Translate

terça-feira, 22 de abril de 2014

Estrangeiros na Seleção Brasileira?

É isso mesmo, você que assiste atualmente a nossa Seleção Brasileira jogar pensa que nunca tivemos um jogador de outro país em nosso elenco, pois está errado, ao longo de história tivemos quatro jogadores de outros países defendendo nossa seleção, e um treinador Argentino.
Sidney Pullen pelo Flamengo
O primeiro atleta que iremos citar é o Inglês Sidney Pullen, nascido em Southampton no dia 14 de Julho 1895, veio cedo para o Brasil, seu pai era Inglês e sua mãe Brasileira. Sidney começou a carreira ainda jovem, atuando pelo extinto Paissandu do Rio de Janeiro e depois Flamengo, onde jogou por 10 anos, inclusive conquistou pelo rubro negro o Campeonato Carioca de 1912, o inglês possui 5 partidas com a camisa da Seleção Brasileira e nenhum gol marcado, atuou no Sulamericano de 1916, onde chegou a apitar uma partida entre Argentina x Chile, vale destacar que nessa época os atletas apitavam ás vezes.
O inglês faleceu no Rio de Janeiro na década de 1950.
O segundo da lista  é o Português Casemiro Amaral, nascido em Lisboa, no dia 14 de Setembro de 1892, veio para o Brasil cedo também. Foi goleiro de times como América-RJ em 1911, Germânia de São Paulo, Mackenzie-SP e o Corinthians, vale destacar que também atuou no Sulamericano de 1916, onde era o goleiro titular, ao todo foram 6 jogos com a camisa da Seleção Brasileira.
Casemiro parou de jogar no começo da década de 1920, e faleceu aos 47 anos em São Paulo.
Francisco Police, Italiano, atuou pelo Botafogo nas décadas de 1910 e 1920, esse segundo alguns sites é o que menos possui registro sobre sua carreira, o que se sabe é que o atleta disputou um amistoso pelo Brasil, no dia 27 de Janeiro de 1918 contra o clube Uruguaio Dublin.
E por último, esse é mais conhecido da torcida Brasileira, trata-se de Marcelo Moreno, não chegou a atuar na profissional, mas tratou de deixar sua marca nas seleções sub18 e sub20, porém depois dessa passagem, Marcelo optou por defender a Seleção Boliviana, pois não tinha chance no Brasil.
Quanto ao técnico Argentino, Filpo Nuñez, nasceu em 1920 na Argentina, e comandou equipes como Cruzeiro, Botafogo da Paraíba e Palmeiras, onde pelo verdão comandou a Seleção Brasileira na partida contra o Uruguai em 1965, onde o Brasil venceu pelo placar de 3x0 no estádio do Mineirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário