Translate

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

“Inusitado Futebol Clube”

Este mês você conhece a Guiana Francesa, uma colônia francesa localizada na América do Sul, com uma população em torno de 250 mil habitantes.

A Guiana faz fronteira com o Brasil, através do estado do Amapá, e com o Suriname. Sua capital Caiena, possui 58 mil habitantes, e existe oficialmente desde 1637, mas o país é controlado por presença francesa, desde 1644, porém, entre 1809 e 1817, esteve anexada aos portugueses, e fez parte até 1815 na colônia brasileira, quando foi devolvida a França através do tratado de Viena.

Não é somente a Guiana que é comandada pelo governo francês, mas também pequenas ilhas localizadas no caribe, como Guadalupe e Martinica. Segundo dados, 40% da população da Guiana são estrangeiros, com destaques para os brasileiros, com aproximadamente 20 mil vivendo no país, e mais 50 mil de forma ilegal.

Equipe Asc Remire, clube que revelou o atleta Malouda.
Quando o assunto é futebol, a Guiana não fica por fora, apesar de não ser filiada a FIFA, já que pertence à França e seus cidadãos votam nas eleições presidenciais do país, convivem com um futebol amador, e apenas um clube possui um estádio oficial, o Asc Remire, fundado em 1974, clube no qual foi revelado o atleta Malouda, ex-Chelsea.

Segundo o brasileiro Tiago Souza, jogador do Asc Remire, poucos times possuem convênio com clubes franceses, mas o jogador destaca a Copa da França, já que duas equipes finalistas de Guiana, Martinica e Guadalupe participam todos os anos.

“O nível aqui é muito baixo, somos eliminados na França por equipes da quarta divisão”, revela o brasileiro Tiago.


Já o outro brasileiro conhecido como Betinho Santarém, atua a duas temporadas na Guiana pelo Remire, no Brasil, atuou no profissional do São Raimundo de Santarém do Pará, e chegou ao país graças a seu padrasto francês, que ficou sabendo do seu futebol e mandou busca-lo no Brasil.

“É muito bom morar aqui, todo mundo tem ajuda do governo com médico, remédio, casa e ainda recebe ajuda todo mês. Quanto ao futebol, acredito que falta verba do governo para os clubes aqui, e também porque dependemos muito da França”, revela o jogador Betinho.


Devido a grande presença brasileira no país, há um clube amador de atletas brasileiros na segunda divisão, chamado Asc Job Originaires Du Brasil, além de um bairro onde só vivem brasileiros, com o nome de Cabassou.

A primeira e a segunda divisão possuem 12 equipes, e como há poucos estádios, muitas equipes acabam dividindo o mesmo. Os clubes em sua maioria não conseguem parcerias com equipes francesas, apenas alguns dirigentes do Nancy já visitaram o país, e ás vezes o ex-goleiro Lama e Malouda, realizam peneiras para levar atletas ao futebol francês.
                                                              


Nenhum comentário:

Postar um comentário