Translate

domingo, 29 de dezembro de 2013

"De Cara a Cara"

O quadro para encerrar 2013 com chave de ouro irá entrevistar o grande jogador Juary ex-Santos e Internazionale de Milão. Juary surgiu no Santos em meio as crises que a equipe vivia no ano de 1976,teve seu êxito em 1977 a 1979,quando após sua grande passagem pela equipe Santista ele foi desfilar seu grande futebol nos gramados Mexicanos onde teve belas atuações com a camisa do Guadalajara e em seguida indo para a Itália, onde até hoje é um grande ídolo no Avellino,após alguns anos nos gramados Italianos Juary foi ser campeão da Liga dos Campeões pelo Porto de Portugal. Voltou ao Brasil,passou por Santos e Portuguesa e encerrou a carreira no Moto Clube do Maranhão.
Juary foi um grande jogador e não pode ser esquecido como é por parte de torcedores e imprensa no Brasil,enquanto em uma equipe que ele atuou apenas em uma temporada ele é mais lembrado que no Santos no Brasil.

Nome : Juary Jorge dos Santos Filho
São João do Meriti-Rio de Janeiro- 16/06/1959

Clubes que Atuou:
Santos (1977-1979 e1989), Guadalajara-MEX(1980-1982), Avellino-ITA(1982-1983), Internazionale-ITA(1983-1984), Ascoli-ITA(1984-1985), Cremonese-ITA(1985-1986), Porto-PORT (1986-1988), Portuguesa(1988), Moto Clube(1990).
Títulos:
Santos- Paulista (1978)
Porto- Liga dos Campeões (1986/1987), Mundial de Clubes FiFA (1987).

Clubes como Técnico:
Imperatriz, Vitória de Santo Antão, Fernandópolis, Portuguesa Santista (juniores), Avellino(base), Napoli(base), Potenza(base), Aversa(base), Saestri Levante(2010-2012).

“De Cara a Cara”
1-Juary você só estreou com a camisa do Peixe com 17 para 18 anos, você acredita que só não estreou em 1976 por conta da crise em que o Santos vivia onde não conseguiu se classificar para o segundo turno do Campeonato Paulista?
Eu praticamente estreie no Santos em 1976.Quase no final do ano, talvez porque o clube naquele momento não tinha como colocar a garotada para jogar.

2-Fale do grande sucesso que obteve ao fazer aquele gol roubando a bola do zagueiro Luís Pereira contra o Atlético de Madri?
Foi um momento muito importante para mim, porque praticamente a minha carreira iniciou ali naquele momento.

3-Quantos jogos atuou com a camisa da Seleção Brasileira e como foi jogar a Copa América de 1979?
No total foram 6 ou 7 jogos. Foi muito importante porque eu naquele momento estava coroando um sonho de menino que era vestir a camisa da Seleção Brasileira um dia. Foi um dos maiores orgulhos da minha vida.

4-Por quê saiu do Santos?
Porque o clube naquela época estava precisando de dinheiro e eu também tinha a vontade de provar alguma coisa fora do Brasil. Talvez não era o momento justo para fazer, não sei se hoje faria a mesma coisa.

5-Como foi a passagem pelo América do México?
Não foi América, mais sim U. D. G. Universidade de Guadalajara. .Foi muito boa graças a Deus, aprendi muito lá, pena que durou pouco tempo. Tive o prazer de jogar com grandes jogadores, por exemplo com o meu grande amigo Nenê.El Surdo, grande Nenê foi um pai para mim no México.

6-Juary,segundo afirmações do ex-jogador Dirceu, quando ele jogava no América a marcação dos zagueiros era desleal, pois eles vinham com pedras e alfinete, esta situação já ocorreu com você?   
Sou sincero, eu não passei por nada disto. sofri sim muita marcação,  mais estas coisas não.

7-Foi fácil a adaptação ao futebol italiano no Avellino já que quando chegou o treinador era Brasileiro?
Sim, foi muito importante ter tido o Vinicius como treinador, ele me ajudou muito.

8-como foi sua grande passagem pelo Avellino?
Graças a deus foi muito boa, ainda hoje sou ídolo por lá. Quando vou lá é uma grande festa, todos querem esta comigo em todos os lugares, ainda sou muito considerado lá seguramente bem mais que ai no brasil e no Santos.

9-Por quê não deu certo na Inter de Milão?
Foi um período muito difícil para mim, a mudança foi muito grande. Sair de um time aonde eu era a principal estrela e fui para um clube aonde eu era mais um no contesto de vestiário. Senti muito mesmo esta mudança como jogador, mas aprendi muito como homem.

10-Como foi as passagens por Ascoli e Cremonese?
Foram muito boas porque me devolveram a confiança no meu futebol. No Ascoli principalmente foi maravilhosa, fiz muitos gols e voltei a joga como jogava no Avellino. A Cremonese já foi um pouco mais curta, mas foi muito boa mesma lá trabalhei com um dos melhores treinadores que eu tive o Mondonico, grande mesmo.

11-Na década de 1980 tinha muitos Brasileiros na Itália como Dirceu, Júnior, Zico e Luvanor, você tinha contato com eles? Como era a relação entre vocês?
Com alguns a gente tinha um pouco mais porque moravam mais perto de Avellino, os outros moravam um pouco mais longe ai a gente só se via quando jogava contra.

12-Como foi parar no Porto? E como foi ganhar tudo por lá?
Foi uma historia maravilhosa. Porque eu estava querendo sair do Inter e voltar para Avellino,  mas o Inter não queria deixar ,ai alguns dias antes de fecha o mercado, o senhor Milton veio aqui em Milão com o Juan Figger e falaram com o Inter, só que 2 dias antes de eles falarem com o Inter eu fui janta com um empresário Belga o Luciano Delnofre,  e ele me falou do Porto, que ele era muito amigo do Pinto da Costa e do Artur Jorge que seriam o presidente e o treinador. E eles tinham pedido para ele um jogador com o meu estilo e se eu não teria vontade de ir para o Porto, eu falei que eu queria mesmo era ir para o Avellino ou voltar para o Brasil, resumindo no outro dia me ligou o Milton querendo falar comigo e me convidou para almoçar, eu fui. Falamos ai eu falei para ele que tinha este interesse do Porto e  se a coisa não fosse avante eu aceitaria sim volta com eles. Só que depois deu tudo certo com o Porto. Como foi a sensação de ganhar tudo por lá, maravilhosa só quem sabe que você aos 29 anos tinha ganho quase tudo que esta carreira poderia lhe dar, foi maravilhosa só me faltou o campeonato Brasileiro, a Libertadores e Mundial com a  Seleção, mas ai seria uma outra historia não é  (risos). Dou graças a Deus por ter me dado tudo isso.

13-Como foi a caminhada para o título da Liga dos Campeões?
Difícil com muito sacrifício, deixando tantas coisas para o lado e olhado só aquele objetivo, no final valeu a pena graças a Deus.

14-Por que teve passagens sem sucesso no retorno ao Brasil nas equipes como Portuguesa, Santos e Moto Clube?
Eu não direi sem sucesso, tanto que quando eu fui emprestado para a Portuguesa foi só por 3 meses, o tempo de termino do Campeonato Português e voltei para o Porto em seguida, e tive o prazer de jogar com gente maravilhosa, Zenon, Valdir Peres, Eduardo, Toninho, Jorginho, Douglas e outros mais então para mim foi muito importante, como foi voltar para o santos e coroa um sonho que era joga com o Serginho Chulapa que era meu ídolo na época, fui para o moto e lá eu vi o outro lado do futebol, aonde eu aprendi muita coisa que ate hoje tem sido importante na minha carreira de treinador, como no vitória de s:antao como o meu amigo Paulo Roberto, foi lá que eu pela misericórdia  de Deus e sua permissão eu comecei esta carreira de treinador.

15-Como foi jogar ao lado de Futre, Madjer, Carnevale e Baresi?
Foi tão maravilhoso como jogar ao lado de Vignola, Mário Piga, Di soma, Altobeli, Ailton Lira, Neto, Jozinho, Victor, batata. João Paulo e outros jogadores maravilhosos.

16-Disserte sobre seu filho que é jogador?
Infelizmente ele já teve que parar porque sofreu uma operação delicada e agora só pode brincar com os amigos.

17-Quando se aposentou do futebol, você foi viver direto na Itália? E o porquê dessa escolha?
Não vim diretamente não, ainda fiquei um bom tempo ai no Brasil trabalhando em alguns clubes pequenos por ai ate eu receber este convite para vir para cá, aonde graças a Deus me formei em Corveciano na faculdade do futebol Italiano e agora estou trabalhado por aqui.

18-Algo de inusitado ocorreu na sua carreira?
Muitas coisas, quem sabe um dia eu escrevo um livro e conto algumas delas.
19-Como é o seu trabalho como técnico de futebol e quais equipes treinou?

Eu posso te dizer que graças a deus aprendi um pouco de cada treinador que tive e procuro colocar em pratica aquilo que eu aprendi.ai no brasil eu trabalhei no Imperatriz do Maranhão, Vitória de Santo Antão, Fernandópolis, no juniores da portuguesa santista aonde eu lancei o Marinho, no vitória o Nem zagueiro que foi do São Paulo, e aqui  trabalhei nas categoria de base do Avellino, Napoli, Potenza,.Aversa  e no profissional do Aversa aonde nós se salvamos da Série C.e nos últimos 3 anos no Sestri Levante aonde no ano de 2011-2012 com ajuda de Deus nos ganhamos o campeonato e subimos para a serie d do campeonato Itália depois de 5 anos em excelência, e agora estou esperando uma proposta já apareceu alguma coisa mais nada interessante, quem sabe não aparecer alguma coisa dai do brasil ne só deus e quem sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário