Translate

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Inusitado Futebol Clube

A partir de Dezembro temos um novo quadro no Blog do Futebol, trata-se do Inusitado Futebol Clube. O quadro leva esse nome  por realizar entrevistas com profissionais da bola que atuam em países pouco conhecidos.
O país deste mês é o pequeno Tajiquistão, você já ouviu falar no Tajiquistão?
Conheça agora no Blog do Futebol.
O Tajiquistão possui 90% do seu território coberto por montanhas e   é um pequeno país e uma ex-república soviética localizada no Continente Asiático, fazendo fronteira com o Cazaquistão e o Quirquistão.

Sua população é de aproximadamente 7 milhões de pessoas, com capital e cidade mais populosa em Duchambe, com cerca de 562 mil pessoas, e o seu idioma é o tajique.
Seu nome Tajiquistão vem de “Terra dos Tajisques”, que segundo estudiosos o termo é em referência a coroa da cordilheira Palmir, uma das maiores montanhas do mundo, mas o que sabe ao certo é que o nome existe há pelo menos desde 3000 a. C. onde os persas fizeram dessa pequena região sua colônia.

Falando de futebol, o Tajiquistão não figura nem entre os 100 primeiros no ranking da FIFA, atualmente é o número 148 do ranking, e sua melhor posição foi em 1997, quando ficou na posição de número 117 na FIFA.

Crédito da Foto: Site Ogol
Apesar do futebol fraco e da pobreza, o Tajiquistão já participou do Mundial Sub17 da FIFA em 2007 na Coréia do Sul, chegando as oitavas-de-finais. Possui como principais clubes o Regar TadAZ, Ravshan e Istiklol, que possuem grandes participações na AFC Cup.
Se você pensava que nesse pequeno país não houvesse um Brasileiro que atuou por lá, está errado. O blog do futebol entrou em contato com o jogador Elton, que atuou no Regar TadAZ em 2013. Veja a entrevista abaixo sobre o futebol do país:



1-Elton, como foi parar no Tajiquistão, e qual foi sua reação quando recebeu a proposta?
 Um amigo meu (Jailton), foi o primeiro brasileiro a jogar no país, aí perguntaram a ele se ele conhecia algum jogador para indicar, viram o meu material, vídeo e gostaram, eu não conhecia o lugar, não sabia nada sobre o país comecei a pesquisar na internet, tratando da região a pessoa pensa logo em guerra. Vi que se tratava de um país pobre então eu fui preparado para tudo.

2-Por que essa ex-república soviética possui poucos estrangeiros?
 Pelo fato de ser um país muito pobre e de estrangeiro tem mais africanos, quando contratam jogadores de outros países os outros que já são "de casa" não aceitam muito bem pois como por exemplo, há divergência de salário fica aquela certa inveja do estrangeiro ter um salário superior.

Assinatura de contrato de Elton no Tajiquistão.
Crédito: Divulgação Pessoal
3-Por que o Tajiquistão é fraco no futebol?
 Porque a situação financeira do país é muito precária e também pela mentalidade deles, principalmente dos jogadores com relação ao futebol nos demais países. São atrasadas, eles acham que temos a pretensão de ensinar tudo pra eles, que nós iremos enxergá-los por baixo somente pelo fato de serem do Tajiquistão, coisa que não acontecia, eles não aceitavam que os estrangeiros ganhassem mais por exemplo, também por conta disto achavam que tínhamos que fazer de tudo no jogo, quando ganhavam eram eles e quando perdiam eram os Brasileiros.

4-Financeiramente essa passagem valeu a pena?
Não há muita diferença, eu escolhi ir por decorrência de estar jogando um ano inteiro, porque infelizmente o calendário aqui do Brasil não favorece os times pequenos, jogam apenas três meses e depois já tem que correr atrás de um outro time e lá são dez meses na ativa sem essa preocupação.

5-Fale sobre a cultura e a vida no país?
País muçulmano, colônia russa, tem uma comida típica chamada Plof (arroz, verduras, carnes e molho) tudo misturado, no caso a cidade que eu morava os habitantes eram em sua maioria do Uzbequistão porque era na divisa, os costumes não são parecidos com o do próprio Tajiquistão que são da capital, não tem muitos estrangeiros, mas o pessoal trabalha no consulado e não frequentam o mesmo lugar porque as pessoas do país são mais reservadas, não tinham o que fazer era mais ir para o treino e em seguida ir para casa.

6-Como foi sua passagem pelo Regar Tadaz, e o por quê de sua saída?
Não me adaptei muito bem ao país, não tinha vida social, estávamos disputando a Copa da Ásia quando nosso time foi eliminado, só nos restou o campeonato do país e eles não têm grandes pretensões no campeonato deles, o time estava passando por uma crise financeira e faltou uma boa parte do pagamento das luvas, ai resolvi vir embora e coloquei uma ação contra o time.

7-Você tem alguma história curiosa para contar do país?
 O pessoal lá tem o costume de usar aquelas roupas antigas da época de Cristo ainda, cajado e sai com rebanho de ovelhas na rua, quando falecia algum familiar eles colocam essa roupa também e ficam sete dias no banco na porta de casa recebendo visita de amigos, e eles não usam papel higiênico quando vão ao banheiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário