Translate

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Errada proteção

Luis Fabiano nunca poderia ter sido capitão do São Paulo. Seu temperamento explosivo não é exemplo para ninguém. Sem falar de suas cobranças públicas após erros de colegas de equipe. Inadmissível um jogador de 31 anos, com experiência em clubes europeus e na seleção brasileira, tomar três cartões amarelos nas três primeiras partidas do Campeonato Brasileiro, ficar suspenso no quarto jogo e no quinto ser expulso.
Fabuloso é importante dentro de campo e por isso deveria se policiar até mais do que os outros. Sua ausência na semifinal do Paulistão contra o Santos foi muito sentida – ele estava suspenso por ter tomado um cartão amarelo infantil nas quartas-de-final contra o Bragantino.
Não existe jogador intocável. Pode ser a estrela que for. O Flamengo pagou o pato com Ronaldinho Gaúcho por dar a ele privilégios. Precisa acabar o medo que todos no Morumbi tem de Luis Fabiano. Caso contrário, ele continuará sabotando o time e seu próprio aproveitamento na seleção brasileira. Como confiar em um jogador que não tem auto-controle?
*
O Corinthians tem um grande time, mas as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro estão provando que não tem um grande elenco. Existe a recorrente ausência de um centroavante até na equipe titular e os reservas estão passando vergonha no Brasileirão. Começo de campeonato é determinante para as pretensões de qualquer clube. Sempre podem acontecer surpresas, com arrancadas fulminantes durante a competição, como o São Paulo de 2008 e o Flamengo de 2009. Porém, o próprio Corinthians do ano passado é a prova de que quando chega reta final de pontos corridos é mais fácil administrar do que correr atrás do que foi perdido. Doze pontos atrás do líder Vasco da Gama não serão nada fáceis de recuperar.
*
Restam pouco mais de dois anos para a aguardada Copa do Mundo no Brasil e nossa seleção não tem uma referência. Neymar e Ganso são muito jovens. Thiago Silva é muito tímido e parece não gostar de ser protagonista. Daniel Alves e Marcelo ocupam grandes postos na Europa, mas ainda não se firmaram com a camisa amarelinha. Para quem já teve líderes como Dunga, Leonardo e Cafu é duro não ver uma voz de destaque no atual grupo.

COLUNA MARCEL CAPRETZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário