Translate

domingo, 3 de junho de 2012

Oceania

Em um jogo incrível no Estádio Lawson Tama de Honiara, capital das Ilhas Salomão, o Taiti deu um grande passo para terminar na primeira colocação no Grupo A das eliminatórias da Oceania. Depois de atropelar Samoa por 10 a 1 na estreia da segunda fase, a equipe venceu a Nova Caledônia por 4 a 3, mas teve que resistir bravamente a uma tentativa de virada da adversária, que, mesmo perdendo por 3 a 0 e com nove em campo, deu trabalho.
Com domínio total no início da partida, os taitianos abriram o marcador merecidamente aos 19 minutos, quando Alvin Tehau completou de cabeça o escanteio batido por seu irmão Lorenzo. Os polinésios ampliaram a vantagem dez minutos depois, com a cobrança certeira de pênalti do capitão Nicolas Vallar. O zagueiro neocaledônio George Gope-Fenepej foi expulso no lance que gerou a penalidade, por cortar com a mão uma bicicleta de Angelo Tchen.
O Taiti fez o terceiro três minutos mais tarde. A jogada começou nos pés de outro dos irmãos Tehau: Jonathan armou Lorenzo, que aumentou a vantagem da equipe do técnico Eddy Etaeta.
No intervalo, o treinador neocaledônio, Alain Moizan, decidiu pôr em campo Jacques Haeko e Émile Bearune. Mas a situação ficou ainda pior para sua equipe quando Jean-Patrick Wakanumune recebeu o cartão vermelho direto por uma entrada dura.
Sem nada a perder, a Nova Caledônia foi para o ataque. A estratégia deu resultado: na metade final do segundo tempo, Marius Bako e Haeko diminuíram para 3 a 2 e esquentaram o jogo. Roihau Degage voltou a dar alguma tranquilidade ao Taiti com seu gol aos 39, mas Dick Kauma fez o terceiro dos neocaledônios dois minutos depois, armando um final emocionante. No fim, os taitianos seguraram a vantagem e chegaram aos seis pontos no Grupo A.
No primeiro jogo do dia, na mesma chave, disputado sob uma temperatura de mais de 30 graus, Vanuatu derrotou a Samoa com facilidade por 5 a 0, em uma partida em que praticamente só uma equipe jogou. Jean Naprapol, Brian Kaltack, Derek Malas, Robert Tasso e Fredy Vava marcaram os gols.
Resultados
Vanuatu 5 x 0 Samoa
Taiti 4 x 3 Nova Caledônia
As consequências
Taiti, Nova Caledônia e Vanuatu têm chances de classificação para as semifinais, enquanto a Samoa já está eliminada. O Taiti só precisa de um ponto em sua última partida, contra Vanuatu, que, por sua vez, tem que derrotar o líder do grupo para sonhar em seguir na competição. Já a Nova Caledônia tem uma tarefa mais simples: ganhar seu jogo contra a Samoa por uma boa diferença. Isto porque, por ora, vanuatuenses e neocaledônios estão empatados com três pontos e têm o mesmo saldo de dois gols a favor.
O que vem por aí
A Copa das Nações da Oceania, que vale como a segunda fase das eliminatórias oceânicas para o Brasil 2014, continua nesta segunda-feira, quando as quatro equipes do Grupo B farão seu segundo jogo. A Nova Zelândia, atual campeã continental, enfrentará a Papua Nova Guiné ao meio-dia (horário local). Três horas depois, as Ilhas Salomão receberão Fiji, em uma partida que deve definir o segundo favorito à vaga nas semifinais. Com informações do fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário