Translate

domingo, 19 de dezembro de 2010

O Mundo é azul e preto

Abu Dhabi, UAE, 18 (AFI) – Depois de 45 anos de longa espera, o mundo volta a ficar aos pés da Internazionale de Milão. Com uma “trilha sonora colorada”, o time italiano mostrou ter aprendido a lição com Pachuca-MEX e Inter e bateu o TP Mazembe, por 3 a 0, na tarde deste sábado, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, na final da sétima edição do Mundial de Clubes da Fifa.




Com o resultado, o clube milanês espanta de vez a zebra africana e entra para o seleto grupo de campeões do mundo. Nos moldes atuais do torneio, já haviam levantado a taça: Corinthians (2000), São Paulo (2005), Internacional (2006), Milan (2007), Manchester United (2008) e Barcelona (2009).




Levando em consideração a Taça Intercontinental - que era disputado entre os campeões europeus e sul-americanos -, a Inter conquista seu terceiro título mundial. Os dois anteriores foram conquistados em 1964 e 65, ambos contra o Independiente, da Argentina.



O título também coloca os italianos no mesmo patamar de brasileiros e argentinos. Agora, a “Velha Bota” passa a ter nove títulos mundiais, assim como Brasil e Argentina. O mesmo acontece com a Europa, que passa a ter 25 conquistas empatada com a América do Sul.



A conquista teve uma participação direta de quatro jogadores do Brasil: o goleiro Julio Cesar, o lateral Maicon, o zagueiro Lúcio e o volante Thiago Motta, todos titulares na final deste sábado - o meia Philippe Coutinho, outro brasileiro do elenco, não disputou a competição por estar contundido.



A Inter chegou ao Mundial sob ameaça de crise. Os resultados ruins na temporada, principalmente no Campeonato Italiano, já colocavam em risco o emprego do técnico espanhol Rafa Benitez, que assumiu o cargo no meio deste ano. Mas o time de Milão foi soberano na competição disputada em Abu Dabi, confirmando o favoritismo na semifinal contra o Seongnam (3 a 0) e na final diante do Mazembe (3 a 0).



Na decisão do título, a Inter da Milão não deu chances para surpresas. Dominou completamente o jogo e acabou com a festa do Mazembe. O time do Congo, no entanto, saiu do Mundial de Abu Dabi contente com a sua participação histórica. Depois de eliminar o mexicano Pachuca e o brasileiro Inter, se tornou o primeiro representante africano a disputar uma final de competição adulta da Fifa.



Um espetáculo a parte foi proporcionada pela torcida do Inter, mas o de Porto Alegre, no segundo tempo. Como a disputa de terceiro lugar foi no mesmo estádio, cerca de cinco mil colorados ficaram para assistir a decisão e deram uma grande demonstração de amor. Enquanto vencia o time congolês, o clube italiano era guiado pelos gritos de "olê, olê, olê... Inter! Inter!".



INTER DE MILÃO 3 X 0 MAZEMBE Julio César, Maicon, Cordoba, Lúcio, Zanetti, Thiago Motta (Mariga), Cambiasso, Chivu (Stankovic), Pandev, Eto'o e Diego Milito (Biabiany). Kidiaba, Nkulukuta, Kimwaki, Ekanga, Kasusula, Mihayo, Kaluyituka (Ndonga), Bedi, Kasongo (Kanda), Singuluma e Kabangu


Técnico: Rafa Benítez Técnico: Lamine N'Diaye

Cartões amarelos: Kaluyituka, Bedi, Ekanga, Kasusula (Mazembe); Thiago Motta (Inter de Milão)

Gols: Pandev, aos 13 minutos do primeiro tempo; Eto'o, aos 17 minutos do primeiro tempo; Biabiany, aos 40 minutos do segundo tempo

Estádio: Bin Zayed Sports, em Abu Dhabi (EAU). Data: 18/12/2010

Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP). Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário