Translate

sábado, 29 de junho de 2013

"De Cara a Cara"

Conheça o Taiti
O Taiti é uma ilha da Polinésia Francesa localizada na Oceania que possui cerca de 200 mil pessoas. O idioma local é o Francês e a capital é Papete.
O futebol do Taiti existe há muito tempo,o país se filiou a FIFA no final da década de 1980,mas até hoje o futebol do Taiti continua amador,os principais clubes são AS Dragon,AS Tefana,AS Venús e AS Manu-Ura,o último campeão do campeonato nacional é o AS Dragon,que possui cerca de 11 jogadores na Seleção Taitiana.
Para conhecer mais um pouco da história desses guerreiros que jogaram no Brasil a Copa das Confederações,entrevistamos o jogador Tamatoa Wagemann.

Dados do entrevistado:
Nome: Tamatoa Wagemann
Clubes: Stasbourg-FRA(2002-2003),SV Linx-ALE(2003-2004),FC Alle-SUI(2004-2007),Cholet-FRA(2007-2010), US Changénne-FRA(2010-2013),AS Dragon(Taiti 2013).
Títulos:Copa da Oceania(2012).

“De cara a Cara”
1-Por que o futebol do Taiti é amador?
A primeira razão é o tamanho e o número de habitantes,200.000 (Polinésia),outra questão é a cobertura da mídia e as pessoas não estão interessadas no esporte do Taiti.

2-Com exceção da Austrália,na Oceania os outros países são amadores também?
Na Nova Zelândia,há uma equipe profissional que atua na Austrália (Wellington Phoenix).
Nos outros lugares,se não é semiprofissional é 100% amador.

3-Como é a estrutura dos clubes do Taiti?Quantos times tem o Taiti?
Os clubes são mal estruturados,como por exemplo nosso clube AS Dragon,ganhamos o Campeonato e a Taça nesta temporada sem fisioterapia,sem um médico,é muito amador como funciona.
Nas equipes há duas fases:a temporada regular com 12 equipes,em seguida play off com 6 equipes.


4-Como os clubes conseguem viajar para disputar os campeonatos?Eles possuem patrocínio?
Há uma liga da Oceania que reúne os campeões de cada país do continente.

5-Os jogadores recebem algum dinheiro de seus clubes?
Na maioria das vezes os clubes encontram empregos para os jogadores,ou pagam bônus por vitórias.

6-Tamatoa,com exceção do futebol,você estuda ou trabalha em outra área?
Sim,eu sou treinador de esportes no ginásio de hidroginástica.

7-Por que ficou pouco tempo na Alemanha?
Eu estava treinando no Stasbourg,quando um agente me ofereceu contrato e me aconselhou a jogar na Alemanha.

8-Como foi sua passagem pela Suiça?
Eu amei este país!E as pessoas são muito agradáveis.

9-Qual divisão jogou pelo Cholet e US Changénne?
Ambos Cholet e US Channgénne são da 3º divisão Francesa.

10-Por que foi jogar no AS Dragon?
Voltei para o Taiti após a vitória da Copa da Oceania! E o técnico Edy Etaeta me pediu para vir e jogar no Taiti para me acompanhar mais facilmente e se preparar bem para a Copa das Confederações!.

11-Algo de inusitado ocorreu na sua carreira?
Durante meu primeiro jogo com a equipe sub19 do Stasbourg,onde me esqueceram e só foram descobrir que eu não estava no ônibus 1 hora depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário