Translate

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Inusitado Futebol Clube

O país deste mês é a Guiana, colonizada por Holandeses em 1816, ficando em posse deles até 1815, quando os Ingleses tomaram o país. Sua independência ocorreu em 1966.
O nome Guiana significa terra das águas, e de fato o país possui muitos rios além de uma grande fauna, com cerca de 800 espécies de aves.

O curioso da Guiana, é que ela é o único país que possui como idioma principal na América do Sul o inglês, sendo que 75% de seus 800 mil habitantes são Indianos. Segundo a história, quando escravos Africanos da região foram libertados, os Britânicos trouxeram trabalhadores Indianos.

O país faz fronteira com o Brasil, Venezuela e Suriname. Em aspectos esportivos, está longe de ser uma potência, apenas no críquete, esporte número um do país, tendo já sediado até Copa do Mundo deste esporte.

O futebol na Guiana ainda está rumo ao profissionalismo, o país ocupa a posição de número 152º no ranking da Fifa, atrás de países como Turcomenistão e Porto Rico.

Atualmente a Guiana possui apenas três equipes profissionais  com estrutura e pagamentos aos atletas, que são o Slingerz, Alpha United e o GDF. O que chama a atenção é a paixão da Guiana pelo futebol Brasileiro, com o clube amador que se encontra atualmente na segunda divisão e fundado em 1971, de nome Pelé FC.

Goleiro Brasileiro João Moreira.
Mas outro Brasileiro que vem fazendo sucesso no país é o goleiro João Moreira, o Amazonense de 20 anos, que atuou no Princesa de Solimões e Penarol de seu estado, foi jogar dois anos no Canadá até ser indicado para o futebol da Guiana, chegando ao Slingerz em 2014, e caindo logo nas graças da torcida, com a conquista da primeira Guiana Premier League de sua equipe.

Após a conquista do campeonato e o prêmio de melhor goleiro, João realizou alguns treinamentos com a Seleção da Guiana, e iniciou seu processo de naturalização para defender a seleção, que segundo o jogador, foi negado pela Fifa, mas o atleta revela que ainda está em andamento.

Após a conquista pelo Slingerz, João se aventurou no futebol da República Dominicana, e prestes a retornar para a Guiana, para atuar na maior equipe do país, o Alpha United, João recusou o convite e a partir de agora defenderá a equipe do Sporting de Brava, do Cabo Verde.
Conheça mais sobre o futebol da Guiana na entrevista abaixo com o goleiro:

1-João, como foi parar na Guiana, e qual foi sua reação quando recebeu a proposta?
Fiquei um pouco assustado, pois ainda não tinha ouvido falar da Liga aqui, mas recebi a proposta e aceitei, pois todos os desafios são válidos na vida de um atleta.

2-Por que o país é fraco no futebol, e no momento há apenas duas equipes profissionais, o Alpha e o Slingerz, por quê?
O país não é fraco, eles têm calendário para o ano todo, mas equipes que são organizadas e pagam salários são o Alpha FC , Slingerz FC e o GDF. Essas equipes tem mais poder aquisitivo para manter seus clubes com uma boa comissão técnica e bons elencos, as outras equipes são organizadas, mas algumas treinam uma vez na semana, pois os jogadores trabalham e jogam.

3-Financeiramente essa passagem vale a pena?
Sim, meu clube não paga mal e vem se estruturando a cada temporada, pois as conquistas fazem com que a diretoria invista, mas também as Copas que tem no calendário, todos os campeões ganham um milhão de dólares, isso faz com o clube tenha dinheiro em caixa.

4-Fale sobre a vida e a cultura no país?
A vida aqui é tranquila, as pessoas tratam bem os estrangeiros, a cultura é similar à cultura Africana, as músicas e as comidas são muito apimentadas,  isso é difícil de se adaptar.

5-Há muitos Brasileiros no futebol da Guiana, e o que dificulta o intercâmbio de jogadores para outros centros?
Poucos brasileiros jogam a Liga aqui, você encontra Brasileiros que trabalham com outras coisas, no futebol deve ter 3 brasileiros na Liga apenas.
O mercado é muito forte, então você tem que tentar aparecer nos clubes pequenos para chegar ao grandes.

6-Como recebeu a proposta de naturalização, eles te ofereceram algumas garantias, e quando irá ocorrer a estreia pela seleção?
Recebi após a Liga, onde fomos campeões e fui o melhor goleiro. Eles ofereceram um valor financeiro por convocação e outro valor por jogo.
Agora aguardamos que a Fifa autorize para que eu receba meu passaporte e possa ser utilizado nas eliminatórias da Concacaf em Junho.

7-Atualmente, como estão suas pretensões para essa temporada com o Slingerz?
Bom vamos jogar Premier League com pensamento de chegar na CFU que é a pré -Concacaf Champions League, e pretendemos ganhar 4 Copas de 8 que terão esse ano pela Federação.

8-Você possui alguma história inusitada para contar do país?
Bom na primeira vez que fui comprar comida pronta, não sabia que eles usam pimenta no arroz, macarrão e na mistura, então comprei, quando cheguei em casa,  tive que comer  com um litro de água ao meu lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário