Translate

sábado, 31 de janeiro de 2015

Toninho Oliveira: O Homem do Futebol Guarulhense

No destaque Toninho Oliveira, pelo Macedo
em Guarulhos.
É verdade que poucos olham para o futebol Guarulhense, assim a cidade fica mais conhecida mesmo por ser a 13º cidade mais populosa do Brasil, a segunda  de São Paulo, além do fato de possuir um dos aeroportos mais movimentados, o aeroporto internacional André Franco.

O futebol da cidade por mais incrível que pareça é fraco e sem estrutura, apenas com um estádio para capacidade de 15 mil torcedores. Ao contrário do que muitos pensam, Guarulhos revela bons jogadores, no futebol isso deve a um nome muito conhecido na cidade, professor Toninho Oliveira.

Toninho conhece o futebol da cidade desde o inicio de sua profissionalização, e trabalhou nas duas equipes da cidade, o Flamengo e o Guarulhos.
O que chama a atenção é o número de atletas que Toninho revelou, a começar pelo futsal com o atleta Almir, ex-General Motors e Seleção Brasileira, Edu ex-Portuguesa, Baraka(Ponte Preta), Douglas Codó(Corinthians, futebol Português), e mais recentemente o mais comentado, o ex-atacante do Palmeiras Henrique.

Em entrevista exclusiva, Toninho nos conta que era auxiliar técnico do Flamengo de Guarulhos, e resolveu um dia acompanhar a base da equipe. O jogo era Flamengo x São José, válido pelo sub17, Henrique  era lateral-esquerdo do Flamengo, onde segundo Toninho, quando atacava nas palavras do treinador arrebentava, porém na hora de marcar era somente bola nas costas.
Neste jogo Henrique colocou a mão na bola dentro da área, pênalti e empate do São José, 1x1 placar final.

Após isso, Toninho se reencontrou com Henrique no sub20 do Flamengo, onde assumiu faltando 15 dias para começar a Copa São Paulo , e o jogador foi reserva na lateral-esquerda, atuando apenas em uma partida.
Com o término da Copa São Paulo, Toninho foi treinar a AD Guarulhos, e quando chegou a equipe pediu de empréstimo cinco jogadores do Flamengo, Toninho conta que o presidente do Guarulhos não queria, mas acabou sucumbindo ao pedido, e no pacote veio cinco jogadores, um deles era Henrique.
O começo do jogador no Guarulhos não foi dos melhores, em um jogo contra o Atibaia, o Guarulhos vencia pelo placar de 3x2, quando Henrique cometeu um pênalti, a partida terminou 3x3.

Da Lateral ao Ataque                                                        
Antes da partida contra o Joseense, nos treinamentos o técnico Toninho diz que sempre priorizou as finalizações, e Henrique, sempre se destacava.

No jogo diante do Joseense na cidade de São José, os donos da casa abriram o placar, com isso, Toninho nos conta que jogou André para a lateral e passou Henrique para o ataque, ao lado de Tiago Andrade. Em sua primeira bola no ataque Henrique driblou duas vezes o zagueiro e sofreu pênalti, além disso, viramos o jogo para 3x1, e depois desse Paulista Henrique foi rodar o mundo, revela Toninho.


Nesse mesmo ano o Guarulhos passou de fase, mas não chegou mais longe por uma série de fatores, entre eles a descrença do presidente no grupo e os salários atrasados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário