Translate

terça-feira, 1 de março de 2016

Inusitado Futebol Clube

O Catar é um pequeno país com aproximadamente 1,9 milhão de habitantes, sendo 75% de seus habitantes estrangeiros, com apenas 250 mil nativos, as cidades mais populosas, Doha e Al-Rayyan, juntas possuem 74% da população do país.

Habitado durante muitos anos pelos Persas, o Catar só conseguiu sua independência em 3 de setembro de 1971 da Inglaterra, e durante a época não aceitou se juntar com outros estados árabes, como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Durante os anos de 1920 e 1930, o país era muito pobre e sua economia tinha como base a pérola e a pesca, mas durante a década 1940, veio à descoberta do petróleo, alavancando assim o crescimento do país, além das reservas de gás natural, na qual possuem 26 trilhões de metros cúbicos, 14% da reserva mundial do mundo.

Seu governo é constituído pela monarquia absoluta, no qual a família Al-Thani, pertencente à tribo Banu Tamim, governa o país desde 1825. Em 1995, o Catar foi marcado por um fato inusitado, durante a viagem do emir, que é o comandante do país, seu filho Hamad, de 45 anos, anunciou que estava tomando o poder a membros da corte real e representantes de famílias influentes e principais tribos do Catar. Foi convocada então uma assembleia entre a família Thani e decidiram que Hamad seria o novo governante.

Com a decisão consolidada, Hamad telefonou para seu pai que estava na Suíça, mas ele já sabia dessa informação e por conta disso não atendeu ao telefone. O pai de Hamad, Klhalifa bin Hamad Al-Thani, tentou recuperar o trono oito meses depois, mas sem sucesso. O atual emir é Tamin bin Hamad bin Khalifa Al-Thani, que assumiu o posto em 2013.

O Catar é um dos poucos países em que não se pagam impostos, além de ser sede da mais importante TV no mundo Árabe, a Al-Jazeera, o país possui como tradição a corrida de camelos e também a falcoaria, com direito a hospital e salão de beleza para falcões que custam entre 800 e 40 mil reais.

Outro esporte que vem se popularizando e possui grande investimento é o futebol, a Liga Nacional começou por volta da década de 1960, quando foi fundada a federação de futebol do país, mas a filiação a FIFA só ocorreu em 1972.

Atualmente o Catar é o número 78º do ranking da FIFA, e nunca participou de uma Copa do Mundo, mas sediará a de 2022. Sua liga nacional é a Catar Stars League, com 14 equipes na primeira divisão e 18 na segunda divisão, cujo maior vencedor é o Al-Saad, com 13 conquistas.

O Blog do Futebol entrevistou o diretor técnico Edson Aguiar, atualmente no Al-Rayyan, uma das equipes que mais venceu a Catar Stars League, Aguiar foi ex-jogador de futebol com passagens por São Paulo, se consagrando Campeão Paulista em 1981, Guarani, Atlético Paranaense e encerrou a carreira no Nagoya Grampus Eight, no qual se tornou diretor técnico, trabalhando no clube entre 1992 até 1998.

Além de Diretor Técnico, Edson foi treinador de equipes como Linense e Clube Atlético Taquaritinga. Foi auxiliar técnico de Muricy Ramalho no Botafogo de Ribeirão Preto em 1998, e teve sua primeira passagem pelo Catar em 2005, no Al-Saad. Trabalhou com Paulo Autuori, no Al Rayyan SC, no Grêmio de Porto Alegre e novamente no Al Rayyan SC, onde permanece até o momento.

Edson cumprimenta os dirigentes após título da equipe.
Como foi parar no Catar, e qual foi sua reação quando recebeu a proposta?

Recebi a proposta em 2005. Estava com minha esposa nos EUA de férias.  Ficamos felizes, mas muitas dúvidas sobre o país, o clube e a cultura. 

Por que mesmo com a ajuda de muitos estrangeiros o Catar ainda não foi para uma Copa do Mundo?

Creio que um dos aspectos mais marcante é cultural. Também tem um calendário escolar que não se relaciona com o calendário do futebol profissional e das camadas jovens. O aspecto climático dificulta a prática do futebol em pelo menos 2 meses e meio.  O país tem uma pequena população de nativos e as regras que a Federação do Catar estabelece no momento, inviabiliza as camadas jovens de ter uma presença diária nos treinamentos.  Número de estrangeiros limitados, cinco por categoria, mesmo que o atleta tenha nascido nos pais e outras dificuldades, como o ASPIRE e ASPETAR, que são centros de excelência, mas totalmente descontextualizados da realidade dos clubes e da Federação do país.

Em aspectos financeiros e estruturais, como é o futebol do Catar?

O país tem um poder econômico muito grande que é oriundo do petróleo e gás. Quando se transfere ao esporte de uma maneira geral, mais especificamente ao futebol é muito gratificante trabalhar num país e ver todas as categorias com todos as formações educacionais entre os 5 aos 19 anos e com seus times B e Profissional. O nível comparado com os outros países como: Brasil, Argentina, Holanda, Itália, Japão, Alemanha, ainda está longe da realidade desses centros, mas apesar de toda dificuldade competitiva irá sediar a Copa do Mundo de 2022, graças ao seu poderio econômico.

Como são a cultura e a vida no país?

Depois de trabalhar em vários países, aprendi rapidamente para viver bem em local novo é você conhecer a cultura do país e aprender e se esforçar para ter qualidade de vida e aqui, graças a tranquilidade de sair de casa, apesar do transito intenso e não correr risco de ser assaltado ou algo mais grave, aqui tem uma das coisas que mais preso que é segurança.

Você possui alguma história inusitada para contar do Catar?

Todo país tem suas particularidades e histórias inusitadas e aqui não poderia ser diferente. Os camelos sempre foram animais marcantes para nós brasileiros, pois acredito que a maioria tem seu primeiro contato apenas em circos. Aqui esse animal é muito comum e existem placas de sinalizações em estrada com alertas de animas na pista e esse animal da sinalização é o camelo. Tiramos muitas fotos e essa é uma das mais marcantes e engraçadas.

Como está o trabalho no Al-Rayyan?


Treinador brasileiro Edson Aguiar desenvolve excelente
 trabalho como diretor técnico da base do Al-Rayyan.
Completarei meu quarto ano consecutivo e graças a Deus estou feliz. Tenho uma relação de muito profissionalismo e tenho uma credibilidade por parte dos dirigentes. Somos uma referência organizacional no aspecto de trabalho em equipe e acredito que podemos continuar prospectando muitas alegrias aos torcedores e simpatizantes do nosso clube nos próximos anos.

2 comentários:

  1. Grande Edson Aguiar , esse seu comprometimento e competência o torna um dos maiores Profissionais do Futebol Mundial. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Conheci o Edson através da minha tia Shirley, que é irmã dele e vive no Brasil. Atualmente vivo na Irlanda, porém, apesar de estar longe, sempre acompanhei e torci pelo trabalho deste grande profissional. Desde os tempos de Nagoya, do qual ainda tenho revistas autografadas. Um grande abraço e muito sucesso ao Edson!

    ResponderExcluir