Translate

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

"De Cara a Cara"

Para iniciar o ano de 2015, começamos com a entrevista do preparador físico do Fluminense Rodrigo Poletto. Ele trabalhou na Seleção do Panamá ao lado do treinador Alexandre Guimarães, Vasco da Gama, Dínamo de Moscou, Juventude e outros clubes.
Poletto fala sobre a carreira, o começo no Juventude, as projeções para o Fluminense em 2015, seu trabalho no Dínamo de Moscou e uma história inusitada que ocorreu quando trabalhava no Paysandu em 2009.

Nome: Rodrigo Poletto
Nasceu: Caxias do Sul-12/07/1972
Preparador Físico
Carreira:
Juventude (base) (1995-2000), Juventude(profissionais) (2000-2005), Dínamo de Moscou-Rússia (2005-2006), Juventude(2006/2008/2010), Seleção do Panamá (2007-2008), Paysandu (2009), Vasco(2011-2012), Bahia(2013), Fluminense(2014-2015).
Títulos:
Paysandu-Paraense (2009)
Vasco- Copa do Brasil (2011)

1-Poletto você entrou na base do Juventude em 1995 até chegar aos profissionais em 2000. Explique essa sua ascensão no clube e como recebeu esta oportunidade?

Comecei como voluntário nas escolas de recreação e logo passei a colaborar nas escolas de competição, apareceu uma oportunidade para trabalhar no infantil como preparador físico e aceitei prontamente. Trabalhei paralelamente dentro do clube com futsal e futebol feminino, passei por todas as categorias de base e depois tive convite para trabalhar no Juvenil e depois no Junior. Nesses anos fui trabalhando no Clube e concluindo a Graduação de Educação Física. Em 1999 estava formado e Cursando uma Especialização em Treinamento Desportivo, quando tive um convite para fazer o mestrado em Cuba, onde aceitei e fiquei durante esse ano de 1999, quando retornei comecei como auxiliar da preparação física do Esporte Clube Juventude no ano de 2000.

2-Você se formou pela Universidade de Caxias e também possui um mestrado em Cuba. Gostaria que falasse como foi esta pequena experiência nesse país, como surgiu a oportunidade, e você teve contato com o futebol Cubano?

Existia um intercambio com professores cubanos e professores brasileiros da Universidade de Caxias do Sul. Dois professores foram nesse intercambio para concluírem seus mestrados e fui convidado juntamente com mais um colega meu para fazer parte desses brasileiros que iriam Cursar o mestrado em Cuba. Como ja conhecia muito da Escola cubana de sucesso com esportes olímpicos, decidi fazer parte desse grupo para cursar o Mestrado na cidade de Matanzas - Cuba.
Em cuba foi um grande aprendizado desde a ciência do esporte como a cultura do Pais. Esse conhecimento me ajudou muito a expandir meus horizontes e crescimento profissional e pessoal.

3-No Juventude você vivenciou boas épocas, mas por que com o passar dos anos a equipe teve uma queda de rendimento tão repentina?

Posso falar de todo tempo que estive no clube, tive a felicidade de participar de todos os anos de serie A, sai em 2005 para Rússia (Dínamo de Moscou) e voltei em 2006 para o EC Juventude saindo depois em 2007 quando fui para a Seleção do Panamá, ano em que o Juventude começou sua queda. Por isso não posso falar de um período que não passei no clube e não tenho como descrever o que aconteceu. O Juventude passou 13 anos na seria A do brasileiro e tem uma estrutura física com Estádio e Centro de Treinamento próprio, estrutura essa que falta para muitas equipes do Campeonato brasileiro.

4-No ano de 2005 juntamente com Ivo Wortmann, Ademir Sangoi e Álvaro Peixoto, foram para o Dínamo de Moscou. Fale como foi esta passagem e o por quê ficaram pouco tempo?

Tivemos uma experiência positiva, onde organizamos o futebol daquele pais, com periodização de treinamento e organização da estrutura do clube, haviam muitas deficiências nessas questões organizacionais.
Foi uma passagem muito interessante, disputamos o Campeonato Russo daquele ano. Iniciamos e fomos ate o final do campeonato, terminamos no meio da tabela de classificação, mas para as expectativas do clube não era o resultado esperado, então decidimos fazer um acerto amigável ao final da temporada e não seguimos no clube.



5-Em 2007 você foi trabalhar na seleção Panamenha. Como recebeu esta oportunidade?

Fui para o Panamá através de indicação do Álvaro Peixoto com que trabalhei no Juventude e Dínamo de Moscou, o Álvaro já havia trabalhado na Seleção da Costa Rica juntamente com o Gilson Nunes e Alexandre Guimarães. O Alexandre Guimarães  assumiu a Seleção do Panamá em 2007 e procurava um preparador físico brasileiro para trabalhar com ele. Entrou em contato com o Álvaro e fui recomendado, onde decidi aceitar o desafio e trabalhei no Panamá durante dois anos.


6-Em relação à cidade, cultura e comida, o Panamá é parecido com o Brasil?

Panamá tem uma cultura mais parecida com o nordeste do nosso pais, é um povo muito alegre, que gosta muito de futebol, salsa e merengue, a cidade do Panamá é muito desenvolvida, uma das maiores em infraestrutura da América Central.


7-Por que não obtiveram resultados com a seleção, e também não voltou a trabalhar mais com Guimarães?

Tivemos resultado sim! Estivemos por dois anos ajudando o desenvolvimento do futebol do Panamá, participamos da Copa Ouro chegando as semifinais e tivemos grandes resultados na Concacaf.  Ajudamos muito no desenvolvimento do Futebol Panamenho, que quase conseguiu a classificação também para a Copa no Brasil, mas é um pais pequeno, que esta dando passos para chegar a um Mundial. Com certeza nossa ajuda esta colocando o Panamá nessa direção.  Tenho contato com o Alexandre Guimarães até hoje, e já recebi alguns convites para voltar a trabalhar com ele, hoje estou trabalhando com o Cristóvão, mas e um treinador que considero muito.

8-Na sua volta ao Juventude você indicou o Panamenho Juan Pérez. Como foi a passagem dele e o por quê voltou ao Panamá?

O Juan Perez foi muito bem no Brasil, se adaptou rapidamente, foi titular durante a temporada do Juventude e acompanhei mesmo distante o desempenho dele. No campeonato Gaúcho do ano seguinte Juan Perez teve uma lesão de tornozelo muito seria com rompimento de tendão que demorou muito para recuperar e acampou o contrato no Brasil e voltou para seu Pais.


9-Como foi parar no Vasco da Gama, e foi lá que teve a oportunidade de conhecer Cristóvão Borges?

Conheci o Cristóvão e o Ricardo Gomes em 2002 no EC Juventude, onde tivemos a melhor campanha do Juventude na serie A trabalhando juntos. Desde então estivemos sempre em contato para o reencontro dos 3 em 2011 no Vasco da Gama através do convite do Ricardo Gomes. Nesse ano fomos campeões da Copa do Brasil e vice no Brasileiro com o Vasco da Gama.

10- Poletto, atualmente alguns treinadores e jogadores recebem grande valorização no mercado. Quanto ao preparador físico como é no Brasil?

Acho que a valorização de todos os profissionais do Futebol, se da através da capacidade e profissionalismo de cada um. Existe espaço para todos crescerem e serem valorizados cada qual com sua competência.


11-Com uma grande estrada percorrida no futebol, você tem alguma história inusitada para nos contar?

Com certeza, estive no Paysandu em 2009 com o Técnico Edson Gaúcho onde fomos campeões Paraenses naquele ano. Tivemos um jogo do estadual com uma equipe da Ilha de Marajó, a viagem seria feita em 3 aviões pequenos para a equipe técnica e jogadores, a rouparia iria de barco, como aconteciam muitos acidentes aéreos com esses aviões pequenos, pedi para ir com o pessoal da rouparia no Barco no dia anterior. A viagem de Barco de Belém a Ilha do Marajó dura 12 horas, saímos às 19 horas da noite e chegamos às 7 horas da manhã. A minha ida para o jogo foi uma maravilha, tirei varias fotos do Rio Amazonas, mas na volta ..... quis voltar também no  barco.
Pegamos uma tempestade , o Barco encalhou, teve uma mulher que estava passando mal e acabou falecendo antes do final da viagem.... acabou se tornando uma tragédia no retorno. Chegando a Belém, tinha reportagem esperando, ambulância....

12-Quais os planos para o Fluminense em 2015, e mesmo com a saída da Unimed você acredita que possam formar ou bom grupo?

Com a saída da Unimed, o investimento em atletas de qualidade vai diminuir, com isso teremos maiores dificuldades. Precisamos através da criatividade, trabalho bem planejado encontrar alternativas para manter o Fluminense no patamar que esta e continuar disputando e conquistando títulos em 20015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário