Translate

terça-feira, 5 de outubro de 2010

"De Cara a Cara"

O "De Cara a Cara" de hoje vai entrevistar um dos melhores técnicos na Polônia, o nome dele é Albanir Roberto Syzmanski treinou muitos times amadores e treinou os juniores do Coritiba, teve um time de futebol que foi de 1999 até 2005, ele era o dono e técnico do clube na época.
Se formou em Educação Fisíca em 1992 na Universidade Federal do Paraná, desde que trabalha com o futebol é o elo do futebol entre o Brasil e a Polônia, exporta muitos jogadores do Brasil para a Polônia, possui cursos no Brasil pela ABTF, EMAF, fez estágio no Vasco da Gama e em clubes poloneses.
Atualmente Syzmanski é auxiliar-técnico do Polonia Slubilce time da segunda divisão da Polônia.


"De Cara a Cara"-Albanir Roberto Syzmanski

1-Por quê não foi jogador de futebol?


Eu cheguei a jogar na base do Pinheiros, depois fui para Maringa no Juniores, mas fiz vestibular na Federal e passei, tive que tomar uma decisão.



2-Como surgiu a idéia de ser técnico? Antes de ser técnico do que você trabalhava?

Eu sempre fui tecnico, quando adolescente ja organizava o time do meu bairro, uniforme, escalação, contratações, avisos de jogos. E tinhamos um time sub 14 e outro sub 12 ou seja quando jogavamos amistosos tinha que ser as duas equipes. Dai que surgiu o convite do CA Nacional pois faziamos varios amistosos e algumas vezes conseguiamos alguns exitos.



3-Como foi seu começo de carreira no Nacional?

Dai que surgiu o convite do CA Nacional pois faziamos varios amistosos e algumas vezes conseguiamos alguns exitos.







4-Como foi sua passagem pelo Coritiba?

Foram tres anos muito bom, tivemos varios jogadores revelados para o profissional, e conseguimos paralelo ao objetivo principal conquistar alguns titulos importantes.



5-Por quê saiu do Coritiba?

Voce quando trabalha em hum clube como Coritiba FC nunca sai. Te tiram. Muda diretoria normalmente os novos diretores trazem profissionais da sua confiança.



6-Me fale sobre o seu projeto de escolinha no colégio Tuiuti?

Durante quatro anos e meio fui coordenador do Departamento de Educação Fisica Cultura e esportes, e tinhamos uma extrutura priveligiada. E tinhamos muitos problemas com invasão de jovens da região para praticar atividades esportivas. Diante disto surgiu a ideia de montar uma escolinha em parceria com o Coritiba FC o que foi um sucesso total chegando a atingir 420 alunos, sendo considerado uma das melhores escolas de Futebol de Curitiba. Tivemos o privilegio da Rede Globo divulgar nosso trabalho no globo esporte.



7-De onde veio a idéia de criar um time de futebol?

Quando sai do Coritiba FC, recebi convite para ser treinador do Atletico Paranaense, mais diante desta politica na epoca existente nos clubes resolvi montar hum clube escola, mas com objetivo de somente disputar as categorias de base.



8-O seu time te deu resultados?

Muitos montamos atraves de patrocinadores alojamento para 45 jogadores, tinhamos sede em Balsa Nova Pr, o projeto sendo cidade CT, pois era tudo proximo, escola, ginasio, parque, cancha de areia, e 6 campos alambrados para treinamentos. E chegamos a disputar o segunda divisao do Profissional, fomos varias vezes jogar em diversos estados, disputamos varios Brasileirinhos, sulamericanos. Colocamos alguns jogadores nos grandes clubes, bem como fora do Brasil.



9-Quando você tinha o time, você tinha parceiros que te ajudavam com o clube?

Sim, tinhamos ajuda da cidade sede, em contrapartida tinhamos projeto social envolvendo mais de 120 atletas do Municipio. E patrocinadores de uniforme, alimentação, transportes.



10-Por quê acabou o projeto do seu time?



Acredito que o ponto chave foi a mudança da Politica na cidade, Balsa Nova o grupo politico estava comandando a 12 anos a cidade e acabou no ano que encerrou as atividades perdendo saindo fora, e os que sucederam procuraram acabar com todos os projetos do grupo anterior. Mas confesso que tenho planos futuramante de contruir meu proprio Centro de Treinamento e retornar novamente o clube.

11-Como que recebeu sua primeira proposta da Polônia?E Como foi trabalhar no MSP Szamotuly?

Eu ainda estava no Coritiba em 98 quando empresario Polones, me convidou para trabalhar na Polonia. Como estava no Coritiba e muito satisfeito nao sai. Em 2001 veio novamente convite aceitei.





12-Syzmanski do que você trabalhou na Polônia de 2006 a 2008?

Eu trabalhei na Polonia fazendo sondagens para Lech Poznan, avaliações dos adversarios para atual treinador da seleção Smuda. Mas foi final de 2006 a dezembro de 2007.





13-Como foi trabalhar com as categorias de base do Adap?

Foi bem interessante pois tratava de hum clube com alojamento para 120 atletas e 7 campos de treinamentos, enfim uma grande extrutura.



14-Como foi trabalhar no Polonia Slubilce? E como é a estrutura desse time?

E inicialmente diferente demais do sistema nosso Brasileiro de treinamentos, mas aos poucos fui colocando algumas metodologias de trabalho e aproveitando o que de melhor eles tinham e montei meu proprio sistema de treinamento. Acredito que gostaram pois minha volta foi muito bem recebida. Boa são tres campos oficiais de treinamentos, hum campo oficial em grama sintetica, musculaçao,piscina, sauna, e hum bonito estadio historico.



15-Por quê foi para o Tur Turek? E por quê saiu de lá?

Nosso grupo que estava em Sulbice todos foram para Turek, incluindo investidores. Minha saida em função a não acreditar no projeto mais, nossos abjetivos traçados no inicio do projeto foram mudados, sem que nos Brasileiros tivessemos participação ou opinião na sequencia do trabalho.



16-Você quer continuar na Polônia ou voltar para algum projeto no Brasil?

Olha eu quero continuar no Futebol, gosto muito do que faço e faço com amor. A Polonia tambem faz parte da minha vida agora, pois me receberam de braços abertos. Acho que esta resposta vai depender muito do projeto apresentado.



17-Você sonha em treinar algum time ou seleção?

Todo profissional tem que pensar grande, tenho um sonho sim, ser treinador do Profissional do Coritiba FC, agora ja em termos de seleção tenho meus pes no chão a nivel de Futebol Brasileiro, pois a concorrencia e muito grande, mas penso um dia em fazer sucesso nos clubes Poloneses, e chegar a seleção Polonesa de Futebol.





18-Qual a diferença do futebol brasileiro para o futebol polônes?

Nossa esta pergunta são varios pontos, mas vou procurar resumi-la em algumas diferenças: primeiro correm de mais, e pensam pouco. Segundo tem campos maravilhosos e insistem em jogar no alto. Terceiro a cultura deles da mais valor ao jogador que da hum carrinho, do que aquele que da hum chapeu ou seja prioriza força em deterimento a Tecnica. Quarto a forma que joga, duas linhas de quatro com dois atacantes, os meias bem abertos, jogam com dois por dentro somente.



19-Me fale sobre seu projeto "Brasil Europa de Futebol"

A Polonia e hum pais que faz divisa com 8 paises. E no profissional pode jogar ate 9 extrangeiros, ou seja as possibilidades são grandes, não precisa ser descendente. Com isto abrimos hum projeto com objetivos de colocar talentos Brasileiros na Polonia fazendo estagio de 6 meses de adptação, ao clima, sistema de treinamnetos e jogos, alimentação. E os que se destacarem, encaminha-los a Centros Maiores.



20-Você ainda tem contato com o Coritiba?

Muitos a atual diretoria a maioria trabalhava em minha epoca que fui Treinador.





21- Syzmanski você sempre quis trabalhar com as categorias de base?

Acho que os melhores profissionais deveriam trabalhar na base, pois e ali que se molda os grandes valores do Futebol. Mas no meu caso foi acontecendo gradativamente, acho que hum treinador que não passou pelas categorias de base, e mesma coisa que uma casa sem teto, falta algo.



Carreira:
Iniciei minha carreira como treinador em 1987 no CA Nacional do Boqueirão.




trabalhei como auxilair Tecnico do excelente Treinador Prof. Bernedito Bandeira de 1987 a 1988.



De 1989 em diante assumi como Treinador a Categoria Infantil sagrando-se vice campeão da Copa Orlando Kilkamp perdemos nos penaltis 6x5.



Em 1991 assumi o depertamento de Educação Fisica Cultura e Esportes do Colegio Tuiuti -Coordenando 12 professores.



Acumulei função entro o Colegio Tuiuti e CA. NACIONAL ate 1992 dos quais assumi todas as categorias.



Acumulei função entro o Colegio Tuiuti e Vila Fanny e Expressinho FC em julho de 1992.



Acumulei função entre o Colegio Tuiuti e o Coritiba FC na Categoria Infantil em 1993.



Acumulei função entro o Colegio Tuiuti e o Op. Pilarzinho SC como Treinador do Infantil e Juvenil ficando em terceiro Lugar no juvenil



Montei um projeto de escolinha na sede da Tuiuti antigo Badep em parceria com Coritiba FC, sendo referencia a nivel de estado, com materia no Globo esporte com Anna Zimmermam.



Fui contratado pela equipe do União Nova Orleans para Disputar o Campeonato Estadual de Juniores em 1996



Retornei ao Coritiba FC em 1997 como Treinador da Categoria Infantil sagrando-se campeão invicto com 15 jogos 14 vitorias 1 empate, marcamos 69 gols e sofremos apenas 5 .



Assumi a categoria de Juvenis sendo a unica comissão que continuou no clube do ano anterior em 1998. Fomos campeões da Copa CBF de avaliação para Seleção e colocamos nosso atleta PEPO neste grupo Nacional na categoria sub 17. Montamos uma base primeiro ano Juvenil. Estivemos inicio do ano em Votorantin em uma Copa Brasileira de Futebol Infantil sendo a melhor marca ate hoje 2010 ficando em terceiro lugar perdendo a semi final para São Paulo por 2x1. Com nossa base de 2008, o Coritiba foi Campeão Juvenil em 2009 com Edson e fez uma otima campanha na Taça São Paulo de Futebol Junior.. Nosso trabalho foi reconhecido apos nossa saida.



Paralelo a este trabalho de base, montamos projeto de Escolinhas com minha empresa a MS Promoções e Eventos Esportivos Ltda, tercerizamos e criamos varias sub sedes de escolinhas de Futebol. Vale ressaltar que cada sub sede a meu pedido havia uma cota de 10 vagas a Bolsistas, dentro não so de um plano social mas principalmente buscando revelar novos valores as categorias de base. Colocamos em dois anos, 20 atletas entre o Mirim e Juniores. Neste projeto havia 12 sub-sedes totalizando hum numero de cerca de 2.000 alunos em todo projeto. Eu durante os dois anos fui Diretor presidente do PROJETO. Fico feliz que ate hoje existe as escolinhas do Coritiba e me orgulho de ser o responsavel pelo projeto.



Apos sair do Coritiba FC em 1999 Iniciei um projeto de formação de hum clube de Futebol nosso objetivo inicial era somente disputar as categorias de Base da FPF. Nossa sede iniciou em Santa Felicidade, tinhamos na epoca um logo muito parecido com Glorioso Trieste. O clube foi crescendo, em 2001 deixei o projeto em plena atividade e fui trabalhar na Polonia em hum CT do MSP Szamotuly. Os pedidos de atletas na epoca que ficaram, no CPF minha despedida me fez retornar ao Brasil 6 meses depois e retomar novamente o Projeto do Clube. Fomos campeões da I Copa Integração de Futebol Junior. Varios titulos em torneios em Santa Catarina, em Itapeva fizemos um emocionante final no juniores, com LECH POZNAN atual campeão Polones profissional de 2010. Sendo considerado melhor treinador do Torneio Sulamericano. Filiamos o clube na FPF e começamos a disputar todas as categorias de base de Mirim a Juniores. Em 2003 com crescimento do clube disputamos a seria A3 do Paranaense, ficando em 4 lugar. Em 2004 disputamos a serie A2 com uma base totalmente de Juniores em função a alguns problemas com falsos investidores. Fiquei acumulando função de presidente, treinador durante 07 anos. Nossa ultima sede foi a cidade de Balsa Nova em 2005 ficamos em terceiro lugar na Copa Tribuna de Futebol Junior, perdemos para mafia do Apito, 6 meses depois foram desmascarados e banidos do Futebol.



Em novembro de 2006 a convite do Sr. Zenon Jarzebiski, retornei a Polonia para montar-mos projeto de encaminhamento de atletas fazendo função de observador Tecnico, e paralelo a isto fizemos um trabalho de divulgação de um projeto Internacional da Adap Galo Maringa FC, divulgando sua marca e demostrando seus atletas destaques.



Retornei ao Brasil em janeiro de 2008 a convite do Presidente da Adap Galo Maringa FC, na função de Coordenador Tecnico das categorias de base, função acumulada em julho quando assumi a categoria sub 20 fazendo a melhor campanha no interior, vindo a cair de produção o grupo apos decisão do clube de não disputar o Paranaense Profissional de 2009. Pois o projeto inicial era disputar com uma base jovem.



Em 2009 retornei ao Futebol Polones sendo II Treinador do Profissional de uma equipe da Segunda divisão chamado MKS POLONIA SULBICE. Ao qual tenho contrato ate junho de 2010. Assumi como segundo treinador do profissional do MKS TUR TUREK em 2010, com contrato ate o dia 30 de junho 2011. Retornei ao MKS POLONIA SULBICE.






Syzmanski muito obrigado por me conceder a entrevista e sorte na Polônia.

Um comentário: