Translate

domingo, 26 de fevereiro de 2012

"Profissionais que não Aparecem"

O quadro irá entrevistar hoje um dos melhores preparadores físicos em atividade no Brasil,trata-se dele,Walmir cruz,que trabalhou em muitos clubes,dentre eles,Palmeiras onde teve muitas passagens e começou lá em 1983,trabalhou também no Corinthians,mas saiu devido a alguns problemas.
Atualmente o preparador físico Walmir Cruz está sem time.

Nome:Walmir Cruz
Nasceu: 21/04/1960-São Paulo
Clubes que trabalhou:Palmeiras(1983,1991/1994,2003),Seleção Brasileira de Ciclismo(Jogos Pan-Americanos de 1997 Indianópolis e Olímpiada de Seul em 1988),Bragantino(1989/1990),Verdy Tóquio-JAP(1995/1997),Atlético Mineiro(1997),Santos(1998),Oita Trinita-JAP,Corinthians,São Caetano,Bahia.

"Profissionais que não Aparecem"
1-Walmir Cruz,desde criança você quis ser preparador fisico ou criou esse sonho em sua adolescência?
Sempre estive no meio do esporte , meu pai João Cruz era profesor de Judô e eu desde criança o acompanhava e competia também, e o futebol era paixão de familia e está no sangue.

2-Como conseguiu seu primeiro clube e como foi seu começo?
Comecei fazendo estágio no Palmeiras em 1983 com o Prof. Medina e estudava também na época.

3-Me fale de sua experiência fora do futebol que foram as duas passagens pela Seleção de Ciclismo em 1988 e 1997?
Ja passei por muita coisa na vida esportiva, voltei dos EUA em 1997 e um amigo meu o Pinheiro era o tecnico da Seleção Brasileira de Ciclismo, me convidou para trabalhar com ele ja que tinha experiência em várias modalidades, aceitei e trabalhei por quase 2 anos na CBC.

4-Você gostou dessa experiência?E como era o seu método de trabalho na Seleção de Ciclismo?
Muito gratificante você poder trabalhar com atletas de ponta quer que seja o esporte , viajei bastante , conheci muitos paises e suas culturas , trabalhavamos com avaliações cientificas e aplicamos na pratica tudo aquilo que tinhamos na maos , a parte tecnica também foi importante , o treino na estrada era desgastante porém importante na base do treinamento.

5-Walmir,o que geralmente você aplica em seus treinos?
Trabalhamos muito em conjunto com  o treinador , o treino integrado  onde você utiliza a parte fisica e tecnica juntas , fazendo trabalhos especificos e situações de jogo e o mais indicado e com melhores resultados.

6-Como foi o trabalho no Bragantino?
Vencedor diga se de passagem 1989 Campeao da serie B  , 1990 Campeao Paulista , onde tinhamos jogadores de qualidade e um treinador o inicio da sua carreira no Brasil, Vanderlei Luxemburgo era o piloto e Gil Baiano , Ivair , Mauro SIlva , Mazinho , Nei , etc......eram os condutores da Linguiça Mecânica.

7-Me fale sobre sua passagem vitoriosa pelo Palmeiras de 1991 a 1994,e por que saiu de lá?
Quando voltei ao Palmeiras em 1991 o time não estava la esssas coisas, so no ano seguinte é que as coisas se acertaram também com a vinda da Parmalat melhorou mais ainda, foram anos de titulos com aquele time que marcou época e uma geração vitoriosa, qualidade aliada a talento era o segredo daquela máquina de jogar futebol, sai em 1995 porque recebi uma proposta e fui trabalhar no Japão com o Nelsinho Batista e lá fiquei por 2 anos e ganhando titulos também.

8-Como foi parar no Verdy Tóquio?
Recebi um convite do meu amigo Luis Flavio Buongermino para ocupar o seu lugar pois ele estava indo
 para a Seleção Japonesa , convite feito ..convite aceito e la fui atras de novos desafios na minha carreira.

9-Você se adaptou bem ao seu primeiro trabalho fora do pais?E o trabalho de preparação física dos Japoneses era diferente do Brasil?
A adaptação é fácil quando você quer vencer e não tive maiores problemas não , só o entrave do idioma , mas quanto a alimentção, receptivadade foram numa boa, também tive a sorte do time ser formado por muitos jogadores da Seleção Japonesa como Kazu , Rui Ramos, Kitasawa , Hashiratane , mesclado com brasileiros  Bismarck, Donizete, Caico ,Argel , Magrão.

10-Como foi a passagem pelo Verdy Tóquio e Oita Trinita?
No Verdy Kawasaki ganhamos quase tudo J-League , Copa do Imperador , Copa Nabisco. Os mais importantes titulos do Japão, já no Oita era um time novo com perspectivas de crescer no cenário nacional , um trabalho árduo porém satisfatório, uma equipe média sempre sofre as consequências da falta de experiência , forca politica etc....

11-Fale de suas boas passagens por Atlético Mineiro e Santos?
Atlético Mineiro foi marcado pelo fato de ter havido aquela confusão na Argentina quando vencemos o Lanús e demos um passo enorme para a conquista do Comenbol de 1997 com jogadores como Tafarel , Jorginho ,Valdir ,Marques,Dedé. Ja no Santos coneguimos o Bi Campeonato da Comenbol em 1998 também contra os  Argentinos num jogo que disputamos a final na Argentina com mais de 60 mil torcedores do Rosario Central, onde o Zetti foi o grande heroi com defesas magnificas apoiado por Anderson Lima , Athirson,Narciso,Argel , Claudiomiro ,Jorginho ( de novo ).

12-Como foi o tempo de Corinthians?
Uma passagem muito boa com grandes atletas e pra variar titulos, que somados chegam a 23 nas minhas contas, marcante foi 2009  onde tivemos as maiores glórias, o Corinthians que sabia jogar contra os adversários mais dificeis , sabia o tempo certo de atacar e defender. Trabalhar com Ronaldo foi muito bom , um cara carismático , sem vaidade , o grupo corria por ele e tinhamos resultados incriveis.

13-Por que quando saiu do Corinthians você culpou o técnico Mano Menezes?
Quando da minha saida do Corinthians eu não culpei nínguém , so falei a verdade e quem sabe da historia me deu sempre razão, mas isso não me afetou em nada porque tenho uma história de vitorias e conquista nesses 30 anos de futebol.

14-Por que não deu certo no São Caetano?
Um trabaho que mal comecou e ja foi abortado ai fica dificil alguém ter resultado positivo.

15-Algo de inusitado ocorreu na sua carreira?
Na minha carreira o que mais  prezo é o respeito que tenho no meio tao dificíl que é o futebol  , a amizade que consegui através dos tempos , isso não tem preço ......

16-Atualmente tem propostas?De qual time?
Atualmente estou apenas estudando coisa que sempre fiz desde que sai da faculdade , hoje tenho 4 pós graduação  e continuo a me atualizar porque faz parte do mercado de trabalho ou você está a parte das tendências dos novos métodos de treinamento ou você fica na idade da pedra.ok!

Nenhum comentário:

Postar um comentário