Translate

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

"De Cara a Cara"

Chico Ferreira durante o trabalho no
Al-Ain dos Emirados Árabes Unidos.
O quadro “De Cara a Cara” do mês de Setembro entrevista Francisco Adolfo Ferreira, mais conhecido como Chico Ferreira, é preparador físico, gestor esportivo, professor universitário e palestrante.

Chico criou em 2012 o Ceperf (Centro de Excelência e  de Futebol), com gestão e consultoria esportiva,  presente desde 2012 como diretor executivo e também exerceu a profissão de gerente esportivo do América de Teófilo Otoni em 2014.

http://www.ceperf.com.br/


O Ceperf tem por objetivo a reestruturação de departamentos de futebol profissionais abordando a estrutura física como campos de treinamento, comissões técnicas, equipamentos e ciências do esporte.

Chico teve grande passagem pelo Cruzeiro de 1999 a 2009, Al-Ain dos Emirados Árabes, Atlético Mineiro e atualmente é o instrutor de curso de Qualificação de Treinadores de Futebol na CBF.

Nome: Francisco Adolfo Ferreira
Clubes: Atlético Mineiro(infantil)-(1989-1991 e 1995), Al-Muharraq-Club(Bahrein) (1991-1992), Cruzeiro(1999-2009),  Al-Ain-EAU(2010-2011), América Teófilo Otoni(gerente de futebol) (2014).


1-Você iniciou a carreira em clubes de futebol, no Atlético Mineiro em 1989. Como foi parar no galo, e através de quem foi parar no Muharraq Club?

Iniciei em 1989 no pré-infantil do Galo. Foi uma indicação de um colega de turma na faculdade de Educação Física. No Muharraq foi uma história interessante: O meu tio David Ferreira, o Duque, estava em BH negociando sua ida para o futebol do Bahrain. Ele me pediu para ajudá-lo como intérprete (língua ingelsa) de um telefonema que ele iria receber. Ficamos a tarde inteira em sua casa aguardando este telefonema. Quando finalmente recebemos a chamada, após negociar seu salário, data de embarque, etc. o dirigente do clube me perguntou se o Duque falava inglês. Eu respondi que não e aí ele disse que isto seria um problema. O Duque então me mandou perguntar se ele poderia levar um preparador físico que falasse inglês. O dirigente concordou e já disse qual o salário que poderia pagar. Encerramos a chamada e o Duque se vira pra mim e diz: Você será o meu preparador físico! Foi uma surpresa pra mim, que era recém-formado, tinha 26 anos e trabalhava como preparador físico no Atlético desde 1989. Ou seja, eu só fui contratado porque falava inglês e estava na hora certa e no lugar certo! 

2-Você chegou ao Bahrain em 1991. Havia muitos Brasileiros no pais? Como foi o trabalho no Muharraq Club?

No Bahrain tudo era novidade pra mim! Primeira vez que iria morar longe de meus pais e irmãos e logo num país distante e com cultura tão diferente. O Futebol era bem fraco, não havia ainda o profissionalismo como na Arábia Saudita, por exemplo. Mas fizemos uma excelente Liga e fomos campeões com 4 ou 5 rodadas de antecedência, com uma única derrota e sem nenhuma lesão muscular ao longo de toda a temporada. Ficamos em 3º lugar invictos (perdemos nos pênaltis) na Copa dos Campeões do Golfo realizada em Dubai e fomos a única equipe que não perdeu para a equipe campeã, o forte time do Marrocos. Havia vários brasileiros no futebol do país. Em nosso clube trabalhavam o Adílio como assistente técnico do Duque e como técnico do Sub-20. Tinha ainda o massagista Declávio, o Binho. Nos outros clubes tínhamos o Sebastião Araújo, o Valinhos, o Ferreti e o Gildo Rodrigues. 

3-Vocês conquistaram grandes resultados no Bahrein, mas por quê acabou saindo?
Faltando uns 2 meses para encerrar a temporada eu comuniquei ao clube que não continuaria para a próxima temporada pois eu era solteiro e estava me sentindo muito sozinho lá, aí veio também a desclassificação na Copa do Rei e eles então não renovaram com o Duque.   

4-Ao longo de sua carreira trabalhou com grandes treinadores. Em seu inicio de carreira, teve ao lado Barbatana e Duque. Como foram estas experiências?

Foram experiências importantes para entender um pouco de como funcionava a escola antiga do futebol brasileiro. Muita exigência de disciplina, muito trabalho empírico e muito treino. Ambos já estavam em final de carreira, já idosos, mas mostravam uma vontade, um entusiasmo pelo trabalho impressionante! Guerreiros!

5-No Cruzeiro você trabalhou de 1999 a 2010, implantou alguns projetos como a criação de um software de avaliação e a montagem da sala de musculação. Como veio parar no Cruzeiro e fale dos projetos que implantou?

 No Cruzeiro eu estava realizando um sonho de atuar como membro do departamento de futebol profissional de um grande clube do país. Com uma estrutura já invejável, mas recebendo constantes investimentos, pude apresentar vários projetos para o clube como este software de avaliação de carga máxima, projeto isocinético, projeto da sala de musculação da Toca II, projeto da sala de musculação para as categorias de base na Toca I, projeto do CEPREFF (Centro de Excelência em Preparação Física de Futebol), dentre outros. Quem me indicou foi o João Leite, com quem eu já havia trabalhado no Atlético e que era muito amigo do Prof. Odilon Guimarães, então preparador físico chefe, que trabalhava com o técnico Levir Culpi. 

6-Pelas suas experiências em métodos de treinamentos esportivos, seja no Brasil, Mundo Árabe ou cursos na Europa. Como você avalia o futebol Brasileiro neste cenário?

O futebol brasileiro está atrasado/defasado em termos de mentalidade, de metodologia de treinamentos, de gestão e carece muito de uma visão estratégica de médio e longo prazo. Isto vale para todos: Clubes, Federações, CBF, Rede Globo, Mídia Esportiva, Acadêmicos, etc.

7-Em 2012 criou o CEPERF. Quais os métodos implantados para gerar resultados no futebol, e como está sendo visto pelos clubes d futebol?

Eu tenho oferecido aos clubes minha "expertise" para montagem ou reestruturação de departamentos de futebol abordando todas as estruturas: Física, humana, científico-metodológica, tecnológica, de gestão e de formação de atletas. A maioria acha linda e importante, etc., mas ninguém se dispôs até hoje a apostar e bancar. Há muita influência política neste meio, muita vaidade, pois todo mundo acha que entende de futebol. É sabido que a maior carência do futebol brasileiro é na gestão e esta, consequentemente traz a reboque o estágio de desenvolvimento das outras áreas.  

8-Em 2014 foi instrutor do curso de Treinadores de Futebol da CBF. Como você avalia o curso, e por que não se estende nos demais territórios Brasileiros?

Fui convidado em 2014, pelo Maurício Marques, o Chopinho, que é um dos coordenadores, para ser um dos instrutores do curso de formação de treinadores da CBF, mas ainda não tive a oportunidade de atuar na prática. Eu dei a ideia de se democratizar o acesso aos cursos. A popularização e regionalização dos mesmos poderia ser feita com custos mais baixo e realização destes cursos em cada região da Federação. O Chopinho garante que isso vai ocorrer.  

 9-O que nós da imprensa geralmente mais colocamos em debate é o atraso do futebol Brasileiro. Você através de projetos, desenvolvimento de artigos e livros, expõe um pouco sobre o atraso. Para você, qual o principal fio condutor deste atraso? É a formação de atletas, dirigentes, empresários ou formação de treinadores?

O principal entrave é a legislação esportiva vigente que é da década de 1940, Estado Novo, Getúlio, flertando com o fascismo! Ela é autoritária, pouco transparente e pouco democrática! Apresenta desde sempre uma estrutura arcaica e coronelista dos currais eleitorais e da perpetuação no poder, incompatível com os tempos modernos! Consequentemente, estimula à corrupção e aos desmandos! Assim, todas as estruturas e atores do futebol (formação de atletas, dirigentes, empresários, formação de treinadores...) se veem tolhidos por esta legislação e incapazes de conseguirem alçar voos de modernidade e eficiência!


10- Com uma bagagem extensa no futebol, você possui alguma história inusitada para nos contar?

Comecei no futebol em 1989, no Sub-14 do Galo. O treinador era o saudoso, “Seo Irineu”, uma “lenda” dentro das categorias de base do Atlético. Ele já havia sido de tudo no Galo: roupeiro, massagista, cortador de grama... Agora, já havia alguns anos, era o treinador do Sub-14. Devia ter, naquela altura, já uns 65 anos de idade. Um mulatão com fisionomia abrutalhada que lembrava um cão da raça Boxer! Barrigudo, bundudo, sambista, uma perna torta e manca, gago e que falava errado e cuspindo!! Estava sempre com um boné de malandro/sambista, uma bermuda branca caindo e mostrando o cofre, de chinelos e uma camisa da comissão técnica curta que deixava seu umbigo à mostra! Tinha um vozeirão que se fazia ouvir em toda a Vila Olímpica! Pré-histórico! Figura ímpar! Impagável! Uma tosqueira só!
Bem... Lá chego eu, começando a realizar o sonho de atuar no futebol, em um grande clube, prestes a me graduar em Educação Física pela UFMG, todo metidinho, cheio de ideais, conceitos e teorias. PUTZ!!! Que choque! Mas ao mesmo tempo, que escola!

Primeiro dia em que fui ao Atlético, na Vila Olímpica, eu nem imaginava que já iria começar a trabalhar naquele mesmo dia... Imaginei que era apenas pra conhecer o pessoal, a estrutura, combinar horários, etc., e que, começar a trabalhar mesmo, seria só no dia seguinte! De repente, já me deram uniforme, me chamaram para o campo: Coletivo! “Seo Irineu” chega perto de mim e diz: “PPP-Professo... AAA-Apita aí, tá?!”... Já me entregando o seu apito. Ao olhar para aquele apito de metal do “Seo Irineu”... Todo encardido! Cheio de catarro seco grudado!!! ““Seo  Irineu”!  Toma aqui, apita o senhor mesmo! Estou com dor de barriga! Volto já ”... E saí correndo em direção ao vestiário fingindo que ia ao banheiro! No outro dia tratei de levar  3 apitos! Um para ficar pra sempre pendurado no meu pescoço! Outros pra deixar de reserva no meu escaninho... Nunca se sabe, não é mesmo?!

Primeira semana de trabalho, um jogo no sábado, “Seo Irineu”, vira para mim no banco de reservas e fala: “Professo... aquece o Graber pra mim!”... Eu me viro para o banco e fico pensando: “Graber, Graber...”... Não conseguindo identificar quem seria esse Graber, pergunto aos meninos: “Quem é o Graber aí?”... Um menino se levanta e diz: “Ah professor, sou eu! Liga não: É Glauber!”.

Havia lá um menino com a “lata” muito ruim... mas era “estragado” mesmo! “Lata de construção”! Tão feio que logo ganhou dos outros o sugestivo apelido de: “Feio”!... “Feio” era lateral esquerdo e gostava muito de atacar. No primeiro tempo de um jogo, lá vai o “Feio” subindo ao ataque o tempo todo... Igual índio! Para desespero do “Seo Irineu” que berrava o tempo todo do lado de fora: “A -volta “Feio”! A volta!!!”. No intervalo, no vestiário, “Seo Irineu” se vira pro “Feio” e tasca-na-lata: “bu-bunito heim “Feio”?! Buniiito!”... Uma semana rindo sem mostrar os dentes, como costuma dizer o Levir Culpi, só de ver o “Seo Irineu” na minha frente!

Em um sábado à tarde, todos no vestiário da Vila Olímpica, já trocados, pois dali a pouco haveria um jogo, “Seo Irineu” sai pra dar um telefonema (naquela época não existia celular) e a molecada cai na maior algazarra. Hernani, um atacante muito técnico, magro e alto (chegou a jogar no profissional, passou pela Ponte Preta e outros clubes), coloca as camisas debaixo do braço e começa a andar pelo vestiário mancando e a imitar a fala gaga e cuspida do “Seo Irineu”: “fu-fulano, eu vou te tirar tá!!!”, “Tátá muito mole, tá!”... Todo mundo: os moleques, a comissão técnica, o diretor... De repente, sem que quase ninguém percebesse, “Seo Irineu” retorna ao vestiário e diz: “Vamo reza gente?”... Nada! Quase ninguém ouviu, a algazarra continua... “Seo Irineu”, de novo: “Vamo reza gente!!!... Nada ainda... “Vamo reza caraI!!!”... Berra o Irineu, furioso, dando um susto em todo mundo e encerrando de vez a bagunça, mas o inusitado da frase faz com que todos façam a oração se segurando pra não rir!

Jogador de futebol tem mania de rezar a Ave Maria e o Pai Nosso (os evangélicos só o Pai Nosso), a plenos pulmões na roda do vestiário antes de entrar em campo. “Seo Irineu” sempre falava depois da reza: “Ô gente... Deus não é surdo não, tá!!!”.

Irineu estava aplicando uma peneira. Uma verdadeira manada de meninos na Vila Olímpica! Após o teste alguns meninos procuravam o “Seo Irineu” para saber como tinham ido, se agradaram se podiam voltar, etc. Um destes meninos arrisca a perguntar ao Irineu: “Seo Irineu”... eu posso voltar?”... Irineu olha pro moleque e tasca-na-lata: “Que isso minino”! Num sabe falar não?! Fala direito, tá?!”...” Volta em janeiro, tá?!”... O menino também era gago e em janeiro estão todos de férias! Todo menino ruim de bola, o “Seo Irineu” mandava voltar em janeiro!


*Histórias Presentes no Livro "O Futebol Não Pode Ser Assim Mesmo"

Sávio conquista título com Real Madrid Legends

Depois de vencer um combinado de jogadores chineses pelo placar de 3×0, o Real Madrid Legends atropelou a Inter de Milão por 5×1 na grande final do Winning League International Legends Championship 2015 realizado em Xangai, na China.

Autor da jogada do primeiro gol, Sávio Bortolini acabou sendo substituído aos 10 minutos da etapa final após sofrer uma forte entrada por trás do italiano Colonnese. “Esse tipo de jogo era pra ser de exibição, para os torcedores matarem a saudade dos ídolos do passado, mas infelizmente nem todos conseguem encarar dessa maneira”.

Com o tornozelo inchado e dificuldades para caminhar, o ex-atacante do Flamengo e Real Madrid chegou a Florianópolis na última segunda-feira (28) e deverá realizar uma ressonância magnética para verificar a gravidade da lesão. “Devo fazer um exame mais detalhado para verificar se houve uma ruptura ou algo mais sério”, explicou.

O time que goleou a Inter de Milão entrou em campo com Contreras, Velasco, Cannavaro, Pavon e Amavisca, Sanchís, Fernando Redondo, Seedorf e Figo, Sávio e Edwig Congo.




terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ronaldinho não é mais Jogador do Fluminense

Divulgação site oficial do Fluminense.
Em meio a forte crise e a recente troca de treinador, o Fluminense surpreendeu todos hoje à noite ao anunciar que Ronaldinho Gaúcho não faz mais parte dos planos da equipe, tendo segundo a diretoria tricolor, pedido para rescindir seu contrato.

O site do Fluminense agradeceu a Ronaldinho pelos serviços prestados ao clube, e comunicou que a rescisão foi amigável entre ambas as partes.


Atacante Rafael Coelho pede rescisão contratual e deixa o Buriram United

A passagem do atacante Rafael Coelho pelo Buriram United, da Tailândia, teve fim na última semana quando o jogador solicitou aos diretores do clube sua rescisão contratual. Contratado junto ao Changchun Yatai, da China, o brasileiro permaneceu por um ano na equipe tailandesa.

Insatisfeito com alguns procedimentos do clube, Rafael Coelho optou por encerrar seu vínculo e seguir para um novo desafio. “Foi uma experiência interessante, porém não estava satisfeito com algumas situações internas do clube. Já estou conversando com o meu empresário e vou seguir minha carreira em outro lugar, provavelmente fora do Brasil”, explicou.

Com 27 anos, Rafael Coelho está desde 2011 atuando no exterior quando deixou o Avaí para defender o Guangzhou R&F, da China. Segundo o atacante, a ideia é permanecer fora do país por mais alguns anos. “O meu planejamento é ficar mais uns três ou quatro anos jogando fora e depois voltar ao Brasil. Na próxima semana estarei em Florianópolis e espero resolver a minha situação com um novo clube o quanto antes”, revelou.

Na equipe tailandesa, Rafael Coelho atuou em oito partidas tendo anotado sete gols. Revelado pelo Figueirense, Rafael Coelho defendeu ainda no Vasco da Gama, além de ter no currículo passagens pelas seleções brasileiras de base.

domingo, 27 de setembro de 2015

Sávio é o destaque do primeiro jogo do Real Madrid Legends na China

Uma constelação de craques veteranos, incluindo Luis Figo, Fábio Cannavaro, Gianluca Zambrotta, Luis Garcia, Francesco Toldo, e o brasileiro Sávio Bortolini, estão em Xangai, na China, mostrando que ainda sabem fazer bonito mesmo após terem pendurado as chuteiras. Os atletas estão disputando o Winning League International Legends Championship 2015, que conta com a participação de Real Madrid, Inter de Milão, Barcelona e uma seleção de jogadores chineses, liderados pelo ex-capitão da equipe nacional Fan Zhiyi.

Nas primeiras partidas, que foram disputadas na última quarta-feira (23), a Inter de Milão eliminou o Barcelona e vai fazer a final contra o Real Madrid, que bateu a seleção chinesa pelo placar de 3×0. Destaque do jogo com duas assistências, Sávio comentou o fato de mais uma vez estar atuando ao lado de velhos companheiros da equipe madrilenha. “É sempre uma satisfação enorme reencontrar essas pessoas que fizeram parte da mina vida por muito tempo. Vestir a camisa do Real Madrid, mesmo em jogos de exibição, me faz reviver os melhores momentos que tive na minha carreira como jogador de futebol”, analisou.

Atuando com jogadores como Fábio Canavarro, Congo, Contreras, Amavisca, Sanchís e Fernando Redondo, a equipe do Real Madrid receberá um grande reforço para a finalíssima. O holandês Clarence Seedorf desembarcou nesta sexta-feira em Xangai e está confirmado para o jogão deste sábado (26) contra a Inter. “Acredito que proporcionaremos um grande espetáculo aos torcedores que comparecerem ao Hongkou Stadium. A Inter possui no seu time nada menos que Luis Figo, com a possibilidade dele jogar meio tempo para cada lado. Espero que a gente consiga sair vitorioso dessa partida e conquiste mais um título para o Real Madrid”, finalizou Sávio Bortolini.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Falcão é o novo treinador do Sport

Falcão se apresenta ao Sport nesta segunda-feira.
Crédito: Zero Hora
A diretoria do Sport anunciou hoje após a derrota para o Vasco pelo placar por 2x1, que o novo treinador será Falcão, isso devido ao treinador Eduardo Baptista ter saído após proposta do Fluminense, tendo na partida deste domingo no banco de reservas, o auxiliar Daniel Paulista como treinador.


Falcão chega junto com seu preparador físico Paulo Paixão, e nesta segunda-feira já comanda seu primeiro treino no clube. Quanto a dados referentes ao tempo de contrato, não foram revelados.

Campeonato Brasileiro

Palmeiras 3x2 Grêmio
Internacional 1x1 Figueirense
Ponte Preta 3x1 Fluminense
Corinthians 2x0 Santos
Goiás 3x0 Joinville
Vasco 2x1 Sport
Atlético mineiro 4x1 Flamengo
Avaí 2x1 São Paulo
Coritiba 2x0 Atlético Paranaense
Chapecoense 0x2 Cruzeiro

Classificação:
1º Corinthians-57 pontos
2º Atlético Mineiro-52 pontos
3º Grêmio-48 pontos
4º Palmeiras-44 pontos
5º São Paulo-42 pontos
6º Flamengo-41 pontos
7º Internacional-41 pontos
8º Santos-40 pontos
9º Atlético Paranaense-38 pontos
10º Ponte preta-37 pontos
11º Sport- 37 pontos
12º Fluminense-34 pontos
13º Cruzeiro-33 pontos
14º Coritiba-33 pontos
15º Avaí-32 pontos
16º Goiás-31 pontos
17º Chapecoense-31 pontos
18º Figueirense-28 pontos
19º Vasco-23 pontos
20º Joinville-23 pontos


domingo, 20 de setembro de 2015

Brasileiro é Campeão em Guiné

Brasileiro Dumas comemora o título ao lado de seu
auxiliar.
O treinador Brasileiro Antônio Dumas, com grandes passagens pelo futebol africano, conseguiu mais um belo título, dessa vez se tornou campeão da Copa de Guiné com sua equipe As Kaloum, lembrando que este clube é seu segundo no país, sendo o primeiro o Hafia FC.

O título da Copa veio em cima do Horoya, um dos principais clubes do país, em uma vitória pelo placar de 1x0, com gol de Kabongo, aos 12º minutos da segunda etapa, garantindo assim o título.


Em conversa com o Blog do Futebol, o treinador Antônio Dumas, disse estar contente com o trabalho, e ressaltou que já está no Rio de Janeiro esperando sua equipe que chegará dia 6 de Outubro, para um pré-temporada no Rio de Janeiro.

Nova aposta do Palmeiras?

Robson Nascimento, pai de Matheus, Matheus e Felipe empresário.
O jogador do Palmeiras Matheus Chulapa, atualmente com apenas 14 anos, e no verdão desde os 11 anos, por onde passou pelo futsal e agora está no campo, acertou um contrato de cinco anos com a empresa de gerenciamento esportivo Talents Sports, uma empresa nova no mercado de gerenciamento esportivo, mas que possui como cliente, o ex-jogador do Flamengo, Hernane Brocador.

Matheus em ação pelo Palmeiras.
Em conversa com o pai de Matheus, disse que o Palmeiras está ciente do contrato e não se opõe, e também garantiu que o verdão possui um contrato de base com o atleta.


O acordo com os empresários da Talents Sports é de cinco anos, com direito a salário, material esportivo e gerenciamento de carreira.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Rafael Coelho marca três e Buriram se classifica para as semifinais da Copa da Liga da Tailândia

Quem vive ótima fase no futebol asiático é o atacante Rafael Coelho. Revelado pelo Figueirense e com passagens por Avaí e Vasco da Gama, o brasileiro marcou três gols na vitória do Buriram United por 7×1 sobre o Lamphun Warrior, nesta quarta-feira (16), e ajudou a sua equipe a passar para as semifinais da Toyota Liga Cup, na Tailândia.

Depois de ter marcado duas vezes num amistoso na última semana, Rafael Coelho anotou seus primeiros gols em jogos oficiais com a camisa do Buriram, sendo eleito pela imprensa local um dos grandes destaques da partida. “Eu estava ansioso para fazer um gol numa partida oficial e, de quebra, consegui marcar logo três. Agora é dar continuidade para manter uma média interessante e, quem sabe, buscar a artilharia da competição”, revelou o atacante, que em sete partidas, contando amistosos e jogos oficiais, já anotou sete gols pela equipe tailandesa.


Sem esconder o entusiasmo, Rafael Coelho segue focado na conquista deste título já que não pode atuar na Liga Tailandesa em função de não ter sido inscrito a tempo. “Hoje demos mais um grande passo rumo ao título. Estou encarando essa competição como uma Copa do Mundo por ser a única que posso disputar nessa temporada”, finalizou.

Pablo ‘culpa’ Paulo Autuori por sucesso no Japão: ‘Um cara espetacular’

Vivendo uma ótima fase no Japão, Pablo está no caminho certo para recolocar o Cerezo Osaka na primeira divisão. Com 29 jogos pelo clube até então, o atacante de 23 anos, cria do Atlético Paranaense e que teve ótima passagem pelo Figueirense, já fez sete gols pelo Cerezo, contribuiu com mais sete assistências e é, atualmente, o grande xodó da torcida.

Vindo de três vitórias consecutivas, quando balançou a redes duas vezes e deu um passe para gol, o atacante tem na ponta da língua o ‘culpado’ pela boa fase. Pablo não faz questão de esconder a honra que tem em trabalhar com Paulo Autuori, comandante do Cerezo Osaka. “O Paulo é um cara espetacular. Extremamente ético e com uma índole fantástica. Com certeza é um dos melhores treinadores que trabalhei, se não o melhor. Estou aprendendo muito com ele e a cada dia aprendo algo novo. Isso me ajuda muito a melhorar meu jogo. Estou muito feliz e honrado em poder trabalhar com ele”, disse o atacante, que vive sua segunda experiência internacional após defender o Real Madrid B na última temporada.


Paulo Autuori e Pablo têm um grande desafio pela frente. Hoje na terceira colocação, o Cerezo mede forças com o líder, o Omiya Ardija, no próximo domingo. O atacante usa o jogo do turno como motivação. “Jogo importantíssimo. Vai ser difícil, mas superamos eles no primeiro turno e com certeza eles estão loucos para nós vencer. Mas vamos viajar concentrados e focados para trazer os três pontos. Não pensamos em ir para empatar a partida, vamos para vencer, respeitando o time adversário, mas fazendo nosso jogo em busca da vitória”, afirmou o camisa 7 do Cerezo Osaka.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Jonathan é o novo Lateral do Fluminens

Lateral Jonathan de volta ao futebol brasileiro.
O lateral Jonathan, com passagens por Cruzeiro e qu atualmente estava na Inter de Milão de Itália, assinou contrato até o final de 2016 com o Fluminense, e seu nome já apareceu na tarde desta segunda-feira no BID da CBF.


Jonathan é aguardado nas Laranjeiras na tarde desta terça-feira para realizar exames médicos. 

Vinícius Eutrópio é Demitido

Guto assumirá a Chapecoense nesta terça-feira.
Crédito: Marcos Ribolli/Globoesporte.com
Após uma sequência de maus resultados, a diretoria da Chapecoense anunciou pela segunda-feira de manhã o desligamento do treinador Vinícius Eutrópio, e durante o período da tarde, confirmou o acerto com o treinador Guto Ferreira.


Guto recusou algumas propostas de fora do país, como o mundo Árabe, por exemplo, e seu último clube foi a Ponte Preta neste ano. Ele chega junto com seu auxiliar, e com contrato até o final da temporada.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Campeonato Brasileiro

Coritiba 0x1 Internacional
Palmeiras 2x0 Figueirense
Corinthians 3x0 Joinville
Ponte Preta 3x1 Santos
Vasco 2x0 Atlético Paranaense
Grêmio 1x2 São Paulo
Cruzeiro 1x1 Atlético Mineiro
Chapecoense 1x3 Flamengo
Avaí 2x1 Goiás
Sport 1x0 Fluminense

Classificação:
1º Coritnhians-54 pontos
2º Atlético Mineiro-49 pontos
3º Grêmio-45 pontos
4º Flamengo-41 pontos
5º São Paulo- 41 pontos
6º Palmeiras-38 pontos
7º Atlético Paranaense-38 pontos
8º Santos-37 pontos
9º Internacional-37 pontos
10º Sport-36 pontos
11º Fluminense-34 pontos
12º Ponte Preta-31 pontos
13º Chapecoense-30 pontos
14º Cruzeiro-29 pontos
15º Goiás-28 pontos
16º Figueirense-27 pontos
17º Coritiba-27 pontos
18º Avaí-26 pontos
19º Joinville-22 pontos

20º Vasco-19 pontos 

Grêmio perde em Casa

Grêmio 1x2 São Paulo
O tricolor paulista venceu o Grêmio fora de casa pelo Campeonato Brasileiro, e com este resultado chegou aos mesmos pontos que o Flamengo, o quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos.

Tricolor obtém grande vitória fora de casa.
Crédito: Globoesporte.com
No primeiro tempo, quem começou melhor foi o São Paulo, que criou a primeira oportunidade com Alexandre Pato em cobrança de falta, a bola passou perto da trave. A segunda chance do tricolor veio também com Pato, que chutou para fácil defesa do goleiro, o Grêmio conseguiu sua primeira oportunidade, apenas aos 17º minutos com Giuliano, e por pouco não abriu o placar com o meia, que foi travado pela zaga do tricolor paulista.
Diante da pressão do Grêmio, o São Paulo em um raro momento de ataque, abriu o placar com um belo gol de Alexandre Pato.


Na segunda etapa, o São Paulo teve uma boa oportunidade com Wesley, mas o chute foi travado pela Gremista, que apesar de tentar pressionar, errava muitos passes, e isto facilitava para o São Paulo que perdeu uma chance incrível com Wesley, que dentro da área chutou para fora, mas isso não fez falta para o São Paulo, que fez o segundo em contra-ataque com Rogério aos 45º minutos. O Grêmio apenas descontou aos 47º minutos com chute no cantinho de Everton. 

domingo, 13 de setembro de 2015

Ponte põe fim na Sequência Santista

Ponte Preta 3x1 Santos
A Ponte Preta que estava sem vencer há algumas rodadas, recebeu o Santos no Moisés Lucarelli e saiu vencedora, quebrando assim a sequência de jogos do Santos no Campeonato Brasileiro, que eram 10 partidas sem perder.

Ponte acaba com a sequência do Santos.
No primeiro tempo tivemos grande vantagem da Ponte Preta, que mudou seu esquema de três volantes para dois volantes, com Borges somente de referência no ataque, o mesmo esquema utilizado pelo técnico Guto Ferreira. A Ponte logo aos 9º minutos marcou com Bady, Ferron ampliou aos 23º minutos, o Santos até tentou esboçar uma reação, e chegou a acertar uma bola na trave com Gabigol, mas a Ponte Preta marcou o terceiro gol com Borges aos 44º minutos.


O Santos na segunda etapa equilibrou o jogo, e até marcou, porém o gol foi de honra, com Rafael Longuine. Com a derrota, o peixe perdeu a oportunidade de ficar perto da vaga para a Libertadores, e com a derrota foi ultrapassado pelo Palmeiras, que foi a 38 pontos, enquanto o peixe ficou com 37 pontos.

Quem pega o Corinthians?

Corinthians 3x0 Joinville
O timão passou fácil pelo Joinville neste domingo, e abriu agora cinco pontos de vantagem sobre o Atlético Mineiro que empatou com o Cruzeiro.

17 jogos sem perder.
Crédito: Globoesporte.com
Esta foi a primeira vez que o Corinthians atuou no horário das 11 da manhã, e no próximo final de semana, terá o clássico contra o Santos, no mesmo horário. Lembrando que o Corinthians fez uma boa preparação para esta partida, com os atletas se alimentando às 7h30 da manhã.

Falando da partida, com novo público recorde no estádio Itaquerão, quem foi pra cima era visitante, foi o Joinville, que exigiu boa defesa do goleiro Cássio em chute de fora da área. Logo depois Vagner Love foi travado em chute e reclamou de pênalti, mas o árbitro não marcou, isso não fez falta, porque aos 39º minutos, o atacante Malcom invadiu a área e chutou no cantinho para abrir o placar, mas o Joinville ainda respondeu com Edgar, que encobriu o goleiro Cássio, mas o zagueiro Felipe estava lá para tirar a bola em cima da linha.

Na segunda etapa, devido o Joinville ter atuado na quinta-feira contra a Chapecoense, e neste domingo contra o Corinthians, a equipe acabou perdendo três atletas por contusão, facilitando assim a vida do timão, que ampliou com o lateral Uendel aos 11º minutos. O terceiro gol estava para vim, principalmente porque o Joinville quase marcou contra com o zagueiro Bruno Aguiar, mas Vagner Love em contra-ataque tratou de fazer o terceiro do timão aos 42º minutos da segunda etapa, perdendo depois um gol incrível e desperdiçando a chance de marcar o quarto gol do Corinthians.


A próxima partida do Corinthians é contra o Internacional, fora de casa nesta quarta-feira. Já o Joinville, recebe o Sport dentro de casa. 

De volta a Vitória

Palmeiras 2x0 Figueirense
Após três jogos sem vitórias, o Palmeiras venceu no último sábado o Figueirense, e voltou a briga pela zona da Libertadores neste Campeonato Brasileiro.

Verdão volta a vencer no Campeonato Brasileiro.
Crédito: Globoesporte.com
Jogando em casa, quem pensou que o Palmeiras passaria fácil pelo Figueirense se enganou, isso porque na primeira etapa o verdão encontrava dificuldades para furar o bloqueio da zaga do Figueirense, tanto que as chances foram poucas, o verdão tentava arriscar em chutes de fora da área, e o Figueirense por pouco não abriu o placar.

Na segunda etapa, logo no inicio o Palmeiras abriu o placar em cobrança de escanteio desviada por Rafael Marques, Jackson aproveitou para empurrar e marcar o primeiro do verdão. Pouco depois o Palmeiras reclamou de pênalti em cima de Lucas, que teve sua camisa puxada, mas o Palmeiras era superior e por pouco não fez o segundo com Rafael Marques de cabeça, e depois de pênalti, o primeiro da equipe neste Campeonato Brasileiro, Zé Roberto marcou o segundo gol do Palmeiras. Já o Figueirense ainda teve o jogador Leandro expulso após falta em cima de Gabriel Jesus.


Com a vitória, o Palmeiras está na 6º colocação do campeonato com 38 pontos, e a três pontos do primeiro colocado do grupo da Libertadores, que é o Flamengo, com 41 pontos.

Ex-jogador Vasco morre neste domingo

Vivinho concede entrevista.
Crédito:Correio de Uberlândia
Aos 56 anos de idade o ex-jogador do Vasco, campeão Brasileiro em 1989, e Carioca em 1988, Vivinho, faleceu na manhã deste domingo em sua casa no Rio de Janeiro.

Segundo informações, Vivinho que ainda jogava no máster do Vasco da Gama, havia levada uma pancada na cabeça no último jogo no Espírito Santo entre Flamengo x Vasco, pelo campeonato de máster, resultando assim em um afundamento no crânio.

A causa da morte de Vivinho ainda não foi confirmada, o que se sabe é que o ex-atleta desmaiou em sua casa.


Felipe Alves recebe proposta e acerta com equipe do Bahrein

A parceira entre Felipe Alves e Cuiabá, que rendeu bons frutos em 2015, teve que chegar ao fim. Após se destacar pela equipe mato-grossense com a conquista do título estadual, sendo eleito melhor atacante da competição, e da Copa Verde, que garantiu a equipe na Copa Sul-Americana do próximo ano, o jogador recebeu uma proposta do Manama Club, time da capital do Bahrein, e já está no país asiático.

O atacante foi só elogios ao agora ex-clube em sua despedida. E confirmou: a parte financeira falou mais alto. “Vivi momentos maravilhosos com o Cuiabá. Fomos campeões estaduais e vencemos a Copa Verde, quando muitos duvidavam da gente. Marquei meu nome na história do clube com esses dois títulos e não queria sair. Mas tenho que pensar na minha carreira. A proposta foi muito boa e tive que sair. Mas com a certeza que deixo a porta aberta”, afirmou o jogador, que vai para sua segunda experiência internacional após defender o Matsumoto Yamaga, do Japão, em 2013.


Com 24 anos de idade, Felipe Alves chegou ao Bahrein no começo desta semana. Feliz com a oportunidade, o atacante relevou seus planos no Manama Club. “Antes de acertar fui à busca de informações. É uma liga que cresce muito e vem recebendo muito investimento financeiro. Estamos em terceiro na competição e meu objetivo é o título. Além do lado financeiro, claro, tem a oportunidade muito legal que o futebol te dá de conhecer novos lugares e novas culturas”, finalizou o atacante.

Sandro participa de jantar oferecido por rei da Malásia

O título da Premier League conquistado pelo Kedah segue repercutindo na Malásia. O rei do país, Sultan Abdul Halim, abriu o seu palácio nesta semana para oferecer um jantar aos jogadores campeões nacionais. Entre os atletas do Kedah está o meia brasileiro, Sandro, que carrega passagens por Coritiba, Paraná, Atlético Mineiro, ABC, Bragantino e Avaí.

Sandro chegou para reforçar o Kedah no último mês de abril e apesar do pouco tempo já conquistou seu espaço no coração dos torcedores de um dos clubes mais tradicionais na Malásia. O camisa 50 foi decisivo para o título, afinal sua equipe estava em oitavo lugar da competição quando ele foi apresentado. Com Sandro em campo o Kedah teve uma arrancada. Foram 19 partidas, tendo 14 vitórias, quatro empates e somente uma derrota. Nesses compromissos, Sandro anotou 10 gols e deu quatro assistências.

Com 31 anos, Sandro admitiu que participar do evento com o rei da Malásia foi um dos momentos mais marcantes na carreira, principalmente pelo aspecto cultural. “Fiquei lisonjeado em junto com os meus companheiros ser recebido pela autoridade máxima do país. Todos os jogadores tinham que estar usando camisas típicas para receber o rei e alguns usando um chapéu típico da religião deles. Foi uma experiência gratificante que pude compartilhar com a minha esposa e filhas”, declarou o meia.

Dentro das quatro linhas, Sandro está totalmente adaptado ao futebol malaio, mas fora de campo ele admite que precisa melhorar seu paladar. “Um dos lugares que mais gosto de ir aqui é em Kuala Lumpur, pois tem uma churrascaria brasileira ótima. A comida malaia é muito apimentada, bem exótica. Minha família ainda não se adaptou 100% nesse aspecto e optam mais para restaurantes chineses, porém, aos poucos, vamos pegando mais os costumes deles”, explicou o dono da camisa 50 do Kedah.


As comemorações do título da Premier League terminaram e o foco de Sandro se volta para a Copa da Malásia. No próximo sábado, o Kedah estreia fora de casa contra o  Singapore LIONSXII.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Inusitado Futebol Clube

O quadro está de volta a Ásia, mais precisamente na Mongólia, país que faz fronteira com o norte da China e o sul da Rússia, possuindo um grande território, mas é pouco habitado por conta do clima frio, tendo  a capital Ulan Bator, como a mais fria do mundo, com uma temperatura média de -5 graus.

A população da Mongólia é pequena, quase três milhões de habitantes, sendo que 30% são nômades e  a capital Ulan Bator, que significa Herói Vermelho, abrange a maior parte da população, com cerca 1,4 milhão.

Como curiosidade, além da Mongólia ser o país que nasceu o guerreiro Gengis Khan, com 34% da população tendo descendência dele, o país possui mais de 2 milhões de cavalos, que são domesticados há exatos 8 mil anos.

Estátua do guerreiro Gengis Khan na capital Ulan Bator.
Gengis Khan até hoje é referência no país, com seu nome no principal aeroporto, uma estátua de 40 metros na capital e uma grande história, sendo o maior conquistador de territórios, com mais de 13 milhões de quilômetros entre Ásia e Europa, implantando assim o papel moeda, uma rede de estradas de 7 mil quilômetros, e também a inflação, com a enxurrada de dinheiro aumentando os preços e a demanda por produtos importados. A morte de Gengis Khan ocorreu em 1227, mas até hoje não se sabe onde foi enterrado seu corpo, e há lendas de que todos os envolvidos no enterro foram mortos para não reconhecerem o local.

Falando de futebol, a Mongólia é apenas o número 204 do ranking da Fifa, que segundo Enkhjin Batsumber do departamento de marketing da federação mongol, o país só está nesta posição porque ficou alguns anos sem disputar amistosos.

“O futebol começou a se profissionalizar a seis anos atrás apenas, a média salarial é de apenas 500 dólares, e o esporte está longe de ser o primeiro no país, que possui o wrestiling, uma luta livre mongol, a corrida de cavalos e o arco e flecha”, completou Batsumber.

Atualmente a Mongólia possui três divisões, a primeira com 9 equipes, a segunda com 10 equipes, e a terceira divisão é amadora com 20 equipes.
Disputa as competições da Fifa como as eliminatórias desde 1998, quando sofreu sua maior goleada, 15x0 para o Uzbequistão, e para a Copa do Mundo de 2018 já foi eliminada pelo Timor Leste.

Em conversa com o Blog do Futebol, o jogador Brasileiro Ernani, revelado pelo Cruzeiro, foi o primeiro Brasileiro a atuar no país, no ano de 2012, e retornou ao futebol mongol em 2015, novamente para atuar na melhor equipe do país, a companhia elétrica do Erchim.

Ernani com a camisa do Erchim, melhor clube do país.
Como foi parar na Mongólia? E qual a sua reação quando recebeu a proposta?
No inicio estranhei porque nunca tinha ouvido falar, mas depois encarei como mais um desafio na minha vida, e fui com pensamento forte, ate porque agora estou aqui de novo.
Eu fui parar na Mongólia através de um olheiro da minha cidade, que me indicou para um amigo japonês, ele gostou do meu material e me indicou para a Mongólia.

Por que a Mongólia possui poucos estrangeiros em seu futebol?
Quando vim à primeira vez realmente tinha poucos estrangeiros, agora pela terceira vez que venho, já aumentou bastante o nível de estrangeiros, isso se deve também ao investimento que a Fifa está dando ao futebol do pais.
Quanto a Brasileiros, há dois, mas no meu clube somente eu.

Por que a Mongólia é fraca no futebol? Por que só há investimento da fifa e não das empresas?
Aqui o futebol não é como no Brasil, visto como esporte principal por isso é pouco o investimento.
O primeiro esporte do país é o wrestiling, uma luta livre Mongol, com o país parando para assistir.
Esse ano muita coisa mudou, algumas grandes empresas entraram para investir, a televisão também entrou, parece que agora está no caminho para começar a se desenvolver.

Financeiramente a passagem vale a pena Ernani?
Depende do ponto de vista, mas digamos que sim. Aqui o futebol são apenas 6 meses, no período quando chega o verão, porque no inverno é impossível praticar futebol de campo.
Viver aqui é bem tranquilo no verão, porque no inverno é bem complicado,com a temperatura chegando a  -20 graus.


Fale sobre a cultura e a vida no pais?
Cultura bem diferente do Brasil, com outros hábitos, tanto alimentar, quanto comportamental, mas com um jeitinho brasileiro damos um jeito.


Ernani campeão nacional em sua primeira passagem pela Mongólia.

Você possui alguma história curiosa sobre o país?
O que me chama a atenção é a educação das crianças nas ruas, que quando me veem sempre me cumprimentam mesmo sem conhecer, acho legal essa receptividade das crianças aqui.

Fale de sua passagem pelo Erchim e a estrutura do clube?
Foi uma passagem graças a Deus vitoriosa que tive aqui em 2012 e 2013, onde pude ser Bicampeão da Mongolian Legue, e Campeão da Mongolian Cup e Super Cup Mongolian.
A estrutura do clube é modesta comparada ao Brasil, mas com tudo que precisamos campo de treinamentos, quadra esportiva e academia.