Translate

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Profissionais que não Aparecem"

O quadro irá entrevistar hoje um dos maiores fisiologistas do Brasil,seu nome Fedato,que é filho do ex-atacante Fedato do Palmeiras da década de 1970.
O Fedato fisiologista é um excelente profissional e tem sua própria empresa de fisiologia que é a Fedato Esportes,atualmente está no Corinthians onde inclusive foi Campeão Brasileiro em 2011 e sua empresa presta consulta para a Seleção Brasileira de Futsal,o site de sua empresa é esse: www.fedatoesportes.com.br.
Atualmente fedato ainda continua como fisiologista Corinthians,conheça um pouco mais sobre a carreira desse grande profissional do futebol brasileiro:



Nome: Antônio Carlos Fedato Filho
Profissão:Fisiologista do futebol do Corinthians
Clubes que Trabalhou:

·        Seleção da Arábia Saudita de Futebol – KSA (2007 – 2009)
·        Al Arabi Club – Catar (2008)
·        Al Wasl – UAE (2007)
·        Seleção Brasileira de Futsal (CBFS) – Brasil (2005 – atual)
·        Sport Club Corinthians Paulista – Brasil (2010 – atual)
·        Sociedade Esportiva Palmeiras – Brasil (2010)
·        Associação Portuguesa de Desportos – Brasil (2009)
·        Goiás Esporte Clube – Brasil (2003 – 2004)
·        A. D. São Caetano – Brasil (2005 – atual)
·        Brasiliense FCT – Brasil (2010 – atual)
·        Esporte Clube Juventude – Brasil (2006)
·        Fortaleza Esporte Clube – Brasil (2004 – 2008)
·        Esporte Clube Santo André – Brasil (2004 – 2008)
·        Vila Nova Futebol Clube – Brasil (2007 – 2008)
·        Clube Atlético Bragantino – Brasil (2008 – atual)
·        Guarani Futebol Clube – Brasil (2003 – 2004)
·        SER Caxias – Brasil (2009)
·        Paulista Futebol Clube – Brasil (2004 – 2008)
·        Federação Paulista de Futebol (Árbitros) – Brasil (2003 – atual)



COMPETIÇÕES E TÍTULOS

·        Campeão Mundial de Futsal – CBFS 2008 (Brasil)
·        Campeão Pan-americano de Futsal – CBFS 2007 (Brasil)
·        Bi-campeão Sul-americano de Futsal Sub-20 – CBFS 2006 e 2008 (Venezuela – Colômbia)
·        Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo 2010
·        Vice-campeão Copa da Ásia de Seleções – KSA 2007 (Indonésia – Vietnam – Malásia – Tailândia)
·        Vice-campeão Copa do Golfo de Seleções – KSA 2009 (Oman)
·        Copa Árabe de Futebol – KSA 2007 (Egito)
·        Vice-campeão Paulista de Futebol – AD São Caetano 2007
·        Campeão Cearense de Futebol – Fortaleza Esporte Clube 2008

REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS

Treinadores
·        Mano Menezes
·        Hélio dos Anjos
·        Paulo Bonamigo
·        Antonio Carlos Zago
·        Osvaldo Álvares (Vadão)
·        José Mario Barros (Zé Mario)
·        Vagner Mancini
·        Nelsinho Baptista
·        Dorival Junior
·        Entre outros...


Preparadores Físicos
·        Flávio Oliveira
·        Flávio Trevisan
·        Altair Ramos
·        Eduardo Silva
·        Valter Grassmann
·        Carlos Pacheco
·        Robson Gomes
·        João Carlos Romano
·        Celso Rezende
·        Entre outros...


“Profissionais que não Aparecem”
1-Por que não foi jogador?
       Claro que o sonho de muitas crianças é se tornar jogador,o meu não era diferente mas claro, além de muita força de vontade para treinar e pagar pelo preço da profissão de jogador de futebol tem que ter o dom de jogar,tentei muito pouco jogar gostava mais de jogar brincando do que de treinar(risadas) e hoje em dia tenho que exigir que os atletas treinem.

2-Além do Palmeiras,quais times seu pai jogou?
O Palmeiras foi o time que levou meu pai para o futebol através do treinador Sr. MárioTravaglini que foi o homem que viu meu pai jogando no time do Cerâmica em São Caetano do Sul e convidou para jogar para ele jogar desde o infantil,ele foi a carreira toda do Palmeiras,mas neste percurso  foi emprestado para Náutico,Noroeste de Bauru e Botafogo de Ribeirão Preto.

3-Como conseguiu seu primeiro clube?
Estava ainda na faculdade,lá eu tinha um professor,Luis César Martins,na época ele trabalhava com alguns clubes na fisiologia e hoje ele é fisiologista do Grêmio RS,toda vez que ele estava com alguma equipe eu ia La ficar em cima de curioso até Le anotar meu telefone e me chamar para trabalhar com ele,um dia ele me ligou e perguntou se eu queria ir com ele para a Portuguesa SP,não pensei duas vezes.


4-Desde quando você tem a Fedato Esportes?Como funciona o trabalho da empresa?Só trabalham com fisiologia?
Trabalho com o futebol faz uns 10 anos,mas montei a empresa junto com o Guilherme Rodrigues,fisiologista e meu sócio,fazem uns 4 anos.È uma empresa que presta consultoria em Ciências do Esporte principalmente com o futebol e futsal,temos uma linha na fisiologia e preparação física,trabalhamos diretamente com o preparador físico do clube.

5-Fale como é  o chamado o exame CK?
O CK é uma enzima que,no exame que fazemos no clube,encontramos ela na corrente sanguínea liberada pelas microlesões musculares,então para nós serve como um biomarcador  de fadiga e stress muscular pós sessão de trabalhos intensos,quanto mais microlesões causadas por volume e intensidade maior vai ser o valor de CK no sangue,esses dados irão auxiliar a gente no dia-a-dia para direcionar algumas atividades do atleta caso tenha dado muita alteração nos valores.

6-Quando um jogador está com nível de CK alto,qual é a programação de treinos para acelerar a recuperação desse jogador?
Além das ações já realizadas independente da CK estar alterada como suplementação pós jogo,trabalhos aeróbicos,banheira e imersão no gelo,outra providência que tomamos se o atleta ainda não recuperou é conversar com o treinador e direcionar algumas atividades para o atleta que não tenha muita intensidade expondo a musculatura dele a mais stress e correndo o risco de se lesionar.


7-O fisiologista/fisioterapeuta além de planejar a recuperação física do atleta ele faz outro tipo de coisa?
O fisiologista além do trabalho de recuperação também realiza as avaliações físicas para mapear o atleta e suas valência físicas,auxilia o preparador físico com os dados coletados para a montagem da programação de treinamento e monitora todos os treinos dando uma resposta em tempo real para a comissão técnica do andamento do treinamento em relação ao planejado.
O fisioterapeuta faz  os trabalhos de prevenção de lesões e quando o atleta se machuca ele faz os trabalhos de reabilitação e volta para o campo.

8-Me fale de seu trabalho com os árbitros da Federação Paulista de Futebol?
Fazemos o trabalho com a FPF desde 1999 com a empresa Romano e Martins e já há três anos com a Fedato Esportes LTDA.O nosso trabalho na FPF se estende desde a preparação física do árbitro na pré-temporada dando continuidade com planilhas individuais de treinamento durante o ano todo,monitoração via GPS e outras ferramentas nos jogos dos Campeonatos Paulista,algumas avaliações físicas periódicas e finalizando com a aplicação do teste físico oficial da FIFA mostrando que o árbitro está ou não apto para o jogo,é um trabalho muito gostoso de fazer apesar do número grande de aproximadamente 500 árbitros da FPF.

9-Como foi parar na Seleção da Arábia Saudita?
A Seleção da Arábia Saudita foi uma grande experiência que vivi  e aprendi muito com as viagens e particularidades que só quem viveu nesse país sabe como funciona.Através de um convite do treinador Hélio dos Anjos ao na época meu patrão Luis Carlos Martins,acabei indo fazer o trabalho e fazendo parte de uma bela campanha com a seleção e depois de algum tempo chamaram a gente de volta esse ano para dar continuidade  ao trabalho.

10-Na Arábia eles sabiam como funcionava o trabalho de um fisiologista?Você teve dificuldades lá?
Na verdade eles tinham tido pouca experiência com fisiologistas,o médico é que normalmente faz um pouco de fisiologia e nutrição mas não com a mesma especialidade,quando fui tive muitas informações das dificuldades como tirar sangue deles e alimentação,mas quando cheguei não foi nada do que me falaram, os atletas depois de explicações e adaptações receberam o trabalho com muita facilidade e gostaram bastante.

11-Algo de inusitado ou alguma história engraçada ocorreu na sua carreira no futebol?
Com certeza já tive,acho que todos que trabalham no futebol tem muitas histórias pra contar.Em uma viagem com a Seleção da Arábia estávamos indo da capital Riyadh para outra cidade Jedha,eu estava sentado na poltrona do avião só tinha árabe e  de repente todos começaram ir pro fundo do avião ai pensei,que estranho alguma coisa vai acontecer e não tinha ninguém pra perguntar,ai todos começaram a voltar com os cabelos molhados e apenas vestindo uma toalha,o avião desceu e saímos no saguão eles de toalha e eu no meio,cheguei no saguão todos que estavam lá também estavam de toalhas,foi a coisa mais esquisita que já tinha visto,depois fui saber que eles estavam em perigrinação para um cidade religiosa,essa é uma de várias histórias parecidas.

12-Por que teve uma passagem curta pelo Verdão?
O Palmeiras sempre foi um clube que tive bastante ligação devido a história que meu pai teve lá,trabalhar no Palmeiras mesmo que por pouco tempo foi uma experiência muito legal.
A permanência curta foi devido a forma que fui para o clube,cheguei lá juntamente com a comissão técnica então o vínculo  não era com o clube,portanto quando a comissão saiu acabei saindo junto,mas acredito que deixei as portas abertas lá no Palmeiras e fiz alguns amigos também.

13-Como é o trabalho que você desenvolve na Seleção Brasileira de Futsal?

O trabalho na CBFS é bem parecido com o que desenvolvemos na Arábia,trabalhamos em todas as convocações e campeonatos disputados e realizando todos os controles de treinos e jogos e avaliações físicas,claro,todo esporte tem sua particularidade,mas é um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo João Romano,preparador físico há muitos anos.

14-Por que teve passagens rápidas pelo Al-Arabi e pelo Al-Wasl?
As passagens por esses clubes foi rápida sim,mas muito valiosa,os preparos físicos na época  do Al-Arabi era o Eduardo Silva,o Dudu,e ajudou bastante para ele conhecer o trabalho e podemos desenvolver.um grande trabalho com ele no Corinthians no ano passado.A rapidez na passagem por lá foi devido ao trabalho que desenvolvemos que foi apenas na pré-temporada,pois o clube não podia ter alguém fixo na temporada.

15-Como foi parar no Corinthians?Gostou do clube?Tem contrato por aí até quando?
O Corinthians hoje em dia se não for o maior é um dos maiores e mais estruturados clubes do Brasil,ainda mais com uma torcida dessa não tem como gostar do clube e de trabalhar nele.Como falei antes já tinha trabalhado como Dudu e o Mano Menezes chamou ele para trabalhar no Corinthians,como ele precisava de um fisiologista pois o que estava havia saído e ele me ligou,na época eu estava no Palmeiras,ele me perguntou do Guilherme Rodrigues meu sócio se ele teria o mesmo perfil de trabalho que ele havia conhecido,após uma conversa acabou levando Guilherme como fisiologista,após algum tempo o Guilherme passou a ser auxiliar do Dudu na preparação física,assim no final de 2010 ele me indicou  para o Corinthians me contratar como fisiologista, e desde então sou sempre grato pelo Dudu e Guilherme.Meu contrato no clube é como funcionário,portanto não tem prazo,espero continuar por bastante tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário