Translate

segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Profissionais que não Aparecem"

Hoje o quadro "Profissionais que não Aparecem" irá entrevistar o preparador fisíco Norton Cassol, que já passou por grandes times, tais como Coritiba,Atlético Paranaense, Figueirense e atualmente está no melhor clube da Costa Rica que é mais precisamente o Alajuelense, Norton trabalha como preparador-fisíco desde 1990, onde passou por muitos times, porém onde trabalhou mais foi no estado do Paraná, apesar de ter nascido no Rio Grande do Sul.

PERFIL



Nome: Norton José Cassol








Nacionalidade: Brasileira



Natural: São José do Ouro-RS







Nascimento: 8/03/1970









PERFIL



Formação: Educação Física



Graduação: 1990 a 1993 - PUC/PR



Pós Graduação: 1994 a 1995 - UFPR







Clube atual: LDA - Liga Deportiva Alajuelense (COSTA RICA)







CARREIRA PROFISSIONAL



1990 a 1992 - Coritiba Foot Ball Club (Curitiba-PR)



1992 a 1993 - Clube Atlético Paranaense (Curitiba-PR)



1993 a 1994 - Paraná Clube (Curitiba-PR)



1994 a 1995 - Clube Atlético Paranaense (Curitiba-PR)



1996 a Agosto/2000 - Clube Malutrom (Curitiba-PR)



2000/2001- Prudentópolis Esporte Clube (Prudentópolis-PR)



2001- Figueirense Futebol Clube (Florianópolis-SC)



2001/2002 - Clube Malutrom (Curitiba-PR)



2002/2003 - A.A. Internacional (Limeira-SP)



2003 - A.A. Aparecidense (Aparecida de Goiânia-GO)



2003 - Sport Club Iraty (Irati-PR)



2005 - Sampaio Corrêa Futebol Clube (São Luis-MA)



2005 - Prudentópolis Esporte Clube (Prudentópolis-PR)



2005/2008 - J. Malucelli Futebol S/A (Curitiba-PR)



2009 - C.A. Metropolitano (Blumenau-SC)



2009 - LDA - Liga Deportiva Alajuelense (COSTA RICA)


PRINCIPAIS CONQUISTAS




2007 - Copa Paraná (J. Malucelli)







Atividade Profissional Paralela



JCEPDAP (Educação Profissional) - Diretor Proprietário







Experiências Profissionais (Extra)



1992 - Seleção de Curitiba Sub-16



1993 - Seleção do Paraná Sub-16



1998 - Seleção Omya Higashi (Japão) Sub-18



1999 a 2003 - Personal Training de Atletas



2005 a Atual - Diretor de Cursos de Pós-Graduação



2005/2006 - Desenvolvimento Tese de Mestrado

"Profissionais que não Aparecem"


1-Por que não foi jogador de futebol?


Joguei futsal até os 18 anos, e um pouco de futebol de campo nas categorias de base, por opção resolvi seguir meus estudos e entrei na faculdade com 19 anos e já não conseguia encaixar os horários de treinamento e a faculdade, optei por seguir na faculdade e seguir meu sonho que era ser preparador físico e não jogador.

2-Como conseguiu começar a carreira no Coritiba e como trabalhar lá?

Veja que coisa 6 meses depois de estar na faculdade o diretor das categorias de base me chamou para ser preparador físico do infantil, não tinha muito conhecimento, mas a experiência de ter passado por ai, e nesse momento foi muito importante a ajuda das pessoas que trabalhavam comigo naquele momento.

3-Por que ficou pouco tempo no Atlético Paranaense?

No Atlético Paranaense tive 2 passagens uma durou mais tempo e a segunda menos, porque o clube não estava em um bom momento e tinha muitos problemas com falta de pagamento de salários (muito diferente do que é hoje), como já estava trabalhando em colégios resolvi naquele momento dar mas aulas e esperar uma nova oportunidade.

4-Como são seus treinos?

Sempre tive como metodologia de fazer treinos intensos para que o atleta de o máximo em cada sessão de treinamento, sempre com bola e dinâmicos , principalmente dentro da realidade do futebol, me lembro que quando comecei a fazer trabalhos físicos com bola, poucos usavam esta metodologia e em alguns lugares era ainda uma novidade e isso ajudou aos atletas a aceitarem melhor estes treinos tão intensos, mas sabiam que dava resultados.

5-Por que ficou muito tempo no Malutrom?

No Malutrom tenho uma situação diferente é um clube que trabalhei 3 vezes e sempre por varias temporadas, tive presente nos melhores momentos deste clube e fiz e tenho muitos amigos que ainda trabalham lá.

6-Por que não deu certo no Figueirense?

No Figueirense estava bem, uma cidade que gosto muito Florianópolis, sai porque o treinador que me levou saiu, o clube pediu para eu continuar, mas por lealdade ao treinador preferi sair com ele, mas espero um dia voltar porque é um clube que gostei muito e quero trabalhar ai outra vez.

7-Algo de inusitado já aconteceu na sua carreira?

Na carreira de futebol sempre passa situações inusitadas tenho muitas e sei que todos desta profissão tem muitas historias para contar, mas quando trabalhei no maranhão eu estava no hotel onde morava e o treinador estava comigo estava conversando quando toca meu telefone, era um diretor de futebol do clube. Dizendo-me que iam liberar o Técnico e eu ficar no lugar dele nos últimos 3 jogos que faltavam, ai disse ao diretor só um momento fale direto aqui para o treinador que esta ao meu lado. Foi uma situação complicada porque eu jamais faria este tipo de coisa, é muita falta de respeito e lealdade, sei que isso gerou uma grande polemica, mas mesmo assim convenci o Técnico a terminarmos o campeonato e depois saiamos os dois. Fora as historias de jogadores que são tão criativos para criar desculpas. Teve um que sempre se atrasava para o treino, liga e diz que furou o pneu. Passa uns dias liga outra vez e diz que furou o pneu, quando chega ao clube pergunto outra vez furou o pneu em poucos dias e ele me responde: E o carro não tem 4 rodas? Mesmo sabendo que era uma desculpa mentirosa foi muito cômico esta situação.

8-Como foi parar na Costa Rica?

Um amigo treinador me convidou e eu aceitei por gostar de trabalhar com ele, 6 meses depois ele saiu e o clube perguntou se eu queria continuar disse que sim, é um lugar que me encanta é um clube que me sinto em casa, tenho boa influencia no clube ajudei o clube a sair de uma situação difícil já fomos terceiro colocado em um torneio e campeão de outro e neste campeonato estamos lutando pelo Bi-campeonato, também classificamos o clube para a Concacaf que é um torneio internacional que da muita visibilidade para o clube. Estou feliz aqui e espero conquistar muitos títulos com este clube.

9-Você já teve alguma proposta para trabalhar na Seleção Costarriquenha?

Sim já ouve alguns comentários e conversas, mas nada de maneira oficial, ficaria muito orgulhoso de trabalhar e classificar Costa Rica para o próximo mundial que será no Brasil para mim seria duplamente prazeroso.

10-Como é o futebol da Costa Rica? Tem muitos brasileiros no futebol de lá?

O futebol aqui sempre teve a visão de ser mais técnico, assim fomos introduzindo a importância de ter a parte física bem desenvolvida para que com, força e velocidade possa render ainda mas, e esta metodologia estamos conseguindo aplicar com sucesso. Tem poucos brasileiros, agora em meu time tem 2 atletas brasileiros, mas aqui não é muito comum. Preferem argentinos, uruguaios...

11-Como é o trabalho no Alajuelense?

A Liga é um clube que quer fazer um trabalho serio que aceitaram nossa metodologia e também nossas idéias para que o clube entre num cenário mundial e graças a Deus tudo anda caminhando bem e rumo às metas que planejamos para o clube. Estou feliz com os resultados e quero mais porque sei que podemos conquistar ainda muita objetivos por aqui

12-Desde que está na Costa Rica, você já teve outras propostas? Se teve quais foram?

Sim muitas como para o México, Grécia e 4 para o Brasil, e algumas com salários maiores que ganho aqui, mas resolvi estar aqui por me sentir bem, pelo clube acreditar em nosso planejamento e por querer ficar na historia desta instituição. Assim a cada dia que acordo vou para o clube focado e mentalizado nas metas que planejamos para um futuro muito próximo e fazer o possível para colocar a Liga no cenário mundial com o melhor clube e time da America Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário