Translate

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"De Cara a Cara"

O quadro irá entrevistar hoje o atual auxiliar-técnico da Seleção Olímpica do Catar,o nome dele é Renê Weber,ex-jogador de futebol do Fluminense(onde conquistou o Brasileirão de 1984),América-RJ,Internacional,Vitória de Guimarães e São Bento de Sorocaba.Renê já trabalhou muito com o técnico Paulo Autuori que é o atual técnico da Seleção Olímpica do Catar,ele foi auxiliar-técnico dele muitas vezes.Mas Renê não é só auxiliar-técnico,ele é técnico de futebol também,onde começou no América-RJ,treinou também Sporting Cristal do Peru,Figueirense e etc.

Nome:Renê Carmo Kreutz Weber


Nasceu:16 de Julho de 1961-Roque GONZÁLES-Rio Grande do Sul



Times como jogador:

São Bento 1982),Internacional(1982-1983-1984),Fluminense (1984-1987),Vitória de Guimarães-Portugual (1987-1992),Fluminense (1992),América-Rj(1993)



Clubes como auxiliar técnico de Paulo Autuori:

Botafogo (1995),Benfica(1996),Cruzeiro(1997),Flamengo(1997-1998),Botafogo(1998 e 2001)Internacional(1999),Santos(1999),Cruzeiro(2000),Grêmio(2009),Seleção Olímpica do Qatar(desde 2011)



Clubes como técnico de Futebol:

América-RJ(2002),Sporting Cristal-Peru(2003),Brasil sub20(2004-2005),Al-Shabab(2006),Al-Sharjah-EAU(2007),Criciúma(2007),Vila Nova(2007-2008),Caxias (2008-2009),Figueirense(2010),Anapolina(2010).





“De Cara a Cara’



1-Como virou jogador de futebol?

POR VOLTA DOS 12 ANOS, EU ERA IMENSAMENTE LOUCO POR FUTEBOL, E TORCEDOR DO GREMIO, COMO MUITOS GAROTOS DO INTERIOR DO RS.E JOGAVA FUTEBOL NO CAMPINHO DA CIDADE DO INTERIOR(ROQUE GONZALES) TODOS OS DIAS, LITERALMENTE. TINHA MINHA PROPRIA BOLA, QUE QUANDO FICAVA VELHA E DESGASTADA, EU PINTAVA DE BRANCO, FAZIA AS MARCAÇÕES DO CAMPINHO EU MESMO, COM UMA ENXADA E CAL, ALEM DE CORTAR BAMBU E TRONCOS DE ARVORES PARA FAZER AS TRAVES E BALIZAS. TINHA UM POSTER NA PAREDE DO MEU QUARTO COM O TIME QUE EU GOSTAVA. E DISSE PRO MEU PAI QUE QUANDO CRESCESSE QUERIA SER JOGADOR DE FUTEBOL. PARA ME ACALMAR,ACHO, ELE DISSE QUE SIM.

ERAM 570 KM DISTANTE DA CAPITAL, E UMA CIDADE DE 6.000 HABITANTES COMO AINDA É HOJE.

E O QUANDO FIZ 15 ANOS, COMO PROMETIDO, LÁ FOMOS NÓS. SEM CONHECER NADA NEM NINGUEM DE COMO FUNCIONAVA A MAQUINA DO FUTEBOL. POR CULPA DE UM AMIGO COLORADO, PAI DE UM GAROTO QUE TAMBEM FOI COMIGO( ADEMIR ANTES, JOGOU DE ZAGUEIRO NO SUL NOS ANOS 80) FOMOS CONVENCIDOS DE QUE O INTER SERIA MELHOR, POIS ESTAVA NUM BOM MOMENTO, TINHA SIDO BI-CAMPEÃO BRASILEIRO EM 75-76.

EM MARÇO DE 1977, FIZEMOS TESTES NO ESTADIO DOS EUCALIPTOS, DO INTER, ONDE A BASE TREINAVA. APROVADOS , EM MEIO A MILHARES DE GAROTOS, INICIEI A CARREIRA, AOS 15 ANOS, E DEIXADA PELO PAI NA CAPITAL DO ESTADO.





2-Como foi sua passagem pelo Internacional?

A MINHA PASSAGEM PELO INTER FOI TUDO QUE EU SEMPRE QUIS. JOGGUEI DE 1977 ATÉ 1981 NA BASE, ONDE CONQUISTEI LITERALMENTE UM TITULO POR ANO: INFANTIL 77, INFANTO-JUVENIL 78-79 (ESTE NOME MUDOU PARA JUVENIL DEPOIS) E JUNIORES 80-81. O INTER OFERECIA TUDO, ESCOLA, ALOJAMENTOS, TREINOS DA MELHOR QUALIDADE(OBS; HOJE AINDA É UMA REFERENCIA NA FORMAÇÃO DE JOGADORES).

O INTER TINHA EM FALCÃO , CARPEGIANE E BATISTA REFERENCIAS DE MEIO CAMPO. E NÓS ÉRAMOS A PROMESSA DO FUTURO.

QUANDO SUBI AOS PRIFISSIONAIS EM 1982, FUIEMPRESTADO AO SÃO BENTO DE SOROCABA, SP. LÁ FIZEMOS A MELHOR CAMPANHA DA HISTORIA DO SAO BENTO, 5° LUGAR EM 1982, NO PAULISTÃO. AO FIM, EU ERA PRETENDIDO POR PALMEIRAS E OUTRAS EQUIPES.

MAS COMO PERENCIA AO INTER( LEI DO PASSE) VOLTEI AO CLUBE NO FINAL DE 1982.

EM 1983, FOMOS CAMPEÕES GAUCHOS E NO FINAL DO ANO, FUI CONVOCADO PARA A SELEÇÃO OLIMPICA, GANHAMOS VAGA PARA AS OLIMPÍADAS DE LOS ANGELES, EM 1984.



3-Por que saiu do Inter?

SAÍ DO INTER PORQUE APÓS AS BOAS ATUAÇÕES NA SELEÇÃO OLÍMPICA, O FLUMINENSE QUIS ME CONTRATAR.EU NÃO TINHA TIDO MUITO BOA RELAÇÃO COM O TREINADOR. PERCEBI QUE TERIA MAIS CHANCES DO FLUMINENSE, E EU ERA LOUCO PELO MARACANÃ, ONDE JA HAVIA JOGADO PELO INTER LÁ, NO ANO ANTERIOR. E ASSIM, APÓS 6 ANOS NO INTER, FUI AO FLUMINENSE EM FEVEREIRO DE 1984.

FIQUEI NO FLU DE 84 ATÉ 87, ONDE FOMOS TRI CAMPEÕES CARIOCAS E BRASILEIRO DE 1984.



4-Me fale de sua passagem pelo Vitória de Guimarães?

O VITORIA DE GUIMARÃES TINHA TRADIÇÃO EM LEVAR JOGADORES BRASILEIROS, E QUANDO O PRESIDENTE ESTEVE NO BRASIL, ACERTEI TUDO DIRETO COM ELE. ( obs: agentes de futebol ainda não existiam em grande numero).

MINHA PASSAGEM LÁ TAMBEM FOI MARAVILHOS. FORAM 5 TEMPORADAS, DISPUTAMOS 2 VEZES A COPADA UEFA E UMA EUROCOPA.

E GANHAMOS O ATÉ HOJE ÚNICO TÌTULO DA HISTORIA DO GUIMARÃES, A SUPER-COPA PORTUGUESA( 1988 )EM CIMA DO PORTO, DENTRO DO ESTADIO DAS ANTAS. EM 1989, DISPUTAMOS O TITULO COM O PORTO ATÉ AS ULTIMAS RODADAS, E O NOSSO TREINADOR ERA O PAULO AUTUORI.

RESCEM CASADO COM A ROSANNE, MINHA ESPOSA ATÉ HOJE, ADORAMOS MUITO A VIDA EM GUIMARÃEA, CIDADE HISTORICA EM PORTUGAL.



5-Por que saiu de Portugual?

NO ANO DE 89, NESSE ANO DA DISPUTA DO AMPEONATO COM O PORTO, SOFRI UMA GRAVE LESÃO NOS LIGAMENTOS, NESTE JOGO COM O PORTO MESMO. APÓS A SIRURGIA E 1 ANO PARADO, E JA COM 30 ANOS, DECIDI VOLTAR AO BRASIL, EM JANEIRO DE 1982.FORAM 5 TEMPORADAS COM O VITÓRIA.



6-Por que encerrou a carreira de jogador?E em qual posição jogava?

EU JOGAVA NO MEIO CAMPO, MEIA DIREITA, MEIA ARMADOR. QUANDO VOLTEI AO FLU, EM 1982, PERCEBI QUE NÃO CONSEGUIA MAIS JOGADOR INTENSAMENTE COMO ANTES. ME SENTIA LIMITADO, DORES NO JOELHO APÓS OS TREINOS E JOGOS, INCHAÇOS, ANTI-INFLAMATÓRIOS.ACABEI O ANO NO FLU, E NO ANOS SEGUINTE FUI PRO AMÉRICA DO RIO. APÓS O CARIOCAS DE 1993 ENCERREI A CARREIRA.





7-Desde quando trabalha como técnico? E você fez estágios em quais times?



ENQUANTO JOGADOR, EU HAVIA ESTUDADO DIREITO ATÉ O 3° ANO. QUANDO PAREI, EM 1993 DECIDI VOLTAR A FACULDADE, MAS FIZ EDUCAÇÃO FÍSICA, A QUAL ME FORMEI EM 1998.

EM 1994, PAREI SÓ PRA ESTUDA E DECIDIR O QUE FAZER. FOI O UNICO ANO DA MINHA VIDA QUE NÃO TRABALHEI EM FUTEBOL, MAS APROVEITEI PARA ME PRAPARAR PARA SER TREINADOR, LENDO, VENDO JOGOS E FAZENDO FACULDADE.

EM 1995, INICIEI DE TECNICO NUMA EQUIPE PEQUENA DO RIO, ARRAIAL DO CABO, LITORAL DO RIO. EM JUNHO, PAULO AUTUORI VOLTOU DE PORTUGAL E ME CONVIDOU PARA SER SEU AUXILIAR. FOMOS CAMPEÕES BRASIEIROS, EM CIMA DO SANTOS.



8-Me fale de sua passagem pelo Peru?


DEPOIS DE ALGUNS ANOS COMO AUXILIAR TECNICO DO PAULO, E DE INICIAR A CARREIRA DE TÉCNICO NO AMÉRICA DO RIO, EM 2002, FUI CONVIDADO A SER TÉCNICO DO SPORT CRISTAL , DO PERÚ. DISPUTAMOS A LIBERTADORES EM 2003, E FIZEMOS UMA BOA CAMPANHA. MAS NO PERUANO NÃO FOMOS BEM, PERDENDO O PRIMEIRO TURNO PRO ALIANZA LIMA, FOI QUANDO SAÍ.





9-Como foi treinar a Seleção Brasileira Sub20?

NA SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-20 TIVE UMA GRANDE EXPERIENCIA. RODAR PELO BRASIL PROCURANDO JOGADORES PARA CONVOCAR E FORMAR UMA SELEÇÃO PARA O MUNDIAL, NÃO FOI SÒ TRABALHO, FOI PRAZER. CONVOQUEI CERCA DE 80 JOGADORES EM 6 MESES, E FOMOS DISPUTAR O SUL-AMERICANO , QUE DARIA A VAGA AO MUNDIAL, EM 2005. CONQUISTADA A VAGA, FOMOS AS SEMI-FINAIS DO MUNDIAL, ONDE PERDEMOS PRA ARGENTINA, QUANDO MESSI APARECEU.





10-Algo de inusitado já ocorreu na sua carreira?

NÃO TENHO TIDO NADA DE INUSITADO NA MINHA CARREIRA DE TREINADOR, PELO MENOS NADA QUE EU TENHA DADO IMPORTÂNCIA.



11-Como foi sua passagem pelo Mundo Arábe?

NO COMEÇO EU NÃO TINHA MUITA VONTADE DE TRABALHAR NO MUNDO ÁRABE, POIS ACHAVA MUITO FECHADO, COMO É A ARABIA SAUDITA HOJE. MAS PÓS 2 ANOS NA SELEÇAO SUB-20, RECEBI A PROPOSTA DO AL-SHABAB, E RESOLVI ACEITAR O DESAFIO. FOMOS MUITO BEM, DISPUTAMOS O TITULO, QUE PERDEMOS NAS ULTIMAS 4 RODADAS. NO ANO SEGUINTE, FUI PARA O AL-SHARJA E NA TEMPORADA PASSADA, AL-SHAAB, TODOS DE DUBAI.



12-Como conheceu o técnico Paulo Autuori?

QUANDO EU JOGAVA NO VITORIA DE GUIMARÃES , O AUTUORI FOI MEU TREINADOR, NA GRANDE CAMPANHA DE 1989. AÍ FIZEMOS GRANDE AMIZADE.



13-Por que saiu do Al-Shabab?

SA Í DO AL SHABAB PENSANDO EM TER UM BOA CHANCE NO BRASIL. ELES QUERIA RENOVAR, E EU NÃO QUIS. NO BRASIL, NÃO TIVE GRANDES OPORTUNIDADES, SÓ EM EQUIPES MÉDIAS E PEQUENAS, E SEMPRE SEM APOIO OU ESTRUTURA. POR ISSO DECIDI VOLTAR DE NOVO AO MUNDO ARABE.





14-Me fale de como é o seu trabalho como técnico de futebol (táticas,etc) e também como é o trabalho de auxiliar técnico?

COMO TREINADOR , TENHO COMO CARACTERÍSTICA PROCURAR FAZER A EQUIPE JOGAR FUTEBOL, PORGREDINDO EM TOQUES CURTOS, APOIADO, MAIS CARACTERISTICO DO FUTEBOL DO BRASIL. NORMALMENTE NO 442 E SUAS VARIAVEIS, QUASE NUNCA NO SISTEMA COM 3 ZAGUEIROS .

TRABALHAR COMO AUXILIAR NÃO É MUITO DIFERENTE, PROCURA-SE DAR TREINOS EM CONJUNTO COM O TREINADOR, OBSERVANDO JOGOS E DANDO MAIS DADOS PARA O TREINADOR TOMAR DECISÕES.



15-Como está na Seleção Olímpica do Catar?

A SELEÇAO OLIMPICA DO QATAR JOGOU UMA VEZ PELA FASE CLASSIFICATORIA, E EMPATAMOSEM 1X1 NA ARABIA SAUIDITA. AGORA, DIA 23 E 27 DE NOVEMBRO TEREMOS 2 IMPORTANTES JOGOS, CONTRA COREIA DO SUL E OMA, EM DOHA, E OMA. ESTOU CONFIANTE, MAS SABEMSO QUE NÃO SOMOS OS FORTESDO GRUPO, TEREMOSQUE TRABALHAR E JOGAR MUITO PARA CONSEGUIRMOS A VAGA PARA LONDRES 2012.



16-Me conte sobre o caso do seu ex-jogador Fayez?

O FAYEZ É UM ZAGUEIRO DO AL-SHARJA, MUITO TÉCNICO , PORÉM DAQUELE PERFIL COMPLICADO, ENVOLVEU-SE EM UMA BRIGA EM SHARJA, E ELE E MAIS 2 AMIGOS, SEGUNDO AS TESTEMUNHAS , MATARAM UMA PESSOA. UM DOS OUTROS 2 TAMBEM JOGAVA NO SHARJA, NOME NEJIB. TODOS FORAM JULGADOS, E ESTÃO PRESOS, MAS O FAYES PEGOU PENA DE MORTE, POR SER O PRINCIPAL CULPADO. JA RECORRERAM EM TODAS INSTANCIAS, MAS PELA LEI DAQUI, SÓ O SHEIKH KHALIFA, DE ABU DABI PODERIA PERDOAR A PENA. MAS PELA POLEMICA DO CASO, ELE NÃO FEZ O PEDIDO, POR ISSO, SEGUNDO UM JOGADOR DOS EMIRADOS QUE ENCONTR EI OUTRO DIA AQUI EM DOHA, E QUE FOI VISITÁ-LO, DISSE QUE APENAS AGURADAM O TEMPO CERTO, POIS NÃO HA MAIS SAIDA.






Nenhum comentário:

Postar um comentário