Translate

domingo, 23 de abril de 2017

Treinador brasileiro tem a missão de reerguer o futebol angolano



No Brasil poucos o conhecem, mas o experiente treinador Roberto Luiz, ou como é conhecido, Beto Bianchi, tem a missão de reestruturar o futebol angolano comandando a seleção e um dos maiores clube do país, o Clube Desportivo Petro Atlético Luanda.
Após a participação na Copa do Mundo de 2006, o país não obteve resultados mais expressivos e a seleção não possui mais chances de classificação para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. 

Em entrevista coletiva pelo Petro Atlético Luanda.
O responsável para reerguer o futebol angolano, Beto Bianchi, tem 50 anos e nasceu na cidade de Itatiba, interior de São Paulo. Como jogador, passou pelas categorias de base do Guarani e Portuguesa, até se profissionalizar no São Bento de Sorocaba. O garoto do interior jogava no Naviraiense do Mato Grosso do Sul, quando em 1991 recebeu uma proposta do Caravaca, clube da terceira divisão espanhola, e assim, nunca mais retornou ao futebol brasileiro. 

Como treinador, começou a carreira no clube que encerrou, o Ciudad de Murcia em 2004.Após passagens por Zamora e Lorca Deportiva, Beto saiu da Espanha, para trabalhar no futebol da Indonésia, onde comandou a seleção sub23, Batavia Union e Pro Duta FC. Retornou ao futebol europeu, onde comandou o Racing Montegnée, da Bélgica em 2013.

Desafio no futebol angolano


A chegada à capital Luanda ocorreu em 2016, para comandar o Clube Deportivo Petro Atlético Luanda, uma das maiores equipes do país, com apenas 37 anos, já possui 15 títulos do Girabola, campeonato nacional local e seis Supertaças da Angola. O clube é comandado pela empresa petrolífera estatal Sonangol, uma das maiores da África, presidida por Isabel Santos, mulher mais rica do continente e filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos. 

Com pouco mais de um ano no país, Beto Bianchi conquistou grandes resultados com o Petro Luanda, o que culminou na proposta para dirigir a seleção angolana. “Nós fomos vice-campeões com uma equipe bem jovem, inclusive o objetivo era terminar entre os cinco primeiros, mas conseguimos marcar a diferença justamente no enriquecimento dos conceitos táticos”, revela o brasileiro sobre o vice-campeonato angolano de 2016. 

“Agora represento um grande clube e uma grande nação”.


Beto Bianchi durante apresentação na seleção angolana. 
Com uma fase excelente no clube, no mês de março deste ano, o treinador recebeu a proposta para comandar a seleção angolana, e revela mais pressão em dividir o tempo trabalhando no clube e na seleção. “Antes de aceitar a proposta, pensei bem nos prós e contras. Existe mais trabalho e mais pressão, mas isso faz parte do dia a dia de um treinador”, disse Bianchi. 

Segundo o treinador, o futebol angolano carece de melhores campos de jogo, o que dificulta a prática do bom futebol e também de aspectos táticos nas categorias de formação.
A motivação para o desafio está na reestruturação do futebol angolano, que atualmente ocupa apenas a 144° posição no ranking da FIFA, atrás de países como Guiana, Burundi, Comores e Libéria. 


“Depois do jogo que tivemos com a potente seleção da África do Sul, subimos três posições no ranking da FIFA”

Seleção angolana durante viagem em amistoso contra a África do Sul.
Entre as mudanças já realizadas, estão a dinâmica de jogo e a evolução tática que obteve no clube, mas Beto Bianchi alerta para uma parte cultural dos jogadores, a chamada fé na bruxaria para ganhar uma partida. “Eles acreditam mais nestas coisas que no próprio trabalho diário”, revela Bianchi, confessando que no clube já conseguiu mudar um pouco essa mentalidade.

Sem chances de classificação para a Copa do Mundo, o objetivo do brasileiro é qualificar a seleção para a Copa Africana de Nações  2019.


Reportagem: Ulisses Carvalho
ulisses1995@outlook.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário