Translate

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"De Cara a Cara"

O "De Cara a Cara" desde mês de Dezembro entrevistou um grande técnico, ele é Alexandre Guimarães, ele disputou a Copa de 1990 como jogador pela seleção da Costa Rica, inclusive jogou contra o Brasil de Lazaroni, pela seleção Costarriquenha Guimarães jogou 19 vezes e marcou 6 gols.
Encerrou a carreira de jogador em 1992 e iniciou a carreira de técnico em 1994 no Belén da Costa Rica, como técnico participou de mais duas Copas Mundo com a própria Seleção da Costa Rica, em 2002 e 2006, atualmente está no Al-Dhafra dos Emirados Arábes.
Veja a Carreira de Guimarães:

Nome: Alexandre Borges Guimarães


País de nascimento: Brasil

Cidadão: Costarican

Idade: 50

Estado civil: Casado

A experiência como jogador:



1992: FC Turrialba. Primeira Divisão. Costa Rica



1990: Nacional jogador da equipe durante o Campeonato do Mundo de Futebol. Itália.



1982 -1991: Deportivo Saprissa. Primeira Divisão. Costa Rica



1980-1981: Puntarenas Municipal. Primeira Divisão. Costa Rica



1979: Durpanel San Blas. Segunda Divisão. Costa Rica


Conquistas como jogador


1980 - 1992: 95 gols em 377 jogos oficiais no Campeonato da Primeira Divisão.



Classe A 19 partidas como jogador na Costa Rica National Team.



1988 - 1989: Campeão com Saprissa Team, Costa Rica



1979: alta pontuação na Segunda Divisão com 25 gols





Experiência Profissional Coach




2009 - 2010 Al Wasl Sports Club, dos Emirados Árabes Unidos

2007-2008 Panamá DT Equipe Nacional

2005-2006: Costa Rica DT Equipe Nacional

2004: Irapuato e Dorados de Culiacán DT, México

2003: Equipe de Cartago, Costa Rica

2001-2002: DT Nacional da Costa Rica

2000: DT Comunicaciones, da Guatemala

1997 -2000: DT Saprissa, da Costa Rica

1996: DT Heredia, Costa Rica

1994 -1995: DT Belén, Costa Rica



Conquistas como treinador




2010 Al Wasl equipe venceu o campeonato da Copa do Golfo de 2009 - 2010.



Nomeado para a Comissão Técnica de Análise para a Copa do Mundo FIFA 2010.



Panamá 2007 conquistou o segundo lugar durante a Copa Centroamericana, UNCAF, Torneio



2005: Para a segunda vez consecutiva, sob minha orientação geral, Costa Rica Seleção classificada para o campeão da Copa do Mundo Alemanha 2006.



2001: Costa Rican National Team classificados para o campeão da Copa do Mundo do Japão e Coréia 2002.

Nomeado como o 12 º melhor treinador da equipe nacional no mundo, segundo a FIFA História e Estatística da Federação.



Costa Rica conquistou o segundo lugar durante a Copa de Oro Torneio.



Costa Rica equipe conquistou o primeiro lugar durante o processo de eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo 2202.

1999-2000: Saprissa conquistou o segundo lugar no torneio nacional, Costa Rica



1998 - 1999 Saprissa venceu o Campeonato Nacional, Costa Rica e também se tornou o Campeão da América Central durante o Torneio de Los Grandes.



1997-1998 Saprissa venceu o Campeonato Nacional, Costa Rica

Designado como o melhor técnico pela Costarricense Federación de Fútbol



1994 -1995 equipa de Belém venceu o Campeonato Nacional de Copa, Costa Rica



Entrevista:

1-Como foi parar na Costa Rica?


Meu pai era medico e foi transferido pela OMS para a Costa Rica.



2-Desde pequeno você tinha interesse pelo futebol?



Desde os 8-9 anos de idade, e torcia para o Fluminense.



3-Como foi ter jogado no Saprissa e treinado ele?



Uma meta alcançada de sempre, foi muito legal no melhor clube da centroamérica e elegido o melhor time da década passada pela FIFA da Concacaf.





4-Como foi ter jogado uma Copa do Mundo?



Eu falo sempre disso: foi meu mestrado no futebol, e meu relacionamento com o grupo era ótimo com todos fui ate capitão em um tempo,mais não na copa. Já o Bora foi o melhor técnico que tive, era meu mestre.



5-Quando se naturalizou Costarriquenho?



1985 porque já tinha casado e sabia que lá seria meu lugar de vida



6-Quantas partidas e quantos gols você tem pela seleção Costarriquenha?



Fiz 19 partidas e marquei 6 gols, e minha primeira partida foi contra o Canadá em 1985, e marquei gol só no segundo jogo pelas eliminatórias pro México 86 contra Honduras.



7-Você é muito querido por aí?



Acho que sou mas ainda bem que não sou maioria, pois nunca um treinador é aceito por todos.



8-Quando começou a carreira de técnico?

Em 1994, no Belen time da Costa Rica, porém esse time já mudou de nome.



9-Como foi seu trabalho como técnico na Guatemala?



Fui contratado por uma projeto de 3 anos e não suportaram os diretores uma primeira crise e saí de lá.

Já o futebol de lá é razoável,mas na Cetro América esta depois da Costa Rica,Honduras e agora Panamá.



10-Como foi ter treinado a seleção da Costa Rica? E você sonha em voltar para lá?



Foi muito legal estar em duas copas do mundo com eles como treinador e uma como jogador

em futebol o amanha nunca se sabe. E os melhores jogadores que treinei na Costa Rica foram wanchope, centeno, ronald gomez, rolando Fonseca.



11-Por que não obteve sucesso com a seleção Panamenha?



Foi uma grande desilusão essa, tínhamos bom time, mais tivemos um dia horrível e ficamos eliminados.



12-E como foi a experiência no Al-Wasl?



Incrivel.com um time razoável fomos campeões do golfo,incrível mesmo, e sai de lá porque os diretores pensavam em uma maneira de como continuar o projeto e eu de outra.



13-Me explique como foi nomeado para a Técnica e Análise para a Copa do Mundo?



Eu tinha sido convidado por eles pra dar umas conferencias depois da copa de 2002 ,gostaram e ouve uma brecha e me chamaram.



14-Atualmente você propostas de algum time?

Estou trabalhando no AL DHAFRA nos Emirados, denovo, e já estou aqui há 14 dias.



15-Você vem ao Brasil?



Venho uma vez ao ano no Brasil. E inclusive já fiz estágio no Flamengo em 1993 e no Palmeiras em 2007.


Obrigado Alexandre por ter me concedido essa entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário