Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vinicius Eutrópio: A Juventude que a CBF Buscou

Vinicius Eutrópio no lançamento do curso.
Crédito: AV Assessoria de Imprensa
Ele tem 48 anos, uma idade intermediária no futebol, já que muitos clubes exigem que os treinadores sejam mais velhos.

Mas no caso de Vinicius não foi assim, encerrou a carreira de jogador, onde era volante e assumiu como coordenador técnico o Atlético Paranaense, obtendo uma grande experiência, sendo auxiliar técnico do Alemão Lothar Mathaus.

Atualmente é treinador da Chapecoense, mas em Dezembro de 2014, a convite da CBF, Vinicius participou como professor para o curso de Treinadores Licença A Nível 3, sendo realizado entre os dias 12 e 19 de Dezembro, na Granja Comary, em Teresópolis.

O curso teve duração de 210 horas, sendo 140 horas de disciplina teórica e prática de conteúdo especifico, 30 horas de trabalho e avaliações e 40 horas de observações de treinamento em Dezembro de 2014 e Dezembro de 2015.

Em entrevista ao Blog do Futebol, Vinicius cita que os cursos de capacitação da CBF adquiriram uma organização e logística muito boa, com o objetivo e desafio de levar o processo a todo Brasil.

1- Vinicius como recebeu o convite para participar do curso de treinadores licença A, nível 3?
Recebi com alegria porque para mim demonstra a preocupação dos treinadores e da entidade em organizar e capacitar os treinadores Brasileiros.

 2-Você que atuou no curso em Dezembro, pode ver um pouco como estão os treinadores Brasileiros. O que falta para eles em sua opinião?
Estão interessantes em adquirir conhecimento e se preparar de forma correta para a função.

3-Como é trabalhado o tema categoria de base durante o curso?
Na verdade o curso é uma sequência, com distribuição da carga horária, sendo enfatizada nos níveis 1 e 2, abordando todos os aspectos e priorizando a mudança de mentalidade na formação do atleta , como um todo.

4-O que falta para mais profissionais estrangeiros ministrarem cursos ou palestras? É a barreira do idioma?
Apesar de não ser a pessoa indicada para resposta, o curso está buscando e se estruturando em bases sólidas com profissionais Brasileiros que possuem grande capacidade, principalmente por conhecer a realidade Brasileira, mas, isso será uma evolução natural ( trazer estrangeiros) pois, os coordenadores estão em contato permanente com outros órgãos internacionais , através de visitas oficiais.

5-Há algo que deve ser melhorado nos cursos da CBF? O que?
O curso já adquiriu uma organização física e logística muito boa, através do conteúdo programático, escritório em São Paulo, a Granja como área de treinamento prático, a próxima etapa é o desafio de levar todo processo a todo Brasil, situação essa, que já está sendo executada e planejada pela coordenação do curso.

6-Como deve ser feito um bom trabalho nas categorias de base para se colher os frutos futuramente?
 Existem várias formas, mas, o fator mais importante é capacitar os profissionais que trabalham de forma direta na formação, é o primeiro passo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário