plata ,em nosso vestiário ouvia batidas fortes na porta e alguém a trancava por receio de serem adversários a quererem nos atingir ,quando me dou conta de que faltava um jogador e rapidamente abrimos a porta e e lá estava o Caio ,desesperado ,apanhando muito ,de tal forma que precisei substituí-lo no intervalo.Inusitado e,perigoso e tenso.



11-Qual foi o melhor país que trabalhou?



Paraguai



12-Qual foi o pior clube em que trabalhou?



Santa Cruz de Recife,onde nem pagamento foi efetuado .



13-Como foi a experiência de ser auxiliar técnico do Renato Gaúcho?



Foi um pedido de filho para pai e por isso mesmo aceito .Importante ,porém foi somente daquela vez!



14-Por que entrou para a política?



Desejava singrar novos mares ,levando a honestidade que sempre pautou minha vida pública ,mas depois da experiência vejo que não somente o sistema é viciado ,mas também o povo ,que ainda não consegue visualizar o que realmente é ter um representante seu nas esferas políticas!

15-Você foi eleito como deputado Federal?



Fui candidato a DEP EST e não me elegi .

16-Você se aposentou do futebol?



Houve um momento no início de 2010 que disse que estava me aposentando ,por não estar mais sendo motivado a trabalhar ,porém hoje estou com todas a s cargas prontas e acima de tudo com a certeza de em breve estarei na ativa ,pois creio que tenho muito ainda a fazer e sei que faço bem.





17-Atualmente você tem propostas?E de qual time?



Algumas sondagens surgiram ,mas se você me permite não gostaria de falar em nomes.Fora do Brasil ,existem possibilidades no mundo Árabe .Estou aguardando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário