Translate

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Profissionais que não Aparecem"

Hoje nesse quadro iremos entrevistar um dos maiores preparadores fisícos, trata-se de Moraci Santana, Moraci participou de seis Copas do Mundo, as de 1982,1986,1990,1994,1994 e 2006, trabalhou em diversos clubes como: Palmeiras, Fenerbahçe, São Paulo, Atlético Paranaense, Valência, e também Seleção Brasileira, Seleção dos Emirados Arábes e entre outros.
Para mim, foi um orgulho entrevistá-lo, pois isso demonstra o grande crescimento que tenho com as entrevistas.
Veja mais sobre Moraci Santana:

Nome: Moraci Sant’ana Vasconcelos
Nasceu: 26 de Julho de 1951-Santana de Parnaíba-SP





Clubes que Trabalhou:



Palmeiras (1974-1982), Seleção Brasileira (1982), Al-Alhi-Ara( 1983-1985),Brasil (1986), Sel. Emirados Arábes(1986-1990), São Paulo (1990-1994), Brasil(1994), Valência-ESP (1994-1995), Fenerbahçe-TUR (1995-1996), São Paulo (1996-1998), Sel. Arábia Saudita (1998), Fluminense (1999-2000), Guarani (2000-2001), Internacional (2001-2002), Corinthians (2002-2004), Palmeiras (2005-2006), Brasil (2006), Fenerbahçe-TUR(2006-2008), Atlético Paranaense (2008-2009), Olympiakos-GRE (2009).


Entrevista


1-Alguém da sua família trabalha ou trabalhou com o futebol?



Sim Ulisses tenho uma filha que trabalha na FIFA no departamento de Desenvolvimento e projetos sociais,eles constroem centros de treinamento em locais carentes para tirar a garotada da rua.

2-De onde veio o interesse em ser Preparador Físico?

Fui jogador nas equipes de base do SPFC,sempre gostei de futebol,acabei fazendo educação física e me tornei Prep.Físico.

3-Me fale de suas especializações para exercer essa profissão?

Bem,eu comecei muito cedo,ainda quando estava na faculdade comecei a trabalhar no Palmeiras e ai minha carreira foi subindo muito rápido,minha especialização acabou acontecendo naturalmente com minha experiência,é lógico que sempre estudando e me aperfeiçoando,mas não fiz uma pós graduação.

4-Como conseguiu seu primeiro clube?

Meu primeiro clube foi o Palmeiras,eu estava na faculdade e o treinador do dente-de-leite(sub11)me convidou para auxilia-lo,fui jogador dele na equipe do Nacional da Comendador de Souza e tbm fomos campeões do Aberto do Interior com Osasco.Comecei a trabalhar com ele e estava no primeiro ano de Ed.Física,depois passei para o sub 20 e mais 3 meses estava auxiliuando no profissional.

5-Me fale de suas duas passagens pelo Palmeiras?

Esta foi minha primeira e fiquei até o final de 1982,depois fui para o Al Ahli da Arabia,voltei ao Palmeiras só no início de 2005 e acabei ficando apenas 4 meses.

6-Depois que saiu do palmeiras em 1975 passou por quais times até chegar no Al-Hilal?

Eu não saí em 1975,apenas em final de 1982 e fui para o Al Ahli e não Al Hilal.

7-Como foi trabalhar com Telê Santana?

Comecei a trabalhar com ele em 1979 no Palmeiras, foi muito bom aprendi muito com ele,ele era uma pessoa muito especial deixou muita saudade.

8-Como conheceu o Parreira E por quanto tempo trabalhou com ele?

Conheci o Parreira na Seleção Brasileira,eu estava com a seleção Pré-Olimpica e ele na seleção principal em 1983,estavamos nos preparando par o pré-olimpico visando a olimpíada de Los Angeles.

9-Como foi trabalhar em seis Copas do Mundo?

Foi uma conquista muito grande e gratificante,poucos profissionais conseguiram isso,foi um marco na minha carreira,participar de uma copa já é excelente imagine 6 copas.

10-Me fale de seu trabalho nos Emirados e na Arábia Saudita?

Na Arábia a primeira vez foi com o Tele no Al Ahli,foi muito bom pois tudo era novidade nunca tinha morado fora,então muita dificuldade no início depois a gente foi se adaptando e a segunda foi com o Parreira na seleção da Arabia,conseguimos ganhar a Copa da Asia de seleções,seria como o Brasil ganhar a Copa América.Nos Emirados estive com o Parreira na seleção e foi muito bom também porque pude conhecer outro país árabe mas com costumes mais ocidentalizado,foram dois anos excelentes e conseguimos levar a seleção a Copa da Itália em 1990.

11-Me fale de suas passagens pelo Fenerbahçe?

No Fenerbahce,tive duas passagens,a primeira com o Parreira e ganhamos a liga temporada 1995/1996 e ficamos em segundo na Copa da Turquia,eles queriam renovar mas o Parreira decidiu voltar por problemas de saúde de sua esposa,na segunda mais recente,estive com o Zico temporadas 2006/2007 e 2007/2008,ganhamos a liga na primeira e foi importante porque foi o centésimo aniversário do clube e na segunda conseguimos chegar as quartas de final da Champions League contra o Chelsea e foi pela primeira vez na história do clube,isso representa estar entre as 8 melhores equipes da Europa.Fomos campeões da Copa da Turquia também.

12-Como foi no Valência E por que ficou pouco tempo lá?

No Valencia,apesar de estarmos fazendo um bom trabalho,apesar do time ser muito fraco,o Parreira discutiu com o Presidente,pois o Presidente queria mexer na equipe e o Parreira não gostou e acabamos saindo no primeiro ano.

13-Como foi na Grécia e o que achou do país e por que da saída?

Na Grécia também estávamos muito bem,estávamos em segundo na liga e classificados para as oitavas de final da Champions League e isso foi uma grande conquista porque na história deles só tinham conseguido uma vez,mas mais uma vez tivemos problemas com a diretoria e o Zico acabou discutindo com o vice-Presidente que não entendia nada de futebol e acabamos saindo,nem tudo são flores no futebol.

14-Qual foi o melhor técnico que você trabalhou?

Trabalhei com vários técnicos,mas os que mais eu gostei foram:Tele,Parreira e Zico,

com todos eles tive grandes conquistas.

15-Já aconteceu algo de inusitado na sua carreira?

Com 36 anos de profissionalismo,muitas coisas inusitadas aconteceram, difícil de destacar apenas uma mas já aconteceu de tudo,todo ano você acha que e já viu tudo,mas sempre acontece algo diferente.

16-Atualmente você está sem time, você tem propostas? De qual time?



No momento estou sem clube e toda hora tem aparecido propostas,mas não estou conseguindo concretizá-las ora por um motivo,ora por outro,mas uma ora a gente acerta.Estou prestando consultoria para o Comitê Organizador da Copa 2014 no Estado de São Paulo,instruindo de como deve ser um CT visando receber uma delegação para a Copa.

Um comentário:

  1. po exelente entrevista ulisses eu mesmo nao sabia que ele nao tinha pos graduacao caracas!bom demais!

    ResponderExcluir