Translate

sexta-feira, 26 de julho de 2013

"De Cara a Cara"

O quadro irá entrevistar neste mês de Julho técnico de futebol Ademar Braga que já foi também preparador físico de muitas equipes,inclusive Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1990 com o técnico Sebastião Lazaroni,veja um pouco mais sobre esse grande profissional.

"De Cara a Cara"

Nome:Ademar Braga
Data de Nascimento: 8 de Janeiro de 1945
Local: Rio de Janeiro(RJ)
Clubes com Preparador Físico:
Olaria(1969-1970),Vasco(1983),América-RJ(1984),Seleção do Kuwait(1985),Vasco(1986-1990),Al-Alhi Jeddah-Arábia Saudita(1988),Seleção Brasileira(1988-1990),Botafogo(1993),Cerezo Osaka-JAP(1994-1995),Botafogo(1996),Atlético Mineiro(1997),Fluminense(2004), Corinthians (2005).

Coordenador de Futebol:
Mirassol(2006-2007).

Técnico de Futebol:

Shenyang Haishi- China(1999),Seleção do Irã(2000-2001),Corinthians(2006),América-RJ(2008-2010).

Títulos:
Vasco- Bi- Campeão Carioca,Campeão Brasileiro-1989
Botafogo -Copa América 1993.
Seleção Brasileira- Copa América de 1989,Sul Americano
Campeão Japonês da Segunda Divisão em 1994.

"De Cara a Cara"
1-Como conseguiu seu primeiro trabalho no futebol?
Comecei como estagiário no Olaria A.C.  em 1969, você não era nascido, risos, portanto a 44 anos.(clube de tradição no subúrbio do Rio de Janeiro), logo depois passei a ser o preparador  físico titular dos profissionais.

2-Através de quem foi parar na Seleção do Kuwait em 1985?
Foi o professor. Antônio Lopes que me levou, a vida de um pais mulçumano, mas tranquilo e também muito bonito ( foi uma pena o Iraque invadir  e destruir o País). Tinha algumas mordomias,pois trabalhava na seleção, fomos 3º colocado da Copa Asiática.
As mordomias eram telefonar para a família a hora que quiser,o que naquela época era caro,jantares, jogar peladas na casa do sheik,carro do ano e diárias pagas antecipadamente nas viagens.

3-Como era a vida no Kuwait nessa época?Quais as dificuldades que obteve?
4-Trabalhavam muitos Brasileiros no Kuwait nessa época?E o porquê de sua saída?
Resposta da 3 e 4:
Na seleção tínhamos o Miguel ex- zagueiro do vasco que era técnico do Juniores e mais o Santana  como massagista. Sai porque o Lopes não quis continuar.

5-Como é o trabalho do Ademar Braga como preparador físico e treinador?
Como preparador  físico foi muito legal, ganhei muitos títulos e me consagrei, gostava muito de  ser preparador ( é respeitoso ser chamado de professor e gostava disso), pois fui por 36  anos de colégios no município do Rio de Janeiro  e também fui 28 anos professor do Colégio Federal Pedro II. Como Treinador não ganhei tantos títulos,  é muito estressante e incompreendido muitas  vezes.

6-Fale de sua segunda passagem pelo vasco que foi de 1986 a 1989?

Foi os anos áureos  da minha carreira, Campeão Brasileiro, Bi Campeão Carioca, Campeão Sul -Americano com a sel. e disputa de uma copa do mundo. em compensação também foi em 90 a maior decepção  que tive, não ser Campeão Mundial, pois a Seleção  era excelente, tanto isso é verdade que em 1994 no jogo final existiam 7 jogadores que disputaram a copa de 1990.

7-Como chegou na Seleção brasileira e por que não permaneceu mais tempo?
Cheguei através do Paulo Angioni e do Lazaroni, pois eu e o Lazaroni estávamos no Al Alhi da Arábia Saudita quando ele veio para Seleção em 1988. Não fiquei porque perdemos  a copa.(Risos).

8-Fale de suas passagens por Botafogo e Atlético Mineiro?
No Botafogo foi bom trabalhei com Paulo Emilio e Carlos Alberto Torres, ganhamos  o único titulo internacional que o Botafogo tem, Campeão da Copa América em 1993. No Atlético Mineiro fui como auxiliar  técnico do Carlos Alberto, fiquei só 3 meses porque não me pagavam.

9-Como foi parar no Cerezo Osaka e como era o futebol Japonês nessa época?
10-Por que saiu do Cerezo Osaka?E como é o trabalho de auxiliar técnico?

9 e 10.Fui com o Paulo Emilio fomos para um time de 2a Divisão. Colocamos o Cerezo Osaka na 1a. Divisão pela primeira vez  e está lá até agora. Fomos campeão da 2a. Divisão. e 7º na J- legue. Lá eu ainda era preparador físico. Por mim estaria lá  até hoje, lugar maravilhoso, educação nota 10, alias toda nota, clima muito frio, salários em dia respeito dentro e fora de campo. Mas no 3º. ano não continuei,,,, os empresários não quiseram, risos, coisas  do futebol.

11-Ademar você sempre quis ser preparador físico ou queria ser técnico como ocorreu ao longo de sua carreira?
Sempre quis ser preparador físico, fui ser técnico porque  a idade chegou, risos.

12-Como surgiu a proposta para trabalhar no futebol da China e o que achou desta experiência?
Na China também fiquei apenas 4 meses, também não me pagaram...risos.

13-Como chegou a Seleção Iraniana e por que não deu certo?
Na Seleção Iraniana, deu certo sim. Fiquei 1 ano era o tempo do meu contrato fui ser auxiliar de um Iraniano pois ele queriam implantar o 4 -3- 3, pois jogavam no 3-5-2. Fizemos isso. O Iraniano saiu por questões de saúde,  eu assumi, classificamos na 1º parte para o Mundial ( inclusive temos o segundo maior RESULTADO no placar que foi de 19x0 contra Ilhas GUAM ( o recorde é da Austrália 31x0 se não me engano) em placar de jogos classificatório para a Copa do Mundo. Voltei para o Brasil porque não aguentava mais o Iran.

14-Fale como foi trabalhar ao lado do craque Ali Daei?
O Ali Daei é um dos grandes jogadores q trabalhei, inteligente, técnico e muito bom nas bolas altas.Ele me deu muita força.

15-Por que não deu certo como treinador do Corinthians?

Também deu certo no Corinthians, tudo tem seu tempo.. aquele time era muito melhor desse que foi Campeão do Mundo, mas  a vaidade dos Argentinos não deixou a gente ganhar. Eles brigavam entre eles todos  os dias.

16-Como foi o trabalho de coordenador de futebol do Mirassol?
No Mirassol foi muito bom, boa infra- estrutura, as pessoas que administravam a  base, os donos eram muito legais, professor Carlos..tínhamos vários campos, piscina , sala de musculação e boa alimentação....uma pena que  atual direção dos profissionais não quis continuar com esse trabalho.

17-Fale de sua boa passagem pelo América?

No America foi tudo de bom...fomos campeão da 2 Divisão.... e 5º. colocado no anos seguintes com Campeonato Carioca....o projeto acabou porque  a UNIMED  não quis patrocinar .

18-Por quê depois do América não recebeu mais nenhuma oportunidade no futebol? 
19-Algo de inusitado ocorreu na sua carreira?

18 e 19. Essa resposta eu não tenho. Gostaria  muito de continuar trabalhando como gerente de futebol,gostei muito dessa função....mas não apareceu até agora....To ai aguardando um convite, embora tenha tido para clubes de menor expressão e  isso eu não quero.

20-Atualmente trabalha em algum projeto?E por que resolveu parar na pós-graduação do futebol?
Atualmente sou coordenador pedagógico da  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TREINADORES DE FUTEBOL...cargo sem remuneração.....risos....não parei na  pós- graduação de futebol, conclui o Curso de DIREITO  e também PEDAGOGIA, risos.
Obrigado e boa sorte para você. foi um prazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário