Translate

terça-feira, 26 de abril de 2011

"De Cara a Cara"

O "De Cara a Cara" hoje entrevistará um ex-grande jogador, que trabalha atualmente como agente de jogadores de futebol, inclusive divulgo aqui o site de sua empresa, que é esse http://www.tockdecraque.com.br/, o nome dele é Clayton, ou melhor José Clayton Menezes Ribeiro, ex-jogador do Bastia da França, do Moto Club e do Esperance Tunis da Tunisia, disputou duas Copas do Mundo, só que calma aí pessoal não foi pelo Brasil e sim pela Tunisia, que é um país africano que faz inclusive divisa com a Líbia, que atualmente está em guerra, mas voltando, Clayton disputou as Copas do Mundo de 1998 e de 2002, e só não foi para de 2006 porque estava machucado, fez 48 partidas pela Tunisia, e marcou 4 gols, se aposentou em 2010, grande jogador.

José Clayton Menezes Ribeiro (São Luís, 21 de março de 1974) é um futebolista brasileiro naturalizado tunisino.


Entre outros clubes jogou no Al Sadd do Qatar. Em 2006 deixou o Al Sadd para o atuar pelo Sakaryaspor da Turkia. naturalizou tunisiano e disputou os mundiais de 1998 e 2002.E tambem os jogos Olimpicos de 2000, como jogador de sobre-idade, ou seja, jogador com mais de 23 anos.
 
TRAJETÓRIA




Ø1991/1994 – Moto Clube – São Luís-MA

Ø1995/1998- Etoile sportive du Sahel – Tunísia

Ø1998/2002- Sporting Club Bastia – França

Ø2002/2005- Esperance Sportive de Tunis – Tunísia

Ø2005/2006- Al-Sadd Sport Club- Qatar

Ø2006- Sakarya Sport- Turquia

Ø2007-2010 Gabes - Tunísia

Títulos


Ø1991/1992 – Campeão Maranhense – Moto Clube – BR

Ø1995 - Campeão da Copa CAF – Etoile Sportive – Tunísia

Ø1996 - Campeão da Copa da Tunísia – Etoile Sportive – Tunísia

Ø1997- Campeão da Tunísia - Etoile Sportive – Tunísia; Campeão da Super-Copa dos campeões Africanos(Etoile sportive)

Ø1999- Vice-Campeão da Copa Intertoto – Bastia – França

Ø2002-2003 Campeão da Tunísia – Esperence Sportive - Tunísia

Ø2003-2004 Bicampeão da Tunísia- Esperance Sportive - Tunísia

Ø2004- Campeão Copa da África de Naciones(Seleção da Tunísia)

Ø2004/2005 Tricampeão da Tunísia- Esperance Sportive - Tunísia

Ø2006 Campeão Nacional do Qatar

Ø2006 Campeão da Copa Do Rei
 
Participações:


Ø1998 – Participação no Mundial da França – (Sel. de Tunisia)

Ø2002 - Participação no Mundial da Korea Japão

Ø2004 - Participação nas Olimpiadas de Atenas

Ø2005 - Participação na Copa das Confederações

Ø2006 - Participação na classificação da Tunísia na Copa do Mundo na Alemanha



"De Cara a Cara"
1-Desde quando tem interesse pelo futebol?


Nossa desde menino.

Comecei a adorar o futebol quando teve aquele timao do mengão do Zico.



2-Como virou jogador de futebol?

Eu estava disputando um torneio escolar quando teve um diretor do moto club de slz me viu e me convidou para jogar Moto Club.



3-Como foi a carreira no Moto Clube?

Apesar das dificuldades que a gente tinha foi boa agradeço muito ao Moto Clube pelo inicio que tive.



4-Como foi parar na Tunisia? E quantos anos tinha?

Eu sai de São Luis para ir jogar na Bélgica chegando lá o cara que se dizia empresário que me levou não arrumou clube algum fiquei la um 1 mês esperando foi quando recebi um telefonema de um tecnico brasileiro de nome Dutra dos Santos para mim ir jogar no Etoile du Sahel eu tinha 20 anos.



5-Algo de inusitado já ocorreu na sua carreira?

Não



6-Qual foi o seu primeiro jogo pela Seleção Tunisiana e quando foi?



Tunisia 1 x 1 Geogia 2/5/1998 em Sousse na Tunisia.





7-Me fale de como foi disputar duas Copas do Mundo?

Todo jogador profissional sonha em jogar uma Copa do Mundo eu tive a sorte de disputar duas e só não fui na terceira porque infelizmente me machuquei, é algo simplesmente maravilhoso.



8-Você ainda tem contato com os jogadores da Seleção? Quais?

Sim francileudo ,jaidi , zied jaziri , karim hagui ,ali boumijel e muitos outros .





9-Quantos jogos e quantos gols você tem pela Tunisia e qual foi seu último jogo?

Joguei 48 jogos e marquei 4 gols meu último jogo foi no amistoso Tunisia x Servia e Monte Negro 01/03/2006.



10-Como foi no Bastia e por que saiu de lá?

Sim SC Bastia foi bom sim sobretudo os ultimos 7 meses de contrato foi quando o clube me propôs mais 4 anos de contrato mas meu empresário na época um italiano recusou porque queria me levar para o lecce da italia mas infelizmente a transferência em junho de 2001 não aconteceu ,o empresário quis me colacar em clube da terceira divisao italiana foi quando tive a ideia de retornar para a tunisia com a intençao de jogar a copa de 2002.





11-Qual foi o fator que tirou você da Copa de 2006?

Estava jogando no Qatar, quando no mês de abril tive um estiramento na coxa até que tive uma recuperação boa fui pré convocado mas fiz um exame antes da convocaçao final e infelizmente eu ainda não estava recuperado.





12-Por que não deu certo na Turquia?

Sim, lá não foi bom joguei muito pouco e cheguei fora de forma depois de 6 meses tivemos um acordo e rescindimos o contrato.





13-Como foi no Stade Gabésien?



Eu estava na tunisia depois de ter saido da turquia quando o ex presidente do esperance me ligou para me ir ajudar o time do amigo dele subir para a primeira divisao o projeto deu certo o clube subiu , pelo fato de ter ajudado ajudado o clube a subir para a primeira divisao foi bom mas pro outro lado nao pq depois de tudo que passei ir jogar na segunda divisao nao foi uma bao escolha!





14-Como foi seu inicio na Tunisia?

Uma catastrofe eu estava 2 meses parado e cheguei para jogar o campeonato estava em andamento tive muita dificuldades no inicio mas graças a deus depois de 3 meses tudo melhorou e no final aconteceu o que muitos sabem.



15-Como é o trabalho de agente?

Como todo trabalho no incio é sempre complicado mas estou me esforçando na certeza de um dia virar um grande agente.

6 comentários:

  1. Que notícia boa de se ler, um Brasileiro que se destaca no futebol mundial. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que perfil de profissional completo! Que currículo caprichado!!! Um jogador deste é que falta na seleção brasileira!!! E que corpo!!!

    ResponderExcluir
  3. ALTA QUALIDADE! ALTA COMPETÈNCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. grande Homem...genuinamente maranhense, brasileiro e não desiste nunca......parabéns jose clayton

    ResponderExcluir
  5. Ler um curriculo como esse enaltece os corações daqueles que almejam ter um futuro tão grandioso como foi a vivência do Clayton.Felizmente, tive o prazer de acompanhar às duas participações dos mundiais e puder sentir a sensacional adrenalina de um brasileiro maranhense defendendo nosso tão conhecido dito:" brasileiro é bom de bola e não desiste nunca".
    Como fã, desejo todo o sucesso do mundo e que você alcance à mais este objetivo de sua vida, o de agenciador futibolistico.
    Meu estimado, Clayton.muito SUCESSO...

    ResponderExcluir
  6. el mejor de todosss meu claytinhoooooo <3 <3

    ResponderExcluir