Translate

sábado, 28 de janeiro de 2012

"De Cara a Cara"

O quadro irá entrevistar hoje um dos melhores meio-campistas,trata-se de Edu Marangon,ou Eduardo Marangon que jogou no Palmeiras,Santos,Torino,Porto de Portugual,Yokohama do Japão e entre outros clubes.
Edu foi revelado na Portuguesa de Desportos,onde inclusive foi vice-campeão Paulista de 1985,a partir daí então Edu começou  a ser chamado para a Seleção Brasileira que na época era comandada por Carlos Alberto Silva.

nome:Carlos Eduardo Marangon
Nascimento:15 de fevereiro de 1963

Local: São Paulo
Altura:1,81cm
Clubes:Portuguesa (1984-1988),Torino-ITA(1988-1989),Nacional-URU(1989),Porto-PORT(1989-1990),Flamengo(1990),Santos(1990-1991),Palmeiras(1991-1992),Yokohama Flugels-JAP(1993-1996),Inter de Limeira (1996),Coritiba(1996),Inter de Limeira(1997),Bragantino (1997).

Times que treinou:
Juventus(2007),Rio Claro(2008),Atlético de Sorocaba(2009),barueri(2010).

"De Cara a Cara"
1-Como chegou na Portuguesa?
Bom cheguei na Lusa através do técnico Boca que já me conhecia do futsal e de quando era juvenil do Palmeiras, então me fez o convite e resolvi aceitar.

2-Me fale de seu tempo de jogador na Portuguesa,e por que saiu de lá?
A época na Portuguesa foi muito boa pra mim pois pude crescer profissionalmente, realizando grandes campanhas como a do Paulistão de 85 quando fomos vice -campeões perdendo para o São Paulo na final o que proporcionou minha convocação para a Seleção Brasileira sendo mais de 28 jogos oficiais pela seleção.
Mnha saida da Lusa ocorreu de forma natural, mesmo por que ja havia recebido varios convites de equipes da Europa com Liverpool, Olympiakos da Grecia entre outros, mas so foi concretizada minha saida para o Torino da Italia por que na época foi a melhor proposta para a Portuguesa.

3-Como foi sua passagem pela Seleção Brasileira?E como foi ganhar o Pan-Americano de 1987?
A passagem pela Seleção foi o ápice da minha carreira, porque na epoca existiam grandes camisas 10 como Pitta, Neto e fui titular em todos os jogos como na partida em Wembley contra a Inglaterra no torneio Copa Stanley Ross no qual saimos campeões tambem contra Escocia e Irlanda e tambem no Pre- olimpico da Bolivia. No Pan- Americano então a coisa foi mais dificil por que a CBF tinha um problema com os clubes e no final viajamos para Indianapolis com 11 jogadores e o resto foi chegando aos poucos mas nos superamos e conseguimos esse torneio, que pra nos jogadores que participavamos de uma renovação na Seleção, foi de fundamental importancia para continuarmos vestindo a camisa da Seleção.

4-Após o Pan-Americano você teve mais oportunidades na Seleção Brasileira?
Sim participei tambem da Copa America da Argentina onde fomos desclassificados pelo Chile em jogo cercado de problemas internos e brigas com a propria CBF.

5-Como chegou ao Torino?E como foi sua passagem por lá?
Minha ida para o Torino na verdade foi pelas minhas atuações tanto na Lusa como na Seleção e na época poderiam atuar na Europa só 3 estrangeiros por equipe,então eramos eu o Miller e um então Yoguslavo chamado Skoro. A passagem foi boa até porque no segundo ano o time tinha sérias dificuldades financeiras dai minha saida para o Porto de Portugal.

6-Você enfrentou dificuldades no Torino por ser seu primeiro clube fora do país?E por que saiu de lá?
Dificuldade primeiro foi um pouco com o frio depois, claro, a adaptação ao jogo italiano sendo muita marcação e correria diferentes do Brasil. Como disse antes mas por parte financeira.

7-Você teve curtas passagens por Nacional,Porto e Flamengo.Por que você não se firmou nesses clubes?
Na verdade cada um teve sua caracteristica. No Nacional do Uruguai fui ja com um contrato de 8 meses definidos e como o torneio la é muito fraco, cumpri o contrato e voltei ao Brasil. No Porto fiquei um ano mas tive vrios problemas com o tecnico por que ele so me colocava pra jogar de centro avante e essa não era minha caracteristica ate que resultou em uma discussão com ele e pedi para sair por que vi que não tinha mais como jogar com ele. E no Flamengo foi otimo, sai do Porto e fui para o Flamengo para substituir o Zico que tinha parado de jogar na Gavea aquele ano. Fiz grandes jogos e me chamaram para renovar mais um ano, mas o poblema financeiro ( me deviam 4 meses de salario e não pagavam o aluguel de onde eu morava) resultaram na minha saida para o Santos.

8-Edu,como foi para você chegar em uma das piores fases do Plameiras?
Recebi uma grande proposta do Palmeiras, iria fazer a alegria da Familia Marangon, então não me importei com nada, queria vestir a 10 do Palmeiras de qualquer jeito.

9-Fale de seu tempo de Palmeiras e por que de sua saída?
Bom no Palmeiras era uma fase dificil por que estava na transição com a parmalat e isso gerava alguns problemas de elenco, mas ainda fiquei oito meses com a coogestão e depois sai, pelo que sei, por ser um jogador do empresario Juan Figger e a parmalat não queria jogadores que não fossem dela e mais uma decisão do então diretor Cipullo e do tecnico Nelsinho Baptista, mas é dificil de entender como dispensar o capitão do time e o 10 da Seleção que na epoca era dirigida pelo Falcão??????
 
10-Como foi sua passagem pelo santos?
O Santos foi um lugar maravilhoso, com sua mistica da camisa 10 do Pele onde fizemos grandes jogos, um grande campeonato Brasileiro daquele ano e o reconhecimento ate hoje de toda torcida por ter vestido a camisa 10 com muita honra.

11-Por que foi para o Japão?E como foi jogar lá?
Fui ao Japão na verdade pela parte financeira claro mas também porque era um novo mercado surgindo e um novo desafio na carreira e sem dúvida foi uma grande escolha por que sou reconhecido como um dos pioneiros do futebol por la junto com Zico e Rui Ramos, este que esta lá até hoje. Sem dúvida uma enorme e feliz experiência de vida e profissional.
12-Você acha que encerrou a carreira no tempo certo?Com quantos anos parou de jogar?
-Parei de jogar com 34 anos e a decisão aconteceu no dia 26 de agosto de 97 data em que minha MÃE faleceu.

13-De onde surgiu a vontade de ser técnico de futebol?
Por ser um meio -campista que organizava as jogadas do time, que pensava, sempre tive uma visão tática diferente, analisava antes da jogada o que poderia acontecer, dai comecei a perceber que tinha facilidade para ver o jogo taticamente e como sempre um jogador de liderança e capitão nas equipes que passei, achei que tinha possibilidades de me tornar um técnico.

14-Para você qual foi a diferença de ser jogador para ser treinador?
Me preparei para ser técnico. Fiquei dois anos afastado, fazendo cursos no exterior, em Covertianno na Italia que é o centro de treinamentos para técnico, estágios no Milan, Torino, e aqui no Brasil também até me sentir pronto para exercitar a atividade. Essa é a diferença, você tem que saber que agora você manda e não é mais mandado.

15-Como foi o trabalho no Atlético de Sorocaba?
Foi bom apesar das dificuldades de um clube do interior em contratar e muitas vezes em lidar com pessoas que não são do meio e acham que sabem mais do que você, mas foi uma boa experiência.

16-Me conte as histórias de sua visita a Coréia do Norte?
A maior experiência que tive na vida. Graças ao futebol viajei quase o mundo inteiro, mas ir para a Coréia do Norte foi acima do esperado. Na verdade da uma dó terrivel daquelas pessoas que passam fome, que a partir das oito da noite não tem mais luz elétrica, a agua é racionada, enfim não existe vida, existe uma sobrevivência quase sub humana e que nos éramos a maior diversão deles no momento, ja que diversão é o que eles menos tem. Uma coisa me chamou muito a atenção foi no jogo contra a seleção deles, porque quando a seleção da Coréia tinha a posse de bola era um barulho descomunal, mas quando nossa equipe estava com a bola era um silêncio sepulcral, isso tudo devido as imposições politicas vigentes no pais. Enfim, pra não mais esquecer.

17-Atualmente tem propostas de times para treinar?
Não tenho porque resolvi dar um tempo na carreira, os clubes não pagam ( tenho muito dinheiro pra receber de varios clubes e até agora nada), então até o meio do ano estarei longe da bola e se voltar vou analisar bem o clube para não ter mais esse problema. Hoje tenho uma empresa de marketing esportivo e promocional a EMARANGON.

Nenhum comentário:

Postar um comentário