Translate

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Inusitado Futebol Clube

O Inusitado Futebol Clube deste mês continua na Ásia, mais precisamente no pequeno Timor Leste, país que também possui como idioma o Português, e sua capital é a bonita e histórica Díli, cidade que abrange 150 mil pessoas, cerca de 20% da população inteira do país.

Quando o assunto é futebol, Timor Leste é a seleção de número 185º no Ranking  da FIFA, de 210 países. A federação foi criada em 2002, e se filiou a FIFA somente em 2005.
Em conversa com o Blog do Futebol, o treinador de Timor Leste, o Brasileiro Antônio Vieira, que dirige a seleção pela segunda vez, diz que quando chegou substituiu no cargo o ex-jogador do Santos de Pelé Clodoaldo, que trabalhou em 2010 no país. Após isso, Antônio Vieira trabalhou na seleção em 2011/2012, depois deu lugar a outro Brasileiro, o treinador Emerson Alcântara, que atualmente está em Mianmar.

Antônio Viera retornou ao Timor Leste no meio do ano passado, mas este é só mais um de muitos desafios da carreira do técnico, que acumula passagens de sucesso pelo futebol Venezuelano e de Belize, onde já teve a oportunidade de dirigir a seleção local em 2006/2007.

Vieira nos disse que o país sobrevive devido ao turismo e alguns recursos naturais, que apesar da forte ligação com Portugal, a federação gosta de treinadores Brasileiros, porque todos os que passaram deixaram bons resultados no país.

Quanto a liga, o campeonato nacional possui poucas equipes, pois foi criada há pouco tempo, por isso, para tentar equilibrar mais a seleção, Vieira naturalizou alguns jogadores Brasileiros.


Em 2014, o Timor Leste disputou a Suzuki Cup, ainda começou bem vencendo o Butão, mas após algumas derrotas acabou eliminado da competição, mostrando que o país ainda precisa evoluir e muito no futebol, principalmente em estrutura, pois durante as eliminatórias para a Copa no Brasil, a seleção foi eliminada pelo Nepal, jogando as duas partidas na casa do adversário, pois não havia um estádio para atender a demanda da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário