Translate

sábado, 8 de dezembro de 2012

Escolheram o mais fácil


O retorno do técnico Luis Felipe Scolari foi um retrocesso para a seleção brasileira. Felipão acumula trabalhos ruins nos últimos quatro anos. Sua passagem por Chelsea, Uzbquistão e Palmeiras, apesar do título da Copa do Brasil, foram péssimas. Seus esquemas e sua tão falada lábia motivacional não funcionaram mais tão bem como no passado. No ríspido futebol inglês não conseguiu convencer os milionários jogadores do Chelesa a jogarem por ele. Já no Palmeiras era raro ver algo diferente da bola parada de Marcos Assunção.
Ao escolher Felipão, a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol optou pelo caminho mais fácil. Mais simples. Trazer um técnico que já tem um título Mundial no currículo e um carisma acima da média pode iludir os torcedores. Porém analisando friamente o trabalho de Scolari percebe-se que ele está muito longe e fora do que se pratica no primeiro mundo da bola.

*

A melhor coisa que poderia ter acontecido para o Corinthians antes de viajar para o Mundial de Clubes aconteceu: o time de Tite foi derrotado de maneira categórica pelos reservas do São Paulo. Derrotas são fundamentais para o amadurecimento de qualquer equipe. Havia um clima de muita euforia em torno do elenco corintiano. Reportagens, fotos e cartazes já colocavam o Corinthians como virtual campeão mundial 2012. O ótimo segundo turno da equipe corintiana no Brasileirão deveria sim ser comemorado, porém com cautela. Se entrar com preguiça em campo, o Coringão não chega nem a final do Mundial de Cluubes. Há males que vem para o bem. Antes tarde do que muito mais tarde. Frases que Tite deve estar pensando e agradecendo. Nunca o São Paulo fez um bem tão grande ao seu rival Corinthians.

*

O torcedor do Palmeiras pode ficar tranquilo: o ano de 2013 será doloroso, mas não será traumático. O Verdão vai para o segunda escalão da bola, vai enfrentar times sem tradição, jogar em campos horríveis, porém vai passar por isso sem traumas. Time grande quando é rebaixado sobe com tranquilidade. O orçamento é muito maior do que o dos outros times. O que me preocupa é 2014. Será que o Palmeiras vai aprender com os erros?  O torcedor não aguentaria um terceiro rebaixamento.


COLUNA MARCEL CAPRETZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário